domingo, 18 de maio de 2014

FELISMINO

.
Fotografia de João Sargo
.
.
.
Cabisbaixo, sentado frente ao lume, Felismino ouvia o silêncio. Do curral vinha o eco quase imperceptível de meia dúzia de cabras que, para além da companhia, proporcionavam ao velho o leite necessário para fazer um ou outro queijo.
Às vezes sentia falta de dois dedos de conversa, mas habituara-se à solidão dos montes e à companhia dos animais. Os últimos habitantes da aldeia tinham partido ia já para cinco anos, e desde então vivia ali sozinho. Queriam à viva força que fosse com eles, que havia de se arranjar jeito de ficar num lar, mas ali era a sua casa. Ali nascera e ali haveria de morrer. Nunca chegara a casar, e não havia nada fora daquele mundo que chamasse por ele.
Tirou da panela o caldo acabadinho de fazer, encheu uma malga e esperou que arrefecesse um pouco. Lá fora ouvia-se agora o ladrar dos cães, mas não ligou. Era bicho, com certeza, pois ali não passava vivalma, a não ser um ou outro caçador.
Bastava-se da horta e não precisava de muito. Uma vez por mês ia até à vila para receber a parca reforma e, entre dois copos na tasca do Pinto, aproveitava para se abastecer de arroz, açúcar, sabão, umas latitas de conserva e pouco mais.
Há dois anos chegara a ter a companhia duns alamães que para ali vieram viver, à espera de encontrar não se sabe bem o quê. No princípio pareciam entusiasmados, mas fora sol de pouca dura. Conforme chegaram, assim partiram. Não estavam preparados para aquilo, o bicho homem precisa da companhia de outros homens.
Quando acabou de comer foi até lá fora. A noite estava fria e adivinhava-se geada. Apertou melhor o casaco e foi espreitar as cabras, aninhadas no curral. Estavam sossegadas. Depois puxou da onça e começou a enrolar um cigarrito, companhia solitária de todas as noites.
A morte não o preocupava. Sabia que tinha que ir um dia, já vivera o suficiente para aceitar o inevitável. Queria deixar os ossos naquele ermo, onde os animais nasciam e morriam de acordo com a ordem natural das coisas. Era assim que entendia o mundo.
No céu via-se o brilho duma ou outra estrela. Os cães, sentindo algo no ar, abeiraram-se dele à procura dum afago. Na rua deserta era chegada a hora das sombras dos antigos habitantes ensaiarem a sua dança lúgubre.
.
.
Reedição
.
.

40 comentários:

  1. Lindo, leve e profundo ao mesmo tempo.Deu para entrar no cenário e imaginar Felismino...abração,chica

    ResponderEliminar
  2. Poeta , um presente , neste domingo, saber da existência sábia do Felismino . Obrigada . Beijos

    ResponderEliminar
  3. Também eu quero ser senhor do meu silêncio.
    Uma grande satisfação visitá-lo, AC.
    Grande abraço.
    Gilson.

    ResponderEliminar
  4. Que feliz era Felismino assim!

    Beijos dos Alpes com votos de um domindo sereno!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia poeta...Nem sempre conseguimos ser donos da própria vida e do destino. Acho que a solidão é vocação de poucos, mas o que me parece e que ele mesmo que longe de pessoas era feliz .Às vezes estamos rodeados de pessoas e nos sentimos na maior solidão do mundo, já me senti assim várias vezes. Tenha um ótimo domingo, aqui já com carinho de outono mesmo. beijos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia amiga
    Uma belíssima história. Nem sempre a companhia das pessoas é capaz de nos tirar da solidão. Felismino era feliz pois era sábio o suficiente para se encantar e se envolver pelas belezas ao seu redor.
    Um dia feliz
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, Gracita, amigo! :)

      Um dia feliz para si também!

      Eliminar
  7. Lindo...lindo...lindo...
    Felismino nao é solitario... ele encontrou a si mesmo... nao precisa de mais nada...

    ResponderEliminar
  8. Saudade da sua escrita cinematográfica, AC, que nos faz viajar por cada palavra, deliciosamente postada uma após a outra. Lindo, lindo! Muito bom estar aqui, de volta! Beijo!

    ResponderEliminar
  9. Uma história com brilho humano.Aqui recordei a casa dos meus sogros e a sua vida solitária naquelas encostas de Penedono.
    Casas com este tipo de pedra e de pessoas feitas ao sofrimento.

    ResponderEliminar
  10. Um homem que a si se basta! um sábio que possui todas as estrelas do firmamento e pelo jeito nenhuma ambição ou mágoa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Ler cada linha, visualizando a cena bucólica e solitária. viajei nesse conto poético. Muito bom!

    ResponderEliminar
  12. Acho que esse foi o primeiro texto que eu li por aqui. Muito bom!
    xx

    ResponderEliminar
  13. Agostinhamigo

    Pelo andar ca carruagem que nos proporciona esta gente que é poder, a tua estória, aliás belíssima, rapidamente terá em cada um de nós, Portugueses, um intérprete ainda que contra vontade. Fotografia deslumbrante.

    Abç

    ResponderEliminar
  14. O Felismino com ele próprio, sem medo, sem solidão, sem a selva da vida...
    Fui transportada para aquela aldeia e conheci o Felismino, gostei dele.
    AC, que escrita fantástica!

    ResponderEliminar
  15. Um texto muito bonito!
    E uma foto que é uma maravilha!

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Demorei-me na leitura, como se filmasse em câmara lenta. Visualizei, mas, sobretudo, revi um retrato de tantas aldeias abandonadas, onde os "Felisminos" fiéis aos sons da terra desprovidas dos risos cantantes de crianças, teimam em ficar. São os meus heróis da atualidade pois vivo num interior desertificado, onde as políticas teimam em retirar cada vez mais serviços...
    Só a título de curiosidade: o meu filho (agora sem qualquer trabalho), fez parte da Academia da RTP1 e foi o realizador de 4 reportagens sobre aldeias (diferentes pontos do país) desertificadas mas onde era palpável a partilha e o amor à sua terra. Teve bastante aceitação e audiência mas como o "cultural" é caro, não prosseguiram o projeto... Desculpa o arrazoado mas o teu texto tocou fundo.
    Bjo, AC :)

    ResponderEliminar
  17. Amei toda a história. Viajei em cada palavra no sentimento de Filismino. Parabéns, mais uma vez e obrigada por nos propor tão belos escritos. E, a propósito, como prezo muito pela sua opinião, atrevo-me a te convidar para ler uma história que contei no meu Blog. Espero que goste e que te toque de alguma maneira. bjs
    http://mulhermaeprofessora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Antevia-se a suavidade do final ainda antes do ladrar dos cães.
    Dei um tempo às palavras, não sei bem porquê, mas elas, as palavras, mesmo as que não escrevo, estão em mim como se fossem minhas.
    Gostei muito.

    ResponderEliminar
  19. AC por um minuto gostaria de ouvir o silencio ... Bela forma de falar do ciclo da vida, a maneira que começa e como pode terminar.
    Beijos caríssimo tenha uma linda semana.

    ResponderEliminar
  20. o ultimo Moicano?...

    gosto deste seres que são testemunha do tempos.

    abraço

    ResponderEliminar
  21. Imagens do ser sozinho sem ser, quase pintura.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  22. É de lágrimas acorrerem pelo meu rosto que li e reli, recuei no tempo e revi muitos dos momentos que um Sr. que era pastor na minha Aldeia vivia, não vivia mais em solidão porque o meu pai o ia buscar para nossa casa, mas ele entregou-se à solidão e a sua vida ao destino que ele escolheu.
    Adorei o texto e a imagem.
    Bem-haja meu amigo AC

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  23. Adoro essas casas de pedra, tão chegadas, do tempo em que não passavam carros, um encanto!
    Gostei mesmo muito do seu conto, com um arrepiozinho no fim...
    Beijinhos, bom dia!

    ResponderEliminar
  24. Quase que consegui transportar-me para o lado do Felismino. É exactamente disto que gosto quando leio, o não ser necessário grande esforço para conseguir estar lá. Lá, dentro do texto, e fazer também parte dele. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  25. Que solidão!!! O homem apendeu a saber estar só, demasiadamente só! Belo texto, boas ilustrações escritas, fizeste literatura com a vida humilde de Felismino! Senti-me remetida para os filmes de província.

    Beijo saudoso :)

    ResponderEliminar
  26. Olá, AC!

    Magnífico texto. Duma realidade difícil de apreender para o comum do cidadão que sempre viveu em sociedade: que será poética para alguns, para outros vida de desterrado.
    No fundo e para cada um, o importante é que estejamos de bem com nós mesmos - arte que o Sr Felismino aprendeu a dominar.

    Um abraço e bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  27. Felismino , o guardador do tempo , do silêncio e das estrelas .
    De quando em vez , necessitávamos de ser Felismino .

    Um beijo , AC ,
    Maria

    ResponderEliminar
  28. Tantos Felisminos ainda persistem em viverem só, com só, na solidão...
    Beijo, AC,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  29. Uma paz que se respira....se sente, se vive no olhar do Felismino...
    Gostei muito...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  30. Uma realidade magnificamente bem escrita.

    bls

    ResponderEliminar
  31. De repente vi-me de regresso à minha infância quando ia passar férias a casa do meu avô, num lugar quase despovoado. Um texto excelente.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  32. meu querido AC

    Quantos Felisminos ainda vivem por aí nestas terras sem fim e são felizes à sua maneira. Nunca tiveram mais, por isso não sente falta do que não tiveram.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  33. AC,
    A solidão, assim serena, assusta-me. Arrepiou-me a leitura deste texto. Comoveu-me a singeleza do devir para este homem que espera, em última análise, a morte.
    Una furtiva lagrima foi o que me lembrou a sua prosa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Lição de vida a do Felismino!
    Muito belo o teu texto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Uma solidão acompanhada! :)

    Beijinhos Marianos, AC! :)

    ResponderEliminar
  36. Suponho que conheça algumas aldeias assim. Pois a mim, faz-me falta o contrário. Faz-me falta uma casinha assim pequena, longe do bicho homem, onde possa gozar da minha própria companhia e dos meus amigos livros.
    Sem televisão ou sequer rede de telemóvel.
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  37. A solidão só existe quando sentida e Felismino está afeito ao seu próprio mundo. Dá que pensar!

    ResponderEliminar
  38. Maravilha de texto, AC. Muito belo mesmo.

    Beijo!

    ResponderEliminar