sábado, 24 de fevereiro de 2018

ESPELHOS

.
AC, Nevoeiro na Gardunha
.
.
Naquela manhã, qual desafio dos deuses, a luz mostrava-se arredia. Talvez, em eterna dúvida, eles quisessem testar, pela milionésima vez, o material de que é feito um simples mortal, talvez quisessem aferir a convicção com que se enfrentam os desafios da vida.
Por entre a bruma tudo se configura, tudo é possível de desenhar. Não, não eram feras ou monstros que eu descortinava, dando vazão a ancestrais medos, como se a vida se jogasse na defensiva. A princípio, confesso, os passos eram hesitantes, qual cuidado a ter em visão limitada, mas depressa o pensamento se soltou. E, às tantas, liberto de fantasmas catalogados de ultrapassados, mas de que não se sabe a profundidade da raiz, comecei a desenhar-te na forma das copas, nos ramos que se soltavam, na etérea bruma que teimava em insinuar-se, vendo cor onde, aparentemente, pouca cor havia. Não, eu estava ali de corpo inteiro.
Sabes, naquela manhã dei comigo a ler-me, qual espelho multifacetado, em que todos os rostos vêm à tona. Gostei de me ver, gostei de te ver.
.
.

17 comentários:

  1. Belo texto, foto igualmente bela.
    Já notou que, nas lendas, as moradas de deuses sempre são envolvidas por brumas? Pode ser o monte Olimpo ou o pico da Neblina das lendas indígenas - não importa - a névoa faz um cenário ideal para a imaginação, concorda?

    ResponderEliminar
  2. Há qualquer coisa de mágico nas brumas e sim, apesar de estarmos rodeados de nada, estamos rodeados de tudo, tudo é possível, até vermo-nos a nós proprios. Boa semana AC

    ResponderEliminar
  3. E eu, AC., gostei de te ler!
    Gostei dessa libertação de medos ancestrais, causados pelo desconhecimento daquilo que não se vê claramente, por isso, se supõe ser o que não é.
    O escuro da noite ou a neblina das manhãs, não encobre nada nem acrescenta. Se acendermos a luz da mente tudo se poderá ver com perfeita nitidez...

    Um abraço A.C. Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. No meio das brumas de Avalon, ou de qualquer lugar igualmente místico, quem sabe na Gardunha, se esculpem pessoas no nevoeiro, porque a imaginação é soberana e o silêncio absoluto.
    Abraço, amigo, e muito obrigada pelo amável comentário que me deixou os olhos marejados.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  5. Revelações por entre o nevoeiro.
    Muito bonito.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Inquietante e com ou na bruma conjugaste, figuraste o teu eu! Gostei imenso.

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  7. A magia por vezes tão inquietante do nevoeiro. Como se uma luz incerta fosse necessária para que pudesse entrar dentro de si mesmo... Magnífico, o seu texto. Também gostei da fotografia.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Bom é nos olharmos e nos vermos assim.
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Um texto poético e cheio de magia.
    Adorei ler.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Esta prosa poética direccionou-me para a Terra das Estórias Encantadas, onde todas as impossibilidades são possíveis.
    E como é bela a silhueta de um casal entrelaçado que se adivinha para além do véu do mistério.
    Gostei muito deste momento.
    Fica um beijinho com estima e amizade.

    ResponderEliminar
  11. Admito, sem qualquer problema, que nevoeiro, nevoeiro daquele muito cerrado, tem essa capacidade de me deixar encolhida para dentro. Aflige-me.

    Já o seu texto não aflige nem um pouco, antes pelo contrário, uma pessoa passeia para cá e para lá, sentindo-se lá em cima onde se consegue ver muito bem tudo aquilo que se passa cá em baixo. Luz, é isso, é um texto com luz.

    Beijinho, AC, tenha uma boa semana :)

    PS: A foto a p/b também cheira a nevoeiro; consegue-se, inclusive, sentir a humidade. Coisas minhas...

    ResponderEliminar
  12. Lês a paisagem e por ela te deixas enfeitiçar, até extraíres da luz difusa a raiz de todos os temas: o amor.

    Adorei.

    Beijinhos, AC.

    ResponderEliminar
  13. AS paisagens tem esse fascínio, independente de ser nevoeiros.Cada uma nos transporta para algo maior do que nossos dias comuns.
    Dos nevoeiros li em algum lugar que a cada passo se clareia um novo lugar.E você AC traduz muito bem esse momento.
    Gosto muito!

    ResponderEliminar
  14. Sensível texto descrevendo a Natureza no seu cinzento. Gostei muito!

    ResponderEliminar
  15. Um olhar mágico, para um texto também ele encantador. Tão belo. Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Um texto maravilhoso... que nos transmite aquela paz... que se sente em comunhão com a Natureza... e que uma vez mais, revela toda a sua sensibilidade poética, AC!
    Adorei cada palavra! Beijinho! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar