terça-feira, 27 de outubro de 2009

O REFÚGIO

.Desmontou da bicicleta no cruzamento que dá acesso à Pedra d'Hera, no caminho rural que liga o Souto da Casa a Alcongosta, e prendeu-a com o cadeado no tronco carcomido dum velho castanheiro. Olhou em volta e, por momentos, deixou que a vista se espraiasse na tonalidade outonal dos cerejais que se espalhavam pelo vale do Alcambar, verdadeira sinfonia pinturesca em tons cambiados de verde, amarelo, castanho, laranja... Resistiu à tentação de se perder naquela beleza e iniciou a marcha que a levaria ao Picoto, local privilegiado onde costumava sentir uma serenidade que estava longe de encontrar na cidade.
À medida que subia apercebeu-se que as surribas feitas pelos plantadores de cerejeiras continuavam a trepar a serra com uma avidez feroz, pondo a nu as fragilidades da política ambiental para aquela zona, se é que realmente havia alguma. Aquilo doía-lhe profundamente, pois a mancha de castanheiros e de carvalhos, que caracterizavam a Gardunha, estava a desaparecer a olhos vistos, com o silêncio cúmplice duma opinião pública que nunca se assumiu como tal.
Tentou alhear-se do problema, pois estava ali com outros intuitos, e alargou o olhar. Em volta, para seu deleite, e impregnando a paisagem de uma dignidade nostálgica, os castinçais começavam a mudar de cor, com uma policromia que tocaria a mais indiferente das criaturas. Inês começou a sentir o efeito da atmosfera envolvente e, a pouco e pouco, foi apaziguando os seus pequenos demónios interiores. Nem a carcaça duma velha máquina de lavar, a cinco metros do caminho, lhe conseguiu desfazer aquela sensação reconfortante. Os diabinhos do seu descontentamento ainda deitaram a cabeça de fora, tentando explorar a pouca fé que lhe restava na espécie humana, lembrando-lhe a notícia sobre os detritos perigosos que alguém, com certeza com as mãos muito bem untadas, andava a depositar na Serra dos Candeeiros. Mas Inês estava a entrar no seu território, e ali era-lhe relativamente fácil resistir a negativismos. Continuou a subir, sentindo-se cada vez mais ligada à paisagem.
Quando chegou ao Picoto, o seu refúgio de eleição, trepou os rochedos e instalou-se no cume. À sua frente tinha a majestosa Estrela, o enorme gigante adormecido, e entre as duas serras espalhavam-se os promissores campos da Cova da Beira, iludidos durante décadas com a promessa de um regadio que já usava bengala carunchosa. Assomando dos lados de Belmonte, vindo duma Estrela generosa em recursos hídricos, o Zêzere era um arremedo do rio cheio de vida de há uma trintena. Vítima de uma mistura explosiva - ignorância, incompetência e ganância - em poucos anos transformara-se num rio moribundo, suscitando nas populações ribeirinhas a nostalgia dos refrescantes banhos estivais e de frutuosas pescarias que patrocinavam animadas tertúlias. Reparou, sem surpresa, que o casario entre o Fundão e a Covilhã era cada vez mais intenso, trazendo à liça da memória as previsões daqueles que auguram, a médio prazo, a formação de uma pequena metrópole.
Inês recostou-se sobre um grande bloco de granito e deixou-se invadir pela quietude do local. Quando ali estava os pequenos dramas da sua vida relativizavam-se, como se tudo fosse ínfimo perante a transcendência da vida. Acabara há pouco tempo a relação com o Fernando, e precisava de oxigenar o cérebro. O antigo companheiro, que tanto prometera nos tempos de enamoramento, fora uma desilusão. No final, quando tudo se resumia a nada, Fernando refugiara-se no sofá da sala, base da sua central de zapping. Pôr-lhe as malas à porta, mais que o corolário de uma relação falhada, fora o sinal de que continuava a lutar contra a resignação, que não desistia de encontrar o seu lugar no mundo.
O espírito do local invadia agora Inês na sua plenitude. Deixou que a alma absorvesse aquela amálgama de tranquilidade, sentindo um equilíbrio interior que a fazia estar de bem com o mundo, e deixou que a noção de tempo se fosse esvaindo, a pouco e pouco, até desaparecer por completo.
Enquanto descia, liberta dos seus diabinhos, foi enchendo a pequena mochila de castanhas. Juntamente com uma boa jeropiga, seriam um excelente pretexto para, ao serão, juntar meia dúzia de amigos. A felicidade, estava cada vez mais convicta disso, também passa pelo usufruto dos pequenos prazeres da vida.
.

8 comentários:

  1. Agostinho,
    desenhaste o percurso mais bem traçado que alguma vez já "percorri". Da paisagem real ao simbólico relevo da vida, tive a sensação de ter acompanhado Inês no seu passeio até ao ponto mais alto. Por momentos, e após a subida algo inquietante, sente-se a serenidade da descida, que se adivinha efémera mas refrescante.
    Sempre que releio o texto, descubro outros caminhos e nas entrelinhas empreendo novas marchas que terminam sempre no refúgio da tua forma de escrever.
    Que lindo passeio!

    ResponderEliminar
  2. Logo volto. Quis deixar-lhe um bom dia, mas tenho que me despachar. Para já, a foto promete.
    IBEL

    ResponderEliminar
  3. Agostinho

    Digo sempre que os bons escritores se vêem na descrição das paisagens.Este texto revela o grande escritor, com o olhar atento e com um domínio de língus seguro.
    Tocou-me particularmente esta narração cujos espaços me eram familiares desde menina, não porque os conhecesse, mas porque ouvia falar deles.Acompanhei o percurso da Inês e colei os meus olhos aos dela.Ou seria aos do narrador?Também colhi castanhas e vou comê-las ao jantar. Se estivesse perto, convidava-o a vir a esta terra do Minho, saborear o calor da amizade, temperada com costela da Beira.
    Escreva, escreva sempre.Atire o olhar para as cerejeiras, por favor, que os olhos tambèm têm fome.Adorei.Vou guardar este naco de paisagem. Posso?
    "Quando chegou ao Picoto, o seu refúgio de eleição, trepou os rochedos e instalou-se no cume. À sua frente tinha a majestosa Estrela, o enorme gigante adormecido, e entre as duas serras espalhavam-se os promissores campos da Cova da Beira, iludidos durante décadas com a promessa de um regadio que já usava bengala carunchosa."
    Ibel

    ResponderEliminar
  4. Um dia destes vou ao Fundão e subo até ao Picoto.
    Gostei muito!

    ResponderEliminar
  5. Um texto que nos transporta para uma atmosfera de paz interior, libertando-nos dos nossos problemazinhos.
    Parabéns, continua!

    ResponderEliminar
  6. Adoro visitar o seu blogue... não foi por acaso, mas ontem por ser o dia que era, e como são tres as freguesias a visitar, na ultima, Alcongosta, subimos a Gardunha, até à antiga casa do guarda, mas de carro, a partir de lá... como o António cresceu por ali, adora levar-nos até lá, ver a Serra da Gardunha e observar a paisagem ... linda. Adoramos a paisagem, o escuro nas curvas no meio dos pinheiros, o frio no estomago,quando o carro se aproxima mais da berma,a PAZ que se sente; as mais velhas comentaram "e ainda dizem os nossos colegas em Lisboa que nós vamos da parvalheira!não sabem realmente o que é lindo" fazendo questão de fotografar para lhes mostrarem, "a parvalheira"!ficou apalavrada a subida a pé, tambem para conhecerem a Pedra d´Hera, e o Picoto...
    desculpe lá o palavreado, mas sim, embora nascendo num País diferente, adoro as nossas paisagens da Cova da Beira, e não me canso de as elogiar.
    Obrigada por aquilo que nos transmite em todos os seus textos...

    ResponderEliminar
  7. Uma belíssima caminhada, em vários sentidos. Gostaria de conhecer o Picoto e áreas adjacentes. Bjs

    ResponderEliminar