sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A MULHER QUE GOSTAVA DE LIVROS

.Pablo Picasso, Meninas lendo
.
.
.
Nascera em época de míngua, e isso moldara-lhe o ânimo.
Nunca tivera muita paciência para aturar as conversas das colegas, tinha mais que fazer que estar a falar da vida alheia. Gostava de sair, ai se gostava, mas as suas debandadas cingiam-se às compras do dia a dia. Para além disso satisfazia-se com uma passagem rápida pela pastelaria, onde uma bica bem quentinha lhe reforçava o ânimo. Às vezes concedia dois dedos de conversa à D. Fátima, que lhe contava as últimas novidades, e ala para casa, que a vida não se arranja no paleio.
Dentro de paredes era Maria quem fazia e desfazia, e o marido há muito se resignara a tal facto. Conhecia bem a determinação e a energia da mulher, e não adiantava lutar contra tais armas. No fundo admirava aquela força da natureza, que delineava o contorno das suas vidas de forma implacável.
Os filhos conheciam-lhe bem a voz de comando, e foi-os instruindo no caminho do trabalho e do esforço. O percurso deles foi-lhe mostrando que tinha razão.
Do dinheiro do orçamento familiar, rigorosamente gerido, apenas se lhe conhecia uma extravagância: comprar um livro de vez em quando. Lia-o à noite, depois da lida da casa, e o marido nem sempre entendia aquela bizarria. Era a única altura do dia em que a via longe dali, como se a sua realidade controlada, por momentos, não existisse.
Mas os anos já iam pesando, apesar de continuar mexida e desembaraçada. Com os filhos em casa própria, começou a ter mais tempo para si, e a dar largas ao seu gosto pelos livros. Lia, lia muito...
O neto começou a frequentar a casa, adoçando-lhe os dias, fazendo cócegas àquela capa de austeridade. O companheiro, porém, via-lhe nos olhos uma espécie de insatisfação. Bem tentava sondar, mas um seco "não se passa nada" cortava toda e qualquer inquirição.
Uma manhã o marido saiu cedo. Maria, habituada ao seu rosto tranquilo e resignado, notou-lhe uma determinação pouco habitual, mas encolheu os ombros. Retomou a leitura de "Veneza", de Jan Morris, e não pensou mais no assunto.
Depois do almoço, após arrumar a cozinha, voltou para a sua leitura. Ajeitou a almofada, sentou-se, e esboçou o gesto maquinal de pegar no livro. Só então reparou no invólucro, com o logotipo de uma agência de viagens, deixado em cima da capa do livro. O marido olhava, num misto de apreensão e ansiedade. Mas, quando lhe viu o brilho de satisfação ao ler a palavra Veneza, percebeu que tinha acertado em cheio.
.
.
reedição
.
.

111 comentários:

  1. Ai AC, eu sou apaixonada por esse conto, li ele já faz um tempo e ele se encravou em minha memória afetiva!!! Ele é simplesmente lindo!!!

    Quando estou entre meus livros, paquerando-os, mechendo neles e curtindo minha habitual melancolia ela é um dos personagens que me vem a mente, me recordo desse conto, dessa mulher, de sua paixão por livros, de sua determinação e me inspiro para seguir adiante!!!

    Boa reedição, uma ótima forma de terminar a semana!!

    Bom Fim de semana para você!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Me identifiquei com a mulher do texto em parte... quanto ao amor à leitura...
    É tudo de bom!!!
    Os netinhos também adoçam a minha vida...
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  3. Qdo lemos viajamos sem sair do lugar...e, nesse mundo, me perco!
    Paz*

    ResponderEliminar
  4. Não conheço nenhuma mulher que goste de ler:)


    Não conhecia este registo teu...

    Agora conheço...

    (que queres que diga mais?)











    Um espanto! (o conto!)

    ResponderEliminar
  5. Oi AC!!!

    Os livros nos dão a possibilidade de viver outras realidades...não há distinção de raças,credos,classe social,sexo...bastar soltar a imaginação e se entregar.
    Te desejo Um Fim de semana Maravilhoso!!!

    Um Beijo

    ResponderEliminar
  6. AC
    Belo texto. Adoro ler e tenho uma boa coleção de livros em casa para ler, posso viver anos e anos que não sei se chego a ler todos, mas adoro por exemplo no verão ir para a floresta com os meus cadernos para escrever e um bom livro para ler, de inverno já é mais sofá ou lareira que convida a presença de livro.
    Beijo bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. É muito bom sonhar, e entendo esse texto, são as fugas pra dentro de nós, que nos reveste de força e nos dá passo a passo a estrada que sonhamos trilhar.

    abraço

    ResponderEliminar
  8. AC, o conto está muito bom!
    Sua narrativa e sua linguagem são ótimas, é de quem tem virtuose.

    Ah, uma amiga minha, Flox de Lix, pediu-me para falar com os amigos acessarem www.dominiopublico.gov.br, um site de livro gratuito que está ameaçado de sair do ar por falta de acesso.

    Obrigado pela visita ao meu blog!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. que delícia para uma sexta a noite e quente..
    amo ler ,amo Picasso, amo teu blog..
    beijo carinhoso e bom final de semana..

    ResponderEliminar
  10. Aquela mulher buscara nos livros o compartilhamento da reciprocidade, o amigo que ansiava e nas letras a sabedoria e a compreensão do universo que lhes rodeava...
    Enquanto o companheiro somente observava, na curiosidade, o seus gostos, o que dentro daquela mulher se ocultava que até então talvez não conhecesse nada do seu silêncio.
    Encontrou por um momento quem sabe, nos seus interessantes livros, alí não estivesse as inquietudes dessa mulher, lhe propondo uma viagem, talvez nos mesmos lugares por onde olhos da leitora perpassara...


    Magnífico, explendoroso e incentivador, para quem no silêncio busca encontros, um possível convívio reparador...

    Bravo AC!

    Bjs

    Livinha

    ResponderEliminar
  11. uau, texto, título e imagem perfeitamente harmônicos!

    ResponderEliminar
  12. Esta personagem, a mulher que gostava de livros, para mim não tem nada de ficção. É tão real!
    Os livros podem proporcionar o prazer da viagem sonhada, mas a materialidade de um bilhete de avião supera facilmente qualquer leitura.
    Até porque essa pode esperar.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Oi poeta...
    Sempre digo que um livro na mão significa fantasia,amor, suspense e ação.Ele muda conceitos, amplia horizontes e sem perceber faz na cabeça do leitor uma revolução.
    Mas antes e mais importante de tudo provoca sentimentos e deliciosas sensações.
    Ler é tudo de bom...
    Lindo texto, amei...
    beijos Néia e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  14. meu amigo

    Na leitura sonhamos...viajamos...choramos e amamos.
    Adorei o texto.

    Beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  15. Ah AC, as leituras e as viagens, quase sinônimos, prazeres da alma. Excelente texto, como sempre. Um bj querido amigo

    ResponderEliminar
  16. o gesto do marido... a poesia saiu do livro e foi para a vida. que delicadeza. beijo!

    ResponderEliminar
  17. AC, meu querido,
    Belíssimo conto! Sutil, a viagem em duas versões.
    Um belo fds, bjão

    ResponderEliminar
  18. "Ler é fazer amor com as palavras". - Rubem Alves.
    Abraços AC e Ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  19. Ler é viajar pelas palavras, ler é caminhar entre letras e nuvens ao mesmo tempo.
    Beijos querido

    ResponderEliminar
  20. AC,
    lindíssimo o conto,
    emocionou-me.

    saber-se ler nas entrelinhas

    Beijinho AC

    ResponderEliminar
  21. apesar de não ser da altura em que sou sua seguidora, já conhecia este seu conto... andei a vascular as suas escritas e chamou-me a atenção pela prosa... pois o seu registo é maioritariamente a poesia. Inclino-me a dizer-lhe que gosto muito deste seu género literário.
    Quanto ao conto em si é de uma beleza muito especial...eu como sonhadora que sou, fiquei rendida ao gesto de candura daquele homem!
    Um abraço
    e BFDS

    ResponderEliminar
  22. AC, quando leio um livro ou assisto um bom filme, eu simplesmente viajo, entro na história e o pior é que em alguns casos eu levo um tempinho e dou uma sacudida para poder voltar ao normal.rsrsr
    Ja aconteceu aqui em postagens suas, é muito bom.
    Beijossssss e um lindo final de semana

    ResponderEliminar
  23. AC, que conto delicioso, bebível!!!
    Mas o final é um pouco quimérico, I'm afraid ;)))
    Bjsss, bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  24. Ler é esta, viajar, amar,descobrir tudo ao mesmo tempo num piscar de olhos(rs).
    Bjs. Tenha um excelente final de semana.

    ResponderEliminar
  25. Maravilhoso, pra ler ,reler e desejar algo assim,rsrs Veneza é linda e teu conto é bem familiar!abraços, lindo fds!chica

    ResponderEliminar
  26. Q que mais me sensibilizou foi a perspicácia do marido em entender a alma da Maria e de uma forma delicada entrar também em seu sonho;muito bonito! Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  27. AC ,
    esta mulher já de si especil tem dois bens enormes ... amar ler e ter um marido sensivel .

    Um beijo ,
    Maria

    ResponderEliminar
  28. A parte que mais gosto de ler é o fato de me permitir viajar sem nenhum centavo e ainda voltar muito satisfeita da viagem!!!!! adorei AC. bjs

    ResponderEliminar
  29. Agostinhamigo

    Belíssima ideia, esta reedição. Não lera a primeira edição, nem sabia o que perdia, mas a gente lê tanta coisa que...

    Rendo-me; rendo-me, rendo-me. Que texto, que palavras, que ideia, que maravilha. A transmissão de pensamentos é uma realidade que tão bem equacionaste. Não seria para admirar, conhecendo o que nos ofereces.

    Mas, admirei-me; e admirei-te ainda mais. Talves porque sejam estórias como esta que me abanam, mas que eu gosto que me façam abanar. O relacionamento entre marido e mulher é das coisas mais sublimes porque dia-a-dia é sublimado. Deste no alvo. Ah grande Robin dos Bosques das Palavras!

    Abç

    ResponderEliminar
  30. então é isso te parabenizo e agradeço a arte!

    beijos querido

    ResponderEliminar
  31. Ah, Ac, dou ao volto ao mundo (interna e externamente) com minhas leituras!
    Bom estar aqui, amigo!
    Bjo e sorrisos no teu final de semana.

    ResponderEliminar
  32. Amigo, estou todinha dentro desse conto... Pena que eu nunca encontrei ninguem que compreendesse minha fome pela leitura... Não entendem que se estou fixada em um só lugar a vida toda, eu preciso de encontrar uma forma de viajar, nem que seja através dos livros e da escrita... Amei seu conto, e amei mais ainda o final feliz... Deixo carinhos pra ti... Bjsss

    ResponderEliminar
  33. AC,
    A leitura é uma verdadeira fuga ao tédio e à rotina. A mulher que gostava de ler, na sua história, teve a felicidade de encontrar Veneza num bilhete, propositadamente colocado, e do livro passou-se à acção.
    Magnífica reedição.
    Gosto do que escreve mas como não tenho tempo só leio o que vai colocando depois de o descobrir.
    Abraço! :)

    ResponderEliminar
  34. AC,

    Que conto LINDO !!!



    BjO Grande .
    :)

    ResponderEliminar
  35. nossa! que marido!!! tão manso e tão observador!!!
    adorei.

    ResponderEliminar
  36. Gostei do desenrolar da narrativa: da "bizarria" das viagens literárias individuais a um epílogo que realça o prazer de viagens partilhadas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Ler é levitar
    É evitar ser sempre o mesmo.

    Amei o conto!

    ResponderEliminar
  38. Assim como Maria, adoro ler...
    Sonhos...
    Viagens...
    Desejos..
    Lindo blog, parabéns!

    E obrigada pela visita.
    Abraços,
    Regina d´Ávila.

    ResponderEliminar
  39. o destino com certeza não urdiria melhor trama,

    abraço

    ResponderEliminar
  40. Essa Maria é uma felizarda, além de gostar de ler tem um marido que a sabe entender.
    Bjs

    ResponderEliminar
  41. Ainda bem que reedita este conto. Não o conhecia, mas claro, é uma pequena maravilha. :)

    ResponderEliminar
  42. que personagem bem construído e interessante! achei genial a maneira que o marido encontrou para incentivá-la a viajar para longe da literatura.
    Veneza com certeza foi a mais inteligente escolha...
    beijos

    ResponderEliminar
  43. Um bom livro é a paz na alma....
    É viver a aventura....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  44. Ler é sempre viajar, mas aqui a expressão ganha um duplo sentido!

    Gostei imenso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  45. Maria a viajante magnífica!

    Veneza será uma viagem a dois, muitas outras, ele ficou para trás

    lê-lo, Ac, também é viajar

    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  46. uma viagem o conto e a imagem perfeita!!!

    bjinhus...

    ResponderEliminar
  47. Um excelente texto, cuja escrita, escorreita, se devora num trago. Depois, reli-o e degustei-o calmamente como convém quando nos confrontamos com um discurso tão interessante quanto o que aqui vim encontrar.
    Bem-haja, por ter ido ao meu encontro.

    Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  48. Agostinho,
    Que história maravilhosa e dicernimento aguçado, só mesmo um caração que ama é capaz de ser tão sensível.
    Linda.
    Tenha um ótimo domingo.
    beijos.

    ResponderEliminar
  49. AC, que bem que soubeste retratar tantas mulheres...
    beijo

    ResponderEliminar
  50. Boa noite AC,
    foi uma surpresa maravilhosa, Maria bem que o merecia!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  51. Eita carinho bom esse texto!

    Beijo AC.
    Fernanda.

    ResponderEliminar
  52. Muito bonito o conto, bastante envolvente.Parabéns.

    ResponderEliminar
  53. Sou uma mulher que adora livros e uma boa leitura como esta. Adorei!!! E obrigada pela visita expressiva ao meu Dispa-me! Bjs

    ResponderEliminar
  54. Olá passando oara desejar um ótimo domingo!!

    Ler, procurar saber mesmo que falte o possivel, ele só se manifesta quando procurado.
    No mais, possivel é questao de esforço e querer.

    Nos encontramos no Alma.

    Um ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  55. Caro AC,

    Texto 5 estrelas.
    Persigo um vinho assim.
    Ler, interpretar é tudo para mim.Nos gestos,nos sorrisos,nas palavras e, até no sentir.
    Coincidências, viagem,Veneza!
    cumprimentos, acrescido de um tinto à maneira.
    Adriano

    ResponderEliminar
  56. Olá, amigo!
    Que conto mais agradável!...
    Amei o final... um prêmio para compensar
    tanta fadiga...
    ♥ Muitos beijos ♥ ° º
    ° ♥ °º ♥ °º
    ° ·.·.

    ResponderEliminar
  57. O marido mesmo sem leitura e achando estranho o gosto dela,era um leitor da alma de sua companheira.
    Nossa amei o texto.

    ResponderEliminar
  58. Agostinhamigo
    Hoje, venho aqui, muito contrito e de baraço ao pescoço para te fazer um CONVITE:

    Na quarta-feira, 16, pelas 16:30 (TMG) cá o Henriquinho profere uma conferência - que se presume será bué da fixe, ou seja, sublime - com o tema: 2011 - o ano de todos os perigos...

    A desgraça acontece na SOCIEDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA, aqui em Lisboa na RUA MOUSINHO DA SILVEIRA, 23. Portantos (sem s) está convidada toda a malta que penso que (ainda) me atura. Por este intermédio, como é natural. E aquela que te visita e comenta.

    Recomenda-se o uso do colete à prova de balas, por vias das agressões verbais que o distinto e dizbanco orador cometerá. E ainda colete salva vidas, bóia & afins, por via da "auga" que o palestrante (???) meterá.

    Abç & qjs a todas e todos que aqui vêm - e com muita razão

    ResponderEliminar
  59. Estar aqui me faz muito feliz.
    Um texto maravilhoso!
    O livro fala e a alma responde.
    Abraço

    ResponderEliminar
  60. Ler é isso meu amigo,,,uma viagem ao infinito dos sentidos...abraços de boa semana pra ti.

    ResponderEliminar
  61. é sempre bom ler...e te ler, melhor ainda!

    saudades de você!

    beijos,

    Bia

    ResponderEliminar
  62. Oi AC....

    Fiquei absolutamente encantada com o conto!!!!

    Entrar aqui na sua casa é uma viajem....

    bjo querido amigo!

    Zil

    ResponderEliminar
  63. Ai que lindo!!!

    Sabes que por aqui já me aconteceu a mesma coisa?

    Um dia te conto!...:)

    Beijos, e tenha uma bela e luminosa semana.

    Cid@

    ResponderEliminar
  64. Que agradável surpresa, um texto lindo e comovente.
    Nada é melhor do que um bom livro, bem... talvez uma viagem de sonho ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  65. .

    .

    . há re.edições que editam os dias que nunca se fecham nas páginas de um livro .

    .

    . ! bel.íssimo . uma boa semana .

    .

    . um abraço .

    .

    .

    ResponderEliminar
  66. Olá A.C.
    Já tinha lido e agora re-li.
    Gostei, parabéns!
    Talvez um dia também encontre um bilhete em cima de uma capa de livro, tenho que escolher bem o destino... Veneza, porque não?

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  67. começo por dizer-te que adoro Pablo Picasso e não conhecia este "Meninas Lendo" que acho lindissimo, cheio de ternura.
    o teu conto fez-me lembrar eu, quando ainda a net não era um vicio mas sim a leitura antes do adormecer, como um tranquilizante (que não uso) para sossegar até o acordar da manhã...
    pois eu também tenho paixão pelos livros.
    e que maneira inteligente aquele marido encontrou de finalmente roubar a atenção da mulher, dos livros para ele.
    como nós somos por vezes inconscientemente injustos com quem nos rodeia... :)
    gostei do teu conto AC, alerta consciências, para além de ser lindo.
    beijos :)

    ResponderEliminar
  68. Eu fui das primeiras a ler este texto e fiquei tão emocionada.Ó meu amigo, há silêncios que não se entendem... Perdão. Sabe o quanto é importante para mim, não sabe?

    Beijo

    ResponderEliminar
  69. Eu sou uma destas mulheres...

    Me Hate

    ResponderEliminar
  70. Um conto fabuloso, como teu apanágio.
    Os livros nos levam para outro espaço, para o real, para o irreal, mas que tudo nos diz. O final é soberbo.

    bj

    ResponderEliminar
  71. AC,

    Que ótimo conto!

    É preciso viajar, ou na literatura, ou em cartas ou para um outro país, uma outra cidade, um canto qualquer.

    É preciso dar mais leveza à vida!

    Um abraço!

    Suzana/LILY

    P.S.: tudo certo com o convite?

    ResponderEliminar
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  73. Vou já começar a ler "Uma viagem à India" e esperar, olhando de soslaio, que os bilhetes apareçam no sofá. :-))

    Grata AC, pelos belos contos com que nos presenteia.

    Beijo

    ResponderEliminar
  74. Uma bela segunda feira pra ti amigo,,,abraços.

    ResponderEliminar
  75. Eu conheço muitas mulheres que gostam de ler,
    eu sou uma de tantas.

    E Veneza me encanta sempre que por lá passo em
    sonhos e em realidades.

    AC voltei de muito longe e estou em Portugal!

    Obrigada pelod textos que escreve.

    Com amizade,

    Mª. Luísa

    ResponderEliminar
  76. Passo para desejar um iluminado inicio de semana, amigo AC!
    Bjo e sorrisos pra ti, querido.

    ResponderEliminar
  77. Agostinho,
    Valeu a pena a reedição de um texto tão bem estruturado e que caracteriza, de forma sublime, a diferente mulher que há em todas as mulheres. Pode-se acrescentar que já não há mães, nem avós assim, porque se houvesse, teríamos crianças, adolescentes, jovens e adultos mais conscientes, mais capazes, numa palavra, melhores seres humanos.
    Grande abraço amigo
    Caldeira

    ResponderEliminar
  78. AC,

    Passando para te desejar uma ótima semana!!

    Beijos,

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  79. Que bela história, AC! Eu vi um pouco de mim nesse conto... Ah, sem as palavras, eu já teria morrido há muito tempo, nada mais me faria feliz aqui, nada mais me prenderia... Às vezes, as palavras escritas, lidas e sentidas são tudo que eu tenho e que me faz feliz na vida.


    Ah, sim, achei interessante o fato de você ter citado o surf no seu comentário! hahahaha De fato, aquela é uma visão bem diferente... Álvares de Azevedo é sublime. Adoro as poesias dele! Pena que morreu muito jovem... aos 20, 21 anos. Mas foi tempo suficiente para escrever palavras imortais.

    Bju!

    ResponderEliminar
  80. Amigo, vim te trazer carinhos, e te desejar uma ótima e abençoada semana! Bjsss

    ResponderEliminar
  81. Ela viajava através dos livros, já que o dinheiro não lhe permitia a realização dos sonhos refreados. Os livros eram a ponte para o mundo da fantasia, a porta para outras realidades distantes do quotidiano.Ainda bem que o marido soube lê-la.Nem todas têm essa sorte.
    Lembrei-me de Pessoa:
    PESSOA

    --------------------------------------------------------------------------------


    Viajar! Perder países!
    Ser outro constantemente,
    Por a alma não ter raízes
    De viver de ver somente!
    Não pertencer nem a mim!
    Ir em frente, ir a seguir
    A ausência de ter um fim,
    E a ânsia de o conseguir!

    Viajar assim é viagem.
    Mas faço-o sem ter de meu
    Mais que o sonho da passagem.
    O resto é só terra e céu.


    Beijinho!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  82. Olá AC!

    As pessoas, quando querem, sabem muito bem como agradar àqueles a quem amam. Basta ser sensível e se permitir o amor...
    Adorei o conto.

    Beijos

    Carla

    ResponderEliminar
  83. A «Sereníssima» é um mito.
    Pouca gente resistir-lhe-á.
    Por ser uma cidade única -- Nem se ouve o ruído de um carro (Qye surdez absurda!) -- tem um ingrediente extra: história.

    Depreendi que a protagonista da narrativa prepararia uma viagem a Veneza. Fiquei sem saber se o marido terá aceite ou rejeitou ir.

    Pareceu-me que a oferta do livro fora iniciativa dele.

    Prémio?

    Gostei desta edição.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  84. Adoreiiiii.... que bem escrito amigo... ler é uma viagem mesmo...
    Tenha uma semana maravilhosa...beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  85. Agostinhamigo

    Saíste-me um bom malandro (copyright Mário Zambujal).

    GANHASTE UM PRÉMIO!!!!!

    Vai já à Travessa para veres como deves fazer, ok?

    Não te demores...

    Abç

    ResponderEliminar
  86. Belíssimo texto, AC. Admiro mulheres determinadas e, sobretudo, pensantes, que não se limitam aos limites que a realidade, tantas vezes dura, pretende impor. Gosto sempre do que por aqui encontro, mas penso que este texto poderia encimar as minhas preferências :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  87. O que mais tenho feito nesse fevereiro AC ler e ler e como tem sido prazeroso!
    esse conto é um primor e deixou-me a sonhar com Veneza rs
    um bom abraço

    ResponderEliminar
  88. AC

    Há tantas mulheres assim, que gostam de livros. Mulheres que através das leituras fazem viagens para dentro e fora de si e onde a vida ganha força, animo, coragem e sonho. Nem todas têm alguém a seu lado que saiba, ao longo dos anos, compreender o que, entretanto, de anseios se escreveram nas entrelinhas.
    Esta é uma lição de vida, das muitas que sempre, com enorme qualidade, escreve.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  89. Também gosto muito de ler. Também gosto muito de viajar. Um belo conto.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  90. Ler é uma forma de experimentar mundos que jamais sonhamos que se possam tornar reais: vez por outra nos surpreendemos! Belo conto!

    Abraço! E vamos confiar na vida! ;)

    ResponderEliminar
  91. Parabéns pelo conto, Agostinho. Muito bom!
    Que bom que o reeditaste, só assim tive a oportunidade de deleitar-me...

    beijo :)

    ResponderEliminar
  92. Sutilezas nos conduzem pelas mãos do início ao fim do conto.

    Mais um gracioso trabalho!

    Beijos

    ResponderEliminar
  93. Soube-me bem essa tua sedutora narrativa... ,o vício dos livros é positivo e é a base de tudo...mesmo que não se escreva,só o puro exercício é saudável e abre horizontes...ajuda a expressar-se, a compreender melhor o mundo que nos rodeia... mas no caso de Maria afastava-a da realidade, era uma fuga...e o marido naturalmente resignado com isso lá foi permitindo... essa história podia ter outro desfecho...enquanto estava a ler-te e na parte da viagem,julguei que ele tinha arranjado forma de lhe dizer adeus...enganei-me e ainda bem...nem todos os casos terminam mal...e nada melhor que uma prenda desssas, uma segunda lua de mel...e a oportunidade de reavivar uma relação que está fria e distante...felizmente que Maria encontrava-se receptiva...terá sido por causa do livro? de qualquer forma animou-se...

    Adorei ler-te ...como sempre AC.

    Beijo:)

    ResponderEliminar
  94. gosto de ler, leio tudo o que me vem bater às mãos, acho que ler é uma forma de viajar.

    gostei muito da maneira como conduziu este pequeno conto, que se lê com prazer.

    beij

    ResponderEliminar
  95. Oi, amigo
    viajei nesse conto, e pelas palavras encontrei pessoas fascinantes, sentimentos sinceros, prazer pela vida.
    Obrigade por reeditá-lo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  96. Viajamos através dos livros ...ao vivo bem melhor , ao mesmo tempo em que despertar o reconhecimento do companheiro é enternecedor. Sempre aprendemos com seus textos , meu querido,obrigada!

    ResponderEliminar
  97. Levo os meus livros a qualquer canto; eles me levam a um canto qualquer...

    Lindo conto!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  98. Belo conto. E uma passagem para Veneza no final não foi nada mal.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  99. Um belissimo dia pra ti meu amigo,,,abraços.

    ResponderEliminar
  100. Livros e sonhos...minhas fugas desde criança!
    Um forte abraço meu querido
    cuide-se

    ResponderEliminar
  101. AC,

    Passando pra matar a saudade
    de te ler ...

    :)

    BjO!

    ResponderEliminar
  102. AC
    Eu também leio muito mas não tive esta experiencia de ler e ter alguem para ter a boa vontade de nos levar onde está o livro.
    Mamae quiz conhecer Portugal e fomos.
    Ela adorou tudo pois a lingua e o modo de ser do portugues nos cativaram e era muito fácil de ser compreendido.
    com carinho MOnica

    ResponderEliminar
  103. barbaro amigo...
    Se não alia nas entrelinhas da alma, conseguiu le-la nas linhas de um livro.
    Bjos achocolatados

    ResponderEliminar
  104. Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.

    Autor Miguel Unamuno
    Bjs com carinho

    ResponderEliminar
  105. AC

    Regressei do Brasil, por mais uns tempos que espero sejam largos.

    Eu sou aquela mulher que gosta de ler e de escrever.

    se lembra de mim?

    um abraço,

    M. luísa

    ResponderEliminar
  106. AC, excelente texto!
    Ler é o melhor remédio para muitos males

    Um abraço

    Boa semana

    ResponderEliminar