sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

EU NATALICIO, SEM PINGA DE PAPEL DE EMBRULHO. E TU, APARENTEMENTE DE BEM COM O MUNDO, FAZES O QUÊ?

.
Imagem retirada do google
.
.
Rebusco, em jeito de retrospectiva, em 2009 e, sem surpresa, qual eterno pesquisador, resgato palavras como se fossem pedras em eterna combustão. Afinal, sem qualquer admiração, e apesar da presença do bicho, nada mudou.
.
Aproximou-se e, com ar de quem sabe o que está a fazer, levantou a frágil tampa. Lá dentro, no meio dos detritos da abundância, uma ideia desprezada debatia-se, inconformada com a inevitabilidade dos tempos. Pegou numa velha vassoura e varreu a zona contígua ao contentor, tornando-o a estrela do beco. Então, com a solenidade de algo que contivesse a maior premência, pegou numa placa, virou-a e escreveu algo no verso. Depois de a colocar de modo a nela incidir a luz do candeeiro, afastou-se do local.
Quando os almeidas saltaram do camião para recolher o lixo, depararam com uma placa onde, em letras gravadas a fogo, se podia ler: "AQUI AGONIZA O ESPÍRITO DE NATAL".
Naquela noite, no desconcertante beco, o lixo ficou por recolher.
.
O tempo passou, de melhorias do beco nada constou. E assim penamos, colados na TV, no Twitter ou no Face qualquer coisa, como se dali algo de bom pudesse advir, para lá de nós.
Continuamos tolos, como sempre, assim registou o cronista. Para que conste.
.
.

20 comentários:

  1. Onde o Espírito de Natal agoniza mais, será ainda, no espirito da maioria dos empresários do ramo alimentar que não permitem a dádiva de bens perecíveis às pessoas carenciadas, nomeadamente aos sem abrigo. Tudo vai parar aos contentores próximos. É lá que são recolhidos pelos quem vivem na rua.
    Suponho que, nesse beco, os resquícios de ausência do tal espírito natalício se reflita mais na mostra do consumismo exacerbado e desnecessário que gera desperdício.

    Esta tua crónica, bastante desencantada e generalizada - coisa que nunca me apraz fazer -, mostra-nos que apesar da passagem dos anos e alterações na vida das gentes, trazidas pelo tempo, nada muda?!

    TV, AC? E os smartphones e vídeo games e redes sociais e outras coisas mais?

    Um abraço grande e, por favor, não te zangues comigo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zangar-me contigo? Porquê? Porque não leste o texto todo? Isso são amendoins, minha cara Janita.

      Eliminar
    2. Amendoins? :) Não conhecia a expressão, pelo menos em português.
      Mas li tudo sim, AC. :)) Tu sabes que sim.

      Eliminar
    3. :)
      A melhor forma de te responder é sorrir, na esperança de que partilhes comigo uma qualquer esperança no bom desígnio dos nossos netos, enquanto apreciamos um bom chá. A essência do dito fica a teu cargo. :)

      Eliminar
    4. Ok, ok! Vou pensar numa essência exótica e simultanemente calmante. :)

      Eliminar
    5. Essência exótica? Porquê? Basta investires nas simplicidade, que o resto vem por acréscimo.
      Um beijinho, Janita :)

      Eliminar
  2. Talvez fique melhor assim: Parece que as melhorias levam o seu tempo… : )

    ResponderEliminar
  3. As escritas, às vezes, são atemporais. O Natal é deturpado e definha em cada era conforme a involução humana. Somente nos lega o lixo do luxo, corolário da soberba, avareza e gula da ínfima parcela social. Abraços. Feliz Natal e próspero Ano-Novo!

    ResponderEliminar
  4. Faço o quê? Faço muito e já não é a primeira, nem a segunda que deito no contentor o que deixam no chão porque reciclar? Só se o fizer a essas personagens que se estão nas tintas para quem trabalho num trabalho árduo.

    O Espírito de Natal agoniza em muita coisa e gente que fala, fala e nada faz. Em pensamento retirei a placa e alterei o escrito por " a partilha e o respeito de Natal deveria ser todos os dias e aconcheguei num papel bonito do ano passado para levantar/incutir os "outros" que há "mais mundo" para além do seu umbigo.
    Fiz-me entender? Oxalá que sim porque ao ler e reler foi o que eu senti...a simplicidade das coisas que muitos teimam em aprender. Que fúria amigo

    Beijos e um bom dia deste TIR hoje congelado:))))

    ResponderEliminar
  5. Os desperdícios de Natal dava para alimentar tanta gente que, infelizmente, passa fome
    Como diz e bem, as pessoas que estão no seu conforto vendo tv, jogando jogos, abrindo garrafas de champanhe, não se lembram de quem, na rua sofre.
    Muitos até dizem, por exemplo: "" Nem se vê um policia na rua "".
    E o vizinho pergunta: Óh vizinha, com este frio, foi à rua? Não, foi a resposta. Pois. MaS OS POLICIAS ANDAVAM NA RUA AO FRIO...
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Tudo tristemente verdade. A abundância e desperdício de alguns pode ser o que falta a outros, inclusive no Natal, que deveria ser a festa da solidariedade.
    À frente está a última semana do ano. Que seja ótima!

    ResponderEliminar
  7. Cansada de dar murros em pontas de faca. Faço a minha parte, com o que posso, e faço votos para que muitos mais façam a sua (deles).

    Boas Festas, sô AC
    Sirvo-lhe um chá de erva príncipe, colhida ali do meu vasito, aceita?

    ResponderEliminar
  8. "AQUI AGONIZA O ESPÍRITO DE NATAL".
    Sitio? Contentor do lixo!
    Quando? Exactamente quando
    um tal oh, oh, oh, entrou em campo

    ResponderEliminar
  9. Continuamos colados nos meios que nos trazem informações, com o mesmo sentir, inclusive a esperança. Realmente, a desigualdade e o desperdício não se perderam com os anos. Simplesmente aumentaram. Para alguns, estar de bem com o mundo é rotina .
    Aproveito para lhe desejar, desde já, um 2021 diferente, sem as amarras que nos acorrentaram no presente ano. Um 2021 que traga saúde e paz. Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Falta pouco para tudo começar a mudar para melhor.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  11. Mudam-se os tempos... mantem-se a essência... apenas vão variando as moscas...
    Continuamos tolos... em tantos aspectos da nossa vida... só para disfarçar, por vezes, o quanto atolados andamos... não gosto de generalizar... mas haverá épocas em que as excepções, ainda menos se encontram ou destacam do que o habitual...
    E em tempos como os que atravessamos, de puro desencantamento, parece que a realidade nos mostra que há mesmo coisas... que nunca mudam, neste nosso mundo... no entanto, a abundância este ano... foi bem mais reduzida e contida... e tal também deu até para constatar nos caixotes, aqui da minha rua... este ano, pelo menos, fechavam-se sem dificuldade em clima pós "festa", ao contrário de outros anos...
    A vacina resolverá o problema de saúde pública... mas a factura da saúde económica... andaremos a pagá-la todos, nos anos mais próximos... com ou sem bazuca... instrumento de ilusão... como qualquer canal de televisão!...
    Apesar de tudo... que 2021, se vislumbre bem melhor!... Já que a ilusão é a última a morrer... agarremo-nos a tal!
    Votos de continuação de Festas Felizes, AC, estimando que tenha passado um Natal, da melhor forma possível, com saúde e tranquilidade... nos tempos que correm, os nossos bens mais preciosos, mais do que nunca...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Realmente, meu amigo, muito se perde e muito há por fazer...

    Venho desejar um Ano Novo melhor! @braço e muito obrigada pela presença na minha vida.

    Por estes dias é-me impossível a vida virtual, a realidade reclama-me. Voltarei. Beijo

    ResponderEliminar
  13. Gostei deste seu texto. As últimas três linhas são claras e sem rodeios. Aprovo.
    Boa passagem de ano, sobretudo com saúde.

    ResponderEliminar
  14. Que em nós o tempo seja de mudança e não falte o ânimo para construirmos um futuro promissor.

    Feliz 2021, meu amigo AC.

    ResponderEliminar
  15. O verdadeiro espírito de Natal deve ter desaparecido quando se inventou o dinheiro.
    Aproveito para lhe desejar um 2021 tão pacifico como um bebé, tão luminoso como o sorriso de uma criança. Que a saúde e a normalidade voltem à nossa vida, como a Primavera regressa após cada Inverno. Feliz 2021
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar