sábado, 15 de setembro de 2012

ADEUS, PRETINHA!

.
.
.
.
Ela não andava bem. Ainda se tocou a rebate, mas as raízes do tumor mamário já eram demasiado fortes. E a Pretinha acabou por se apagar. 
Hoje, logo pela manhã, a enxada exercia o seu mister, compassada, activando memórias que, por si, se auto-seleccionavam na complexa combustão da razão com a emoção. A cova ia-se aprofundando, mas a facilidade inicial fora sol de pouca dura. O terreno, fiel à filosofia dum Inverno nada pluvioso, recusava-se à ideia de fundo, e estoicava-se numa coriácea resistência. É que os equilíbrios não se manuseiam de acordo com a vontade do esforçado aprendiz, são matéria sensível avessa a qualquer atalho de circunstância. Mas a causa era forte, e insistir era necessário. Por mais que doesse.
O tempo decorria, indiferente ao drama da relação da enxada com o terreno duro, e apenas uns baldes de água iam apaziguando a convivência da (im)possibilidade das coisas. As memórias, ainda em carne viva, alimentavam a convicção, e a tarefa lá se ia cumprindo. O tempo deixara de existir no desfilar de imagens da Pretinha, incondicional companheira de tantas horas. E foram tantas! Não usava turbante, aquela louca schnauzer gigante, mas era certeira na leitura de alegrias e tristezas, e para qualquer delas disponibilizava uma ternura única. Sabia seduzir, a Pretinha, socorrendo-se apenas da naturalidade das coisas. Estou aqui, conta comigo. E estava sempre.
O tocar do telemóvel desvaneceu imagens e emoções. Era da clínica, onde ela tinha passado a sua última noite de vida, e só nessa altura a ditadura do tempo se impôs. Desde que a enxada iniciara o seu ritual, o sol já tinha galgado três horas no seu galopar. Estava na hora de ir buscar a Pretinha. A terra aguardava-a.
Enquanto a enterrava – não interessa o porquê, mas tinha que ser eu, mas é duro, muito duro – alguns pensamentos, daqueles que não pedem autorização para assomar, chegavam-se à frente. Para lá do choro, momento único de expurgação, a morte, para o observador atento, é sempre uma tentativa de reconciliação com a vida. Não é ela, em si, uma forma única?
No final, flores silvestres para a Pretinha. Ela gostaria.
 .
.

56 comentários:

  1. Isso a gente guarda com a gente, só quem vive esse momento e essa sensação estranha de amor incondicional com um animal, mais humano que muito humano de 2 pernas é quem sabe.

    Flores para a pretinha e que são Roque e São lázaro a guardem, são os cães que nos ajudam nos momentos da caminhada, aceitam nossos defeitos e comemoram conosco sem se importarem que sejam futéis ou não.

    O nosso chamava batuta, era um viralata de rabo cotô, se foi, mas ainda hoje, sinto que está chegando a qualquer momento.

    9bjs

    ResponderEliminar
  2. Me emociona isso pois lembro da minha quando perdemos após 15 anos. è triste e sentimos mesmo.

    Fica bem! Uma pena, mas ninguém quer vê-los sofrer! abração,chica

    ResponderEliminar
  3. Bicho sofrendo é triste demais de se ver, então, mesmo não adiantando como consolo, bom é saber que ela está sem dor, sem sofrimento agora, lá nos céus dos cachorros.
    E agora permanecem imutáveis e tatuadas as lembranças eternas da pretinha.

    Meu abraço solidário, querido A.C.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Fifus, meu bebê schnauzer está doente. Corri com ele hoje cedo para o veterinário. Chora deitadinho aqui a meus pés enquanto se recupera. E eu choro aqui aos seus pela sua perda, que, sim, eu sei, são só cães, mas como são humanos.
    Sinto muito, AC.
    De verdade.
    Beijosss

    ResponderEliminar
  5. Amigo AC,
    O texto é trágico e comovente, porém belíssimo, como tudo que tu fazes.
    Esse bichinhos são, deveras, verdeiros filhos e irmãos quando fazem parte do convívio da família.
    Infelizmente, não podemos garantir nem nossa própria vida, apesar de fazer tudo que está em nossos limites para tentar salvá-los.
    O texto feito com emoção fica ainda mais belo.

    Abraços do amigo de além-mar e ótimo fim de semana para ti e família.

    ResponderEliminar
  6. que belo texto de lealdade e emoção AC..
    os cães são um presente..
    deixo aqui meu carinho..
    beijos..

    ResponderEliminar
  7. Partilho a mesma dor...
    O meu gato Chavez distraído, ao passar a estrada, acabou por ser atropelado. E assim se foi um pedaço de mim, restando as fotografias.
    Um grande abraço pois bem sei que, para quem gosta de animais, este é tão necessário.

    ResponderEliminar
  8. É com as lágrimas a correrem que estou aqui a tentar escrever não sei o que dizer para te confortar, porque não existem palavras!
    Esta Pretinha era linda e amada! Sei o que custa, conheço bem esse sofrimento.

    Eu não tenho cães, jurei a mim mesma não voltar a ter, tive um rafeiro, que cada dia que meu falecido marido chegava do trabalho ele ia buscar na boca um chinelo do dono (habito que o meu falecido tinha, calçar os chinelos logo que entrava em casa) quando meu marido morreu o nosso cão foi buscar não um, mas os dois chinelos do dono deitou a sua cabecinha em cima deles, deixou de comer e assim teve 45 dias sem largar os chinelos, o veterinário disse que nada havia a fazer, ele estava a sofrer a saudade do dono, morreu após 45 dias, foi enterrado junto com os chinelos que ele não queria largar.

    Tenho uma Pretina, mas gata, temos gatos não por opção,mas tudo começou à uns anitos porque alguem deixou aqui 4 muito pequeninos abandonados, como acontece todos os anos nas férias. Eles acabaram por fazerem criação, amamos muito estes amiguinhos, hoje temos 6, mas já tivemos muitos, mas os caçadores mataram-me alguns,outro morreu envenenado, outro atropelado, outro regaram-no com gasolina e atiaram-lhe o fogo, enfim, até existe por aqui quem nos mate os pretos para os comerem, um horror.
    Meu amigo desculpa pela extinção.

    O meu abraço solidário quero que o sintas AC, sei que é dificil, mas pode ser confortante.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  9. Vivi com o autor cada bater da enxada na terra ao ler esta triste, mas não menos bela publicação!
    Não se poderá substituir a companheira de tantos anos, mas as lembranças são eternas!

    ResponderEliminar
  10. Não tenho palavras e fico-me pelo silêncio. As flores florirão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Tudo o que escreves é lindo, mas este texto, tocou-me profundamente! faz um ano que assisti aos últimos momentos da minha gata de 14 anos...fiz como tu, e mais não digo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. E que em breve outra Pretinha ocupe o lugar e deixe outras belas marcas.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Triste quando chega a hora do nosso melhor amigo! Dói demais e custamos a aceitar tal perda. Só o tempo...
    Meu abraço.
    tais

    ResponderEliminar
  14. Querido amigo AC, só posso te dizer que também choro contigo pois já passei por essa situação inúmeras vêzes com nossos animais. Cada perda é uma perda que sentimos profundamente. Talvez os adoremos mais que a muitos humanos por serem leais, sinceros, amigos verdadeiros e que não nos cobram nada. Nem o tempo poderá apagar os belos momentos que tiveram juntos. Um grande e carinhoso abraço.

    ResponderEliminar
  15. que a Pretinha descanse em paz,



    abraço

    ResponderEliminar

  16. Há palavras que nunca se sabe dizer...

    :(

    Um abraço, Ac

    ResponderEliminar
  17. A Pretinha vai ficar para sempre na sua memória e no seu coração.o que os animais ,cães e gatos nos dão de estima e solidariedade fazem bem para a nossa alma e o amor mútuo faz sempre valer a pena apesar da saudade.Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Pretinha cumpriu seu ciclo na terra, missão cumprida - hora de despedir-se. Como as vezes é difícil se despedir desses seres que nos trazem tanta alegria.

    beijos

    ResponderEliminar
  19. sempre que chego aqui, sou tocada pela vida. mesmo quando a morte está presente, é a vida que a envolve(e não o contrário).

    "...a morte, para o observador atento, é sempre uma tentativa de reconciliação com a vida..."

    abraço ac e pretinha!
    beijo.

    ResponderEliminar
  20. Poeta , seu doce e pungente texto me emocionou . Temos na família uma Pretinha ,da raça labrador . Ela , como a sua , entende de nossas alegrias e tristezas .Citando Clarice Lispector : " Ter bicho é uma experiência vital .
    E a quem não conviveu com um animal falta um certo tipo de intuição do mundo vivo . "
    Sinto pela perda .
    Aceite meu abraço com carinho

    ResponderEliminar
  21. Chorei pela Pretinha e por lembrança de situações idênticas .

    Um beijo e um abraço , AC ,
    Maria

    ResponderEliminar
  22. Brilhante o texto, AC, como sempre, e digno do momento. Junto-me a ti no sentimento de perda e, também eu, lanço flores sobre a terra.
    Abraços.
    Gilson.

    ResponderEliminar
  23. Sinto pela sua perda, mas lembre-se de quão privilegiado é por ter essas memórias, que o acompanharão para sempre.
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  24. AC,

    as tuas palavras fizeram-me lembrar o meu fiel amigo Cocas e meus olhos encheram-se de lágrimas. Ainda hoje sonho com ele, e chamo o meu pássaro Einstein pelo seu nome, às vezes é como se ele ainda estivesse aqui. E está...
    Quem ama os animais como a si, como os seus aprende que eles ficam sempre em nós...

    Beijo

    ResponderEliminar
  25. O teu texto é uma ode à Pretinha que com certeza está orgulhosa de semelhante prosa requintada...homenagens destas só a princesas...também eu passei por isso...e chorei quando vi o corpo branco preso pela coleira...hirto...e os olhos abertos...e o azul claro sem vida...ainda hoje me custa!!!
    Beijo e faz o teu luto!

    ResponderEliminar
  26. Senti profundamente cada uma de suas palavras, querido AC. Vivi isso mais de uma vez e posso lhe dizer que foram os seres que mais me amaram na vida. Sem restrições, sem porquês. Um texto lindo e triste, mas a Pretinha partiu feliz pela oportunidade de ter vivido com você.
    beijo

    ResponderEliminar
  27. "Cães como nós..."

    comovente texto.

    abraço

    ResponderEliminar
  28. Que triste, mas o que se pode fazer? Superar a tristeza...
    Um abraço carinhoso para ajudar...
    Bjo

    ResponderEliminar
  29. Meu querido amigo, AC, sinto muito pela sua perda!
    Estes nossos amiguinhos de pelos, são tão especiais, que ficam mesmo gravados no nosso coração pra sempre.
    Que a Pretinha siga feliz, lá no céu do cachorrinhos...gosto de ter esta sensação de que eles são bem cuidados por lá... ela ficará bem, amigo e você também.
    Um abraço, beijo
    Valéria

    ResponderEliminar
  30. É horrível enterrar um amigo!
    Este texto foi dos mais belos que te li.
    Escrito com sangue, pontuado com dor.
    Que descanse em paz a Pretinha!

    ResponderEliminar
  31. Lamento este momento doloroso.
    Voltar a visitá-lo neste dia...

    Um beijo AC

    ResponderEliminar
  32. Um texto de despedida realmente tocante.A gente estima tanto esses companheiros de 4 patas que é preciso tempo para elaborar a perda deles também.
    Abraços,

    ResponderEliminar
  33. Um texto tocante de despedida.Lamento.A gente estima tanto esses amiguinhos de 4 patas que apenas o tempo para aliviar a falta que eles nos fazem.
    Abraços,

    ResponderEliminar
  34. Que nessa terra cresçam flores (como gaura lindheimeri) e adocem sempre o olhar...
    Um Xi,

    ResponderEliminar
  35. Só de imaginar, dói. E o texto comovente numa libertação de dor, que fica.
    Abraço solidário

    ResponderEliminar
  36. Dói muito perder os que se amam. Seja qual for a espécie!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Sinto muito. Emocionante texto. admiro as pessoas que entendem a vida não só para si mas para todos, pois somos diferentes e sempre iguais, bichos ou gente, pois gente é bicho também.
    Bom final de semana.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  38. AC, «flores silvestres para a Pretinha» fez em Agosto dois anos também perdi a minha amiga Violeta, há três anos que ela me tinha escolhido numa visita ao canil (talvez já viesse doente) custou-me horrores, vê-la acabar-se lentamente mas, é a lei da natureza.
    Algum tempo depois, recolhi uma cachorrinha a (Faísca) e espero usufruir da sua companhia por muito tempo!
    Um beijinho, amigo! Abraço!

    ResponderEliminar
  39. "Flores silvestres para a Pretinha". Sei como dói.

    Beijos :(

    ResponderEliminar
  40. Ah meu amigo!
    Me fez lembrar da minha velha Pretinha que perdi a tanto tempo!Hoje tenho outra cadelinha!Tive muitas, mas nao no lugar dela!Nunca mais sera a minha primeira: a Pretinha!
    E assim termina a vida.Dolorida.Pra tudo e pra todos!

    Um abraço solidário e flores para sua Pretinha!

    ResponderEliminar
  41. Neste momento só deixo um grande abraço em sua alma.
    bjs
    Francy´s

    ResponderEliminar
  42. Meu querido amigo

    Sei como dói ter de se fazer esse gesto.
    Também passei por isso com uma gatinha que me acompanhou 13 anos e tive que tomar a decisão de a adormecer, foi terrível.

    Deixo um beijinho com carinho e uma flor para a Pretinha.
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  43. Creio que a perda de um animal querido, muitas vezes, o mais fiel amigo, é um ritual de amadurecimento, de compreensão da vida e da morte, do inexorável e da necessidade de prosseguir vivendo. Todos passamos por isso, às vezes muito cedo, outras quando já conseguimos refletir sobre vida e morte, sem chorar, sofrendo por dentro... Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  44. Senti seu sofrimento, pois esses dias enterrei a minha bassê! saudades dela, abraços

    ResponderEliminar
  45. Perco o pouco jeito que tenho com as palavras, nestas alturas... Portanto, limito-me a olhar para a imagem e a constatar o óbvio com um adjectivo: Linda!

    :)

    ResponderEliminar
  46. Sei o que é esta dor, mas é a lei da vida.

    Beijos e flores.

    ResponderEliminar
  47. Lamento amigo. Gostava de dizer mais qualquer coisa mas em alturas de perda daqueles que amamos, as palavras não mitigam saudades.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  48. Sinto muito meu amigo, sei como dói a perda destes nossos anjinhos sem asas, nosos companheirinhos queridos.
    Pretinha é linda e e onde estiver decerto estará apreciando teu gesto amoroso de ofertar-lhe flores e mais, o teu amor até o fim.
    Recebe meu abraço e meu carinho...

    ResponderEliminar
  49. Texto tocante. Entendo sua dor. Tbm passei por uma perda dessa natureza, c/meu poodle "Choquito". A doença e a partida deixou a casa triste.. vazia. Vida sacrificada + choro dolorido. Ficaram as boas lembças... Hoje tenho um lhasa apso chamado Charlie. O xodó da casa! =)

    abço

    ResponderEliminar
  50. Meus olhos verteram lágrimas. Imagino o que você sentiu... Beijos, AC!

    ResponderEliminar
  51. Também sei como é, entendo cada palavra. Ficam sempre as memórias, boas, claro.
    Também deixo flores silvestres, em homenagem a essa amiga e a todos os amigos de quatro patas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  52. Deixo flores silvestres, também para a Pretinha...
    :( Beijo

    ResponderEliminar
  53. a dor da partida de quem nos deu amor.
    é sempre muito triste.
    deixo flores para a Pretinha.

    beij

    ResponderEliminar
  54. E a saudade fica. As memórias, também. E nelas condensam-se todo o amor que demos e recebemos. Todas as alegrias. Todos os afagos. Todas as horas que, foram nossas e deles.

    Falo pela tua Pretinha e pela minha Rita, a pequenina Yorkshire que tanta alegria me deu e que partiu, já fez um ano, e ainda hoje choro por ela.

    Um abraço solidário neste tempo, sem tempo.

    ResponderEliminar