sábado, 27 de maio de 2017

CANÇÃO DE DESPERTAR

.
Hélio Pereira, Fraga da Pena (Serra do Açor)

.
.
Os aromas de Maio, polinizadores, desassossegavam a alma, despertando sensações enfeitiçadas pelo mais puro instinto de vida. Surgiam canções, poemas, gestos a esboçar toques na pele, como se a vida tivesse que ser agarrada ali, no momento, como se nada mais importasse.
À tardinha, quando os aromas mais se insinuavam, mergulhava nas águas, ainda frias, e reformulava a tela, ainda por concretizar, invocando as deusas do riacho. Depois, mais apaziguado, escrevia um poema, tentando colorir aquilo que me escapava, não por entre os dedos, mas pelo desejo da pele tocada.
Assim eram os dias, no longínquo esboço de paraíso, em que tentava desenhar, no mais puro de mim, o rosto da desejável partilha.
.
.

29 comentários:

  1. Que lugar lindo e parece tao magico, associado as suas palavras é como se fosse um sopro de vida... ficaria horas aqui, a te ler e ver a foto... transmite uma sensação de paz...

    ResponderEliminar
  2. A magia de Maio nas palavras que tanto me encantam, quanto o lugar da foto, que tão bem conheço.
    Águas frias, ainda que seja Verão!
    Sempre um prazer vir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Nem o tempo nublado retira o menor brilho ao esplêndido texto !

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Belo poema em prosa, metaforizando os anseios da criação estética. Gostei muito. Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Tão sublime a foto, como O fantástico texto poético...
    Dias poéticos encantadores.
    Abraço, Agostinho.
    ~~~

    ResponderEliminar
  6. Não que necessites das belezas inspiradoras do mês de Maio para que pintes belas telas, feitas de sonho e poesia, mas este mês de todos os aromas, trouxeram até nós, vindos de ti, os sabores mais doces que há na Natureza...Um texto que se lê e relê em perfeito êxtase.
    Lindo! :)

    Um beijinho grato, A.C.

    ResponderEliminar
  7. Belíssimo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. O Adão, entre ninfas, concretiza ambientes reais como se fosse divindade. E é.
    Basta-lhe tocar para que surja da pincelada poética, quadros do paraíso.
    Com fé e esboços de mão.
    Desafio mais-que-perfeito a que nem todos aspiram.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. A isso se chama sublimação!
    :)
    Maio, nessas águas.... Acho que não me apanhava
    ... Agosto talvez!
    A não ser que o tormento fosse tal que precisasse das águas geladas!

    ResponderEliminar
  10. "Assim eram os dias, no longínquo esboço de paraíso, em que tentava desenhar, no mais puro de mim, o rosto da desejável partilha."
    Tão belo!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Nessa fraga sente-se nascer um sublime cântico de Maio.
    Gosto dos lugares identificados e este é belíssimo.

    Beijinho, AC.

    ResponderEliminar
  12. Texto maravilhoso, e a foto casou tão bem.
    Gostei imenso.
    Que seu domingo!
    Boa semana pra ti!

    Escrevinhados da Vida

    ResponderEliminar
  13. Os aromas de maio têm o poder do renascimento, do despertar de sensações adormecidas. Não é por acaso que tantas flores desabrocham e tantos frutos maturam neste mês. Beijinho AC

    ResponderEliminar
  14. Oi, AC!

    Embora nem sempre comente, gosto muito dos seus escritos!
    És um professor na arte de poetizar e enriquecer nossos dias!...

    Uma canção com tantos sentidos: olfato, visão, audição, tato... E saboreamos cada palavra!...
    Alguma Musa inspirou a canção, agradecemos!

    Beijos! =)

    ResponderEliminar
  15. oi, A.C....as palavras dão conta de expressar a beleza e a magia do momento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Um texto (mais um) excepcional!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  17. " desassossegavam a alma " , há lá coisa mais valiosa ?


    Beijo grande , AC ,
    Maria

    ResponderEliminar
  18. Local indescritível pelo qual já passei e ao qual quero muito voltar! A natureza em estado puro e em todo o seu esplendor desperta os nossos sentidos e impulsionam a criação de belas telas.
    Boa semana, um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Belíssimo esse sentir expressado em palavras AC! A vida e a degustação dos acontecimentos. Como uma dança de ser inteiro com o mundo. Beijos!

    ResponderEliminar
  20. Poeta , seu texto é impecável , como sempre . Maio é um mês que muito me agrada . Nele nasceu meu filho e também meu blog . Aproveito , assim , para agradecer as palavras de carinho e amizade que deixou no meu espaço . Beijos

    ResponderEliminar
  21. Um sentir tão belo, como o é a cascata em Fraga-da-Pena!
    Que saudade que tenho de lá voltar.

    Beijinho meu amigo.

    Adélia

    ResponderEliminar
  22. "Assim eram os dias, no longínquo esboço de paraíso, em que tentava desenhar, no mais puro de mim, o rosto da desejável partilha."

    e essa pureza deve ser parte integrante de ti. Foi o que despertaste em mim e como seria bom que milhares e milhões de seres humanos fossem o mesmo.

    Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Meu Amigo, tenho a dizer-lhe que todo o meu ser, material e imaterial em presença e em comunhão plena com a natureza, com que nos presenteia, abraçava a paz e o amor genuíno.
    Tão belo, AC...
    Beijinho com estima é amizade.

    ResponderEliminar
  24. A natureza é a grande fonte da inspiração e do
    respirar puro a vida!...
    Bela harmonia foto e o texto, AC.
    Um bom final de semana!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. A natureza inspira o meu amigo AC que nos presenteia com textos belíssimos como este, e com uma foto de Fraga da Pena lindíssima, mas a água desse local é sempre muito fria até em dias mais quentes.
    um belo fim de semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Piedade,
      Será que, se a água fosse cálida, fazia sentido a sua referência no texto? ;)

      Eliminar
    2. não...
      eu só quis reforçar a temperatura da mesma.
      :)

      Eliminar
  26. A prosa poética encanta e os poemas por onde andarão?
    beijinhos

    ResponderEliminar