domingo, 7 de fevereiro de 2010

A PENHA

..
.
O sábado decorria, pachorrento, longe da agitação de mais uma semana de trabalho. Enquanto tomava café, chegavam até ele as conversas das mesas vizinhas, quase todas elas versando o mesmo: a malfadada crise.
Tentou alhear-se do rumor, não porque fosse indiferente ao que diziam, mas não gostava da forma. Todos se preocupavam com o seu quintal, com as suas mordomias, mas recusavam-se a ir mais além na compreensão do fenómeno. Perspectivas!
Saiu para a rua e encaminhou-se para o quiosque dos jornais. Os pensamentos insinuavam-se em catapulta, mas a pouco e pouco foi pondo ordem nas ideias.
- Olá, Henrique! Estás bom?
Absorto nos seus pensamentos, nem dera conta do Tiago, velho compincha de outros tempos.
- Olha o Tiago! Dá cá um abraço, homem!
O Tiago trabalhava em Lisboa numa multinacional, e vinha de quando em vez ao torrão natal matar saudades duma infância feliz. Não gostava do ritmo de vida da capital, demasiado desumanizado para quem tinha crescido em convívio de vizinhos.
- Amanhã, bem cedinho, vou até à Gardunha. Queres ir comigo?
Passados tantos anos, a serra continuava a ser a guardiã do faz de conta de menino, o recanto imaculado dos sonhos intactos guardados dentro de si. Lá no alto o Tiago sentia-se rejuvenescer, e sempre que vinha ao Fundão não dispensava uma ida à Gardunha.
O Henrique, outro incondicional da serra, só podia dar uma resposta.
- A que horas?
Perto das oito da manhã já o carro atravessava Alcongosta, estacionando minutos depois no largo fronteiro à Casa do Guarda. Depois de contemplarem, durante algum tempo, a policromia dos familiares campos da Cova da Beira, colocaram as mochilas a tiracolo e iniciaram a subida até às antenas, onde a vista alcançava mais longe. Chegados ao alto, percorreram o caminho desenhado no cume em conversa amena e despreocupada, longe das preocupações que os aguardavam lá em baixo. A certa altura, mesmo à sua frente, duas perdizes levantaram voo, incomodadas com aqueles dois seres palradores e sorridentes.
Um pouco mais à frente viraram à esquerda, em direcção à Penha. Quando chegaram à enorme massa granítica nem pararam para descansar. Ignoraram a pequena gruta, situada na base - onde, segundo a tradição, viveram frades eremitas - e instalaram-se no alto do penhasco.
A vista dali era fabulosa, com uma panorâmica de 360º. Viraram as costas à Estrela e concentraram-se na vertente sul, na direcção de Castelo Branco. Em baixo, quase ao alcance da mão, espraiava-se o casario de pedra da aldeia histórica de Castelo Novo. Um pouco mais além, para lá da Soalheira, o sol espelhava-se nas águas da Barragem da Marateca, conferindo à paisagem um toque mais aconchegante e harmonioso. Mais à esquerda, para leste, desenhava-se Monsanto, a nave de pedra de mil e uma histórias e lendas...
Durante algum tempo não falaram, absorvendo o espírito do local. Naquele recanto de lendas e encantamentos, conseguiam alhear-se das pequenezas da vida, dando dimensão aos pensamentos mais íntimos. Tiago, em esboço de deslumbramento, sentia-se a criança de outrora, como se estivesse no último reduto das investidas duma vida de concessões. A seu lado, em plena comunhão com o local, Henrique mergulhava num estado de quase levitação, amparado na cumplicidade duma Natureza sempre pródiga em revelações...
.
.

12 comentários:

  1. Uau adorei o texto do sr.professor.
    Continue a fazer pessoas comentar os seus textos.
    Beijos
    Micaela

    ResponderEliminar
  2. Ora cá temos a Micaela, sempre curiosa e interessada.
    Obrigado pela tua apreciação.
    Já agora, parabéns pela tua vitória no Problema da Semana!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Seria bom que todos pudessem partilhar dessa sensação... e concordo, é linda de morrer essa paisagem...a sensação de PAZ, isençao de amarguras... só vivendo "in loco".
    Parabens, mais uma vez o seu texto me enriquece.

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula, a Gardunha encerra recantos deslumbrantes, capazes de apaziguar qualquer inquietação. Muitas vezes me perco por ali - não tantas quanto eu desejaria - e quase sempre trago as baterias carregadas...

    ResponderEliminar
  5. Há anos estive no Fundão e estivemos a apanhar cerejas num cerejal. Lembro-me do verde das encostas da Gardunha e de me dizeres que lá em cima havia sítios fantásticos. Depois de ler aquilo que escreveste ainda fiquei com mais vontade de lá ir.
    Convida-me, homem! :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Agostinho,

    Estou prontinha para iniciar este passeio no Interioridades, com destino à PENHA.
    Nas mãos carrego as tuas palavras que, ao longo da subida, vou sentindo, absorvendo (e lendo, para não me perder, claro :)).
    Ao longo desse percurso... vou aconchegando os meus pensamentos, esquecendo preocupações, e numa cumplicidade com a Natureza rendo-me aos seus encantos.
    Agora que o passeio terminou, guardo os vestígios das tuas palavras que...
    ... deixaram pegadas que persegui até ao alto do penhasco...
    ... exalaram odores apaziguantes numa paz interior que perdi no horizonte...
    ... renovaram energias salpicadas de novos sonhos...
    ...refrescaram o corpo e a mente, espraiados nas águas de quem mergulhou "num estado de quase levitação"...
    ...avivaram lendas e saudades (ir)reais de outros passeios, noutros penhascos, noutros recantos que encerram segredos que vivem nos "pensamentos mais íntimos" de cada um...

    A subida, até ao cume, rejuvesneceu a inevitável descida, até à base!:)
    Tenho a certeza que a Natureza - a Gardunha - engrandeceu com as tuas belíssimas palavras!
    GARDUNHA... espera por mim :)

    ResponderEliminar
  7. Jorge, aparece quando quiseres. A Gardunha espera por ti.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. JB,
    A Gardunha ajuda a retemperar a alma mas não te esqueças do farnel. É que subir aquela serra dá cá um apetite!!! :)

    ResponderEliminar
  9. Quem me dera ter feito essa escalada para refrescar os olhos. Só não sei se seria capaz de virar as costas à Estrela. O que sei é que veio um bálsamo tão aconhegante, que vou dormir como um anjo, depois de um dia pesado.
    Abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  10. Ibel, ainda bem que nos acompanhou na subida à Penha. Pelo deslumbramento da paisagem e pela tranquilidade que se respira, o local merece bem uma visita.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Adoro o blogger.
    Vou continuar a comentar os seus textos fantásticos e entusiasmantes.
    Beijos
    Micaela

    ResponderEliminar
  12. Aqui há alma e altura.

    LIA

    ResponderEliminar