quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A LASSIE

.
De olhar vago e distante, mas com um porte digno, engana qualquer observador menos atento. Ostenta um luzidio pêlo preto e costuma vaguear por terrenos circundantes à escola, onde tem o seu território bem demarcado. Por perto só permite caninos de boa índole, não vão estes perturbar os seus protegidos, umas pequenas criaturas bípedes, de olhos brilhantes, que costumam frequentar o edifício situado no centro dos seus domínios. É a Lassie.
Os seus protegidos, os alunos da escola, são os grandes conhecedores da enorme riqueza existente no seu código genético, verdadeiramente abençoado por manipulação divina: uma ternura do tamanho do mundo! Perto da Lassie a segurança aumenta, os medos desaparecem, e ela tudo permite aos pequenos amigos, até que a cavalguem... Em troca, e é condição fundamental, a Lassie apenas exige que eles ostentem a sua condição de criança: que corram, saltem, riam...
Às vezes, quando lá fora o frio aperta, a Lassie esgueira-se para dentro da sala de aula e vai deitar-se junto da estufa. Os seus pequenos amigos, habituados à sua presença, olham, trocam um sorriso cúmplice e retomam o trabalho com a mesma concentração.
Com a Lassie, o mundo parece mais tranquilo e seguro.
.
Texto publicado pela 1.ª vez em Janeiro de 2007 no blog da escola de Aldeia de Joanes
.

3 comentários:

  1. Que bom o Agostinho ter criado o seu espaço reservado da sua magnífica escrita. Aqui, tenho a certeza que iremos conhecer muito melhor, tanto o professor Agostinho, como o Agostinho; aquele amigo que transporta sempre dentro de si muito mais do que nos transmite.
    Parabens pela iniciativa e sabes que terás aqui um fiel seguidor.
    JGouveia

    ResponderEliminar
  2. Que dizer, depois de tudo isto? Agradece-se às alturas a sensibilidade dos que andam na terra com os olhos nelas, "ostentando" a sua alma pura de menino.
    "Perto da Lassie a segurança aumenta, os medos desaparecem, e ela tudo permite aos pequenos amigos, até que a cavalguem... Em troca, e é condição fundamental, a Lassie apenas exige que eles ostentem a sua condição de criança: que corram, saltem, riam...

    IBEL

    ResponderEliminar
  3. vou lendo e vou gostando :)
    Que bom quando temos perto de nós uma Lassie...e nos é permitido sermos crianças.
    Brisas doces****

    ResponderEliminar