terça-feira, 11 de janeiro de 2011

KAFKIANDO

.
Imagem tirada da Net
.

.
.
Hoje a noite chegou de braço dado com a angústia. Trazia Kafka em contra mão, em busca do fio à meada num tratado de economia. Não houve metamorfose, pois o monstro há muito deitara a cabeça de fora, mas sentiam-se as garras da masmorra do castelo, em dimensão global. O negro da fome irrompia como cenário, mas o processo ainda estava incompleto. Na sombra, expectante, a besta esperava pelo seu momento, pronta a devorar qualquer resquício de sonho.
.

..

Reedição
.
.

104 comentários:

  1. Se metes Kafka rendo-me incondicionalmente...

    Em relação a ti: se houver mudanças serão certamente para melhor.

    ResponderEliminar
  2. Vês...primeiro comentário!!! Estava a tua espera...

    ResponderEliminar
  3. Olha...também foi o segundo...

    lol

    ResponderEliminar
  4. Foi o segundo e o terceiro, não será certamente o quarto e o quinto.

    Quando a noite chega de braço dado com a angustia, não há sonho que sobreviva.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que o amanhã chegará com um sol de luz, abraço.

    ResponderEliminar
  6. Todo o cuidado é pouco com tantos predadores em liberdade!

    ResponderEliminar
  7. opa então é melhor transformar o sonho de uma vez, renovar o visual da besta :)

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Bem assustador meu querido mas...interessante fiquei meio confusa,nem tudo que parece ser é de fato rs.
    Gostei,seguramente é uma mistura poética carregada de mistério.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  9. Olha... Essa semana também eu estava pensando em Kafka em quando ele diz que: "Há esperanças, só não para nós." afinal sabemos que existe um besta devoradora a nossa expreita e essa dolorosa consiencia me tira as esperanças!!!

    ___

    A.C. releve meu comentáio hoje táh, estou meio... amanhã o dia será diferente e trara novas cores, quem sabe Shakespeare e o sonho de uma noite de verão!

    ResponderEliminar
  10. Muito forte, porém belo.
    um abraço
    Denise

    ResponderEliminar
  11. AC

    Estavas por acaso Kafkiando o momento do teu país?
    Se for, é uma bela forma poetica de descrever o horror da insegurança, do infortunio e da descrença nos sonhos.

    abraços

    ResponderEliminar
  12. AC, meu consideradíssimo,
    Há sempre uma besta a espreita das sombras nossas.
    Li e reli e ainda estou a Kafkiniar. Maravilha!
    Bjão

    ResponderEliminar
  13. A fotografia é lindíssima, o texto é assustador...

    ResponderEliminar
  14. Hoje gostei mais. São cinco e pouco da manhã. Não tenho sono. Não tenho medo. Estou apenas assustada. O texto ajusta-se à nosa situação política.É asim que o sinto.

    Um abraço ténue para não o acordar, meu querido amigo.

    ResponderEliminar
  15. Foi assustador ver aquelas garras afiadas.
    Monstro de palavras mansas cerceando a liberdade.
    As masmorras do castelo já vomitam fome e miséria.
    Guardam apenas para eles e outros monstros aquilo que nos pertence e esmagam o povo com compêndios de economia.

    ResponderEliminar
  16. pois é! só podia ser Kafka...

    gostei de ler-te em KAFKIANDO

    boa semana.

    um beij

    ResponderEliminar
  17. Amigo, um monstro que busca a meada de um fio num tratado de economia...e que quer devorar qualquer resquício de sonho... muito lúgubre... mas é poesia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Lindo texto, forte e foto linda também.abraços,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  19. "Kafka à beira-mar"...
    só tu p'ra me fazeres saír da concha :))
    deixo-te beijo, abraço e flores:) e a promessa de um regresso, à tardinha:))

    p.s.- esse livro apaixonou-me...

    ResponderEliminar
  20. E sempre forte os escritos de Kafka..
    beijos querido AC

    ResponderEliminar
  21. Em período de campanhas eleitorais
    muito a propósito
    Veremos o fundo
    mais tarde nas urnas

    ResponderEliminar
  22. As vezes na loucura da vida,,,precisamos metamoforsear como Kafka,,,abraços de bom dia pra ti amigo.

    ResponderEliminar
  23. Olá, AC!

    O monstro espreita, com as garras de fora, pronto a devorar o que resta do corpo quase cadáver, qual abutre necrófago.E não é visão surrealista; é mesmo realidade e pesadelo.

    Abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  24. Hoje seu texto marcou sonhos de ontem a noite, noite escura e sombria de devassidão, e esperava o clarear... Entre uma noite e outra existe um dia! Um dia de tantos saberes, que só o amanhã nos libertará!

    ResponderEliminar
  25. AC
    Estamos em campanha eleitoral acho que este texo se enquadra muito bem nos tempo que correm. Será!!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  26. "Quem vive totalmente está vivendo para os outros, que vive a própria largueza está fazendo uma dádiva, mesmo que sua vida se passe dentro da incomunicabilidade de uma cela. Viver é dádiva tão grande que milhares de pessoas se beneficiam com cada vida vivida.

    Dói em ti que a bondade do Deus seja neutramente contínua e continuamente neutra? Mas o que eu antes queria como milagre, o que eu chamava de milagre, era na verdade um desejo de descontinuidade e de interrupção, o desejo de uma anomalia: eu chamava de milagre exatamente o momento em que verdadeiro milagre contínuo do processo de interrompia. Mas a bondade neutra do Deus é ainda mais apelável do que se não fosse neutra: é só ir e ter, é só pedir e ter.

    E também o milagre se pede, e se tem, pois a continuidade tem interstícios que não a descontinuam, o milagre é a nota que fica entre duas notas de música, é o número que fica entre o número um e o número dois. É só precisar e ter. A fé - é saber que se pode ir e comer o milagre. A fome, esta é que é em si mesma a fé - e ter necessidade é a minha garantia de que sempre me será dado. A necessidade é o meu guia.
    Clarice Lispector

    A Paixão segundo G.H. é metamorfose feminina... rs
    Abraço!

    E vamos confiar na vida! :)
    Só o hoje existe não é! Tudo tão delicado!

    ResponderEliminar
  27. Nossa, forte e em suas mãos perfeito!
    Beijossssssssss AC.

    ResponderEliminar
  28. .

    Belo texto, A.C!

    Porém um tanto assustador.

    "...a besta esperava pelo seu momento, pronta a devorar qualquer resquício de sonho."

    Não deixemos nunca que nada nem ninguém devore nossos sonhos.

    Lendo 'Carta ao pai' do Kafka, entendemos bem a angustia que reinava em sua alma. Triste menino!

    Beijos

    .
    .

    ResponderEliminar
  29. Olá
    Eu costumo rezar a noite, porque tenho anguistias tremendas quando vai escurecendo principalmente e só melhoro com a reza do terço que me embala.
    com carinho Monica

    ResponderEliminar
  30. Ainda bem que os sonhos não morrem, e fazem do encanto emoção para mais um pouco.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  31. Os fantasmas da noite...quando então tudo se torna mais assustador.No dia seguinte você vai colocar as coisas nos seus devidos lugares e na sua exata dimensão.Mas como texto é perfeito, pois realmente é assim que a gente se sente quando bate a angústia e a insegurança.Um abraço

    ResponderEliminar
  32. "Kafkaniei", mestre AC. Sen-sa-ci-o-nal!!!
    AC, fico em silêncio, tenho medo do escuro, de sombras ...e das "bestas", principalmente , porque elas não gostam de quem sonha.
    Mas, evocando Kafka, elas (as bestas) não sabem "a energia que reside no silêncio".

    Um beijo e aplausos Muitos!!!!

    ResponderEliminar
  33. Descobri que o sonho não acaba, ele apenas adormece para retornar mais forte!

    ResponderEliminar
  34. Agostinhamigo

    Do velho Frantizek há que esperar tudo. De ti também, caro Amigo. Basta ler que "Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece" para sentir que a metamorfose acontece todos os dias. Reincides: outro naco de boa prosa. Prontos (sem s), muito obrigado.

    ResponderEliminar
  35. Agostinho,
    O momento está negro. Que mais se pode dizer: é um ponto de vista kafkiano e ponto.
    Abraço amigo.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  36. Belíssimo passeio pela obra de Kafka.
    (Se ainda não visitaste, Praga, não deixes de lá ir. Encontrarás Kafka amiúde.)
    Presume que terás lido também
    «Considerações sobre o pecado, o sofrimento, a esperança e o bom caminho»
    A edição que conheço é da Hiena.
    Só consegui encontrar a obra na Biblioteca da C.Municipal da minha residência.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  37. Que o sonho não morra...Há demasiados buracos negros....
    Gostei imenso...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  38. Muito bom, amigo AC!
    Bjsss do alto desta masmorra,
    Madalena

    ResponderEliminar
  39. Já me tinhas como admiradora, agora, rendo-me a tuas letras e palavras e prosa vivamente poética.
    Bjo

    ResponderEliminar
  40. KAFKIANDO...DESTE COM O MONSTRO...COM A CABEÇA DE FORA,UMA BESTA QUE DÁ CABO DA ESPERANÇA, NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ESSA "SOMBRA FÚTIL CHAMADA GENTE" TRAVESTIDA DE FANTASMA NOS ENSOMBREM O FUTURO...

    REAL KAFKIANADA!!!

    GOSTEI DO ASSALTO AOS SEI LÁ E AOS MEUS ENSAIOS

    BEIJOS :)))

    ResponderEliminar
  41. A angustia é a maior das dores e a de mais dificil cura, e sempre fica uma cicatriz

    bjs
    Insana

    ResponderEliminar
  42. Uma comparação um tanto sombria com a situação atual, lenvando em consideração que a obra dele perpetuou e hoje serve de exemplo - creio que há esperança, novos e melhores dias virão, ou não, seja qual for a situação o ser humano é capaz de adaptar-se e, isto sem acomodar-se.
    Muito boa, beijos.

    ResponderEliminar
  43. A besta não me achou. Eis-me aqui...resquício de sonho!

    Agradecida com a sua participação no significantes. Seguindo-te aqui.

    ResponderEliminar
  44. AC,

    Cortante , contundente e belíssimo.


    BjO.

    :)

    ResponderEliminar
  45. a besta é personagem do sonho!

    beijo, beijo!

    ResponderEliminar
  46. Ala... que terrorrrrrrrrrrr.
    tentes ter uma noite regada de muito amor
    Carinhos
    Preciosa Maria

    ResponderEliminar
  47. No escuro, no silêncio das minhas metamorfoses, sigo procurando novos sonhos!!

    Beijos lindo!!^^

    ResponderEliminar
  48. Amigo, não deixe que nada nem ninguém devore seus sonhos!...=D

    Beijinhos de luz

    Cid@

    ResponderEliminar
  49. TODOS TEMOS NOSSOS FANTASMAS...
    BOM É DEIXÁ-LOS NAS "ENTRELINHAS", LONGE DE NOSSA CAMA, NÃO?? rssrsrs
    *Me encantando com tudo por aqui,
    bjo

    ResponderEliminar
  50. Amigo, vem! Volta! A noite é curta. A angústia Também. A poesia redime tudo!A FALTA, O MEDO, O BRANCO DO PAPEL...DIZER E SENTIR QUE O AMOR É ACOLHIMENTO, QUE VOCÊ TEM MUITAS MORADAS, ADIANTA?
    Beijo
    Maysa

    ResponderEliminar
  51. as vezes nos sentimos nesse estado de perplexidade, ficando com a impressão de que passamos a viver em uma dimensão irreal.
    Bjos achocolatados

    ResponderEliminar
  52. Aqui temos um pouco do desassossego de Kafka, do (des)equilíbrio sobre o limbo entre a luz e a sombra.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  53. AC,
    Adorei esta passagem pelo labirinto kafkiano.
    Talvez fora do "Castelo" o dragão adormecido acorde, precisamos desse fogo para acordar a multidão.

    Bj!:)

    ResponderEliminar
  54. Os monstros andam cada vez mais à solta, famintos de presas alvas.

    Bjos

    ResponderEliminar
  55. Um belissmo dia pra ti amigo,,,abraços fraternos...

    ResponderEliminar
  56. Olá AC
    Numa pequena passagem remete-nos para algumas obras de Kafka (o processo, metamorfose e o castelo)... não sei se me terá escapado alguma'''!!!
    Julgo que terá querido "usar" Kafka para nos transportar e alertar para o mundo sem objectivos, sem sonhos que aí vem... Um monstro negro de solidão.
    Procuro não entrar nesta esfera ciclónica, porque depois será dificil sair dela...
    Abraço
    CF

    ResponderEliminar
  57. O momento não é bom, mas espero que não venha a ser kafkiano, onde o homem sai sempre vencido.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  58. Sentimento dúbio, fiquei com medo e ao mesmo tempo instigada a encontá-lo.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  59. Meu amigo

    Passando hoje apenas para agradecer o carinho das palavras e deixar um beijinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  60. Nas noites em que se procuram fios de meadas de um qualquer tratado, é-nos fácil dar-mos o braço à angústia. Impossível não lembrar Kafka e o seu universo interior carregado de angústias medos e paranóias. Há que esperar o amanhecer e agarrar os sonhos com as duas mãos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  61. Esperemos que a besta não atinja os seus objectivos!

    ResponderEliminar
  62. .

    . simples.mente brilhante .

    . a perenizar todos os momentos d.aqui .

    . abraço .

    .

    ResponderEliminar
  63. Kafka à beira-mar

    sonha-se ainda, quando não há pão?

    forte e negro, AC!

    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  64. Devo dizer que nestas breves linhas conseguiu recriar a atmosfera claustrofóbica que encontrei n' A Metamorfose. Kafkiano, pois claro.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  66. Sombrio e apavorante!

    Sim, há sempre uma besta esperando o seu momento, mas o sonho é indelével.

    ...

    Kafka ainda diria:

    ...e ainda assim vou dormir, sem merecer. Bem, dormir mesmo não vou, mas apenas sonhar.

    Beijo,
    Inês

    p.s. Muito obrigada pela suaves e gentis palavras, AC.

    ResponderEliminar
  67. Conheço estas noites também: sem sonho, sem sono e muita linha para escrever.

    Beijos

    ResponderEliminar
  68. a noite foi surreal...

    Me Rendo a esse poema !


    Abraços !

    ResponderEliminar
  69. É a quarta vez que passo pelo seu post...a imagem mudou, mas a angústia que ele me causa , não.

    Diante de " uma besta à espreita" não tenho palavras. Só medo.

    Beijo, querido.

    PS. Acompanho com interesse todos os lances políticos que estão ocorrendo aí,sei que é aterrador, mas Portugal é maior do que meia dúzia de homens inconsequentes.Tudo há de se resolver a contento.Mais beijos.

    ResponderEliminar
  70. Estou de volta a MG esperando a chuva dar uma tregua pra poder passear pelas redondezas.
    com carinho Monica

    ResponderEliminar
  71. expecta nesta sombra que te devora o sonho!
    mas levemente.

    meu carinho!

    ResponderEliminar
  72. AC

    À fome das bocas, somar-se-à a fome dos sonhos, se deixarmos que o monstro arruine de vez o que ainda, muito em silêncio, mantem dentro de nós a força para nos erguermos.

    Forte, real e dolorosa realidade esta que percepciona.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  73. Eu juro para vc que faço a minha parte mas...eu confesso que estou desgostosa.
    Trabalhei um ano como VICE-DIRETORA e entreguei meu cargo por livre e espontânea vontade, saí de lá me sentindo um filhote de AMEBA se vc quer saber.
    E intromissão política foi um dos fatores tipo: Manda quem pode e obedece quem tem juízo,uma frase que me incomoda profundamente.
    A Educação só é favoravel se funcionar no coletivo,um ajudando o outro. Mas...as idéias apodrecem na gaveta pq as questões políticas ñ querem mudanças e quando vc pode por uma razão colocar em prática algo mais produtivo vc é barrada.
    Alunos ñ nos respeitam,direitos humanos sabe como é, a coisa só funciona egoisticamente em prol de outros interesses, a casa cai mesmo.
    Ah!!!To revoltada rs.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  74. Você sempre me surpreende com seus textos e imagens, sabia?

    Pois é, meu amigo... eu sumi mesmo. Não andei muito bem, mas já estou melhorando. A vida é assim: um constante levantar, um constante cair. Mas o final será sempre belo... mesmo que esse final esteja muuuuuuuuuuuito longe de nós... (risos)

    Obrigada por ter passado no meu espaço, viu? Hoje passei nos blogs de alguns amigos para avisar que estava de volta, mas sabe como é: são tantos amigos que sempre acaba sobrando um... hehehehe.

    AC, você é um ser muito especial. Por isso, é muito bom tê-lo ao meu lado.

    Bju!

    ResponderEliminar
  75. Ando numa de Hélia Correia... negro q.b. mas de uma sensibilidade espantosa.

    Abraço daquela que mesmo andando pouco por aqui não se esquece de quem escreve bem.

    ResponderEliminar
  76. É amigo, noites... Ah! Negras noites de braços dados com a angústia... Amigo, nada a dizer, só absorver... Carinhos pra ti... Bjsss

    ResponderEliminar
  77. AC,
    na mouche.
    mesmo, mas mesmo a propósito da nossa triste realidade!

    Porca miséria!

    beijo, AC.

    ResponderEliminar
  78. Cabe a nós o desafio de lutar contra o monstro e continuar a sonhar!
    Em poucas palavras consegues dizer tudo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  79. Passando pra te desejar um lindo final de semana.
    Bjos achocolatados

    ResponderEliminar
  80. AC ,

    dos poucos medos que tenho é que me tirem essa capacidade que me ajuda a suportar as coisas menos boas da vida ... sonhar .

    Um beijo ,
    Maria

    ResponderEliminar
  81. Um belissimo final de semana pra ti amigo,,,abraços.

    ResponderEliminar
  82. "Hoje a noite chegou de braço dado com a angústia"
    Disso eu já entendo, hein!
    Intenso demais o texto ;*

    ResponderEliminar
  83. Texto muito intenso AC, enigmático.
    adorei.

    um ótimo inicio de 2011 pra vc. fica com deus.

    ResponderEliminar
  84. AC,

    Passando para ler-te e desejar um ótimo final de semana!!

    Grande beijo!

    Reggina Moon

    **Tem selinho em destaque no Verso & Prosa pra voce!**

    ResponderEliminar
  85. Que o momento da besta nunca chegue e que não passe, em si mesmo, de um sonho.

    (E muito obrigada pela sempre atenta e indispensável presença, caríssimo AC).

    ResponderEliminar
  86. Preciso kafkaniar urgentemente!
    Beijo grande =)

    ResponderEliminar
  87. AMANHÃ UM NOVO DIA, AINDA BEM, COM MUITO SOL E ESPERANÇA...
    BEJUXUS

    ResponderEliminar
  88. Ñ vai apagar ñ pode ter certeza rs.
    Abraços meu querido.

    ResponderEliminar
  89. La nuit

    Pra mim ela sempre foi à esperança de encontrar um doce sonho pra um novo dia, mesmo ela sendo um mistério que encobria todas as faces desenhando sombras nas paredes, refletida luz do dia, já tardia.
    Porem como diz uma canção francesa belamente interpretada por Jean-Baptiste Maunier
    “Existe algo mais bonito, do que um sonho?
    Existe uma verdade mais doce, do que a esperança?”
    Bjinhos e um bom final de semana pra vc AC

    ResponderEliminar
  90. Há sempre uma besta a espreitar e a vomitar angústia sobre o mundo...

    [e aqui sim, respira-se talento!]

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  91. ...besta(rs) somos em acreditar que a besta que existe em nós pode nós vencer quanto o escuro chega. É só acender a luz do sorriso e respirar profundamente.
    bjs.

    ResponderEliminar
  92. KAFKA...NOSSA TRABALHEI COMO BIBLIOTECÁRIA ANO PASSADO EM UMA ESCOLA AQUI ONDE MORO,PASSAVA VARIAS VEZES POR ESTE LIVRO METAMORFOSE ..DE KAFKA E NUNCA HAVIA PENSANDO EM LER...UM DIA CHUVOSO RESOLVI LER...ME ANGUSTIEI ATE O FINAL...POIS JAMAIS IMAGINARIA QUE AQUELE LIVRO SERIA TÃO EMOCIONANTE DE LER..AQUELE SER..PRESO A SEUS MONSTROS E SEUS MEDOS COMO TODOS NÓS SEMPRE ESTAMOS ...OLHA FIQUEI SEM RESPIRAR DIREITO POR VARIOS DIAS..E INDIQUEI O LIVRO A VARIOS ALUNOS QUE TAMBEM FICARAM ASSIM...GOSTEI DO QUE LI AQUI TAMBEM..E TAMBEM JA ESTOU A TE SEGUIR SRRS
    OTILIA
    BOM FINAL DE SEMANA

    ResponderEliminar
  93. Boa tarde AC,
    vim responder-lhe à pergunta. Há um motivo especial sim, o facto de o wordpress ser mais seguro e ter funcionalidades que o blogspot não tem.
    A única coisa que me deixa uma certa pena, é não aparecer o rosto dos meus comentadores, mas isso deve-se ao facto de não possuírem uma conta wordpress. Para ter uma conta no wordpress, não é imperioso que se abra lá um blog, basta abrir a conta, que é gratuita e colocar uma foto.
    Contudo não vou fechar o blogspot, colocarei sempre o inicio de cada post, para que os meus seguidores possam estar actualizados.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  94. Um pouco assustador! por aqui o Kafka (o cágado)já hibernou no pequeno lago do jardim, sem medo, sem monstros, dormindo serenamente até á próxima Primavera.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  95. Bem construído, reflexivo... aplicável a diversos contextos.

    Um abraço, AC!

    ResponderEliminar
  96. Adoro teu jeito lindo de escrever, as palavras encaixam-se perfeitamente umas nas outras. Muito, muuuito bom de ler...!
    Obrigada por seu carinho e apoio, recebo-te sempre com um sorriso que me escapa.

    Sonhos não destruídos, são substituídos.

    Beijos e uma linda noite!

    ResponderEliminar