domingo, 17 de julho de 2022

RENASCER

.
.
.
Elvira Carvalho é uma blogueira muito conhecida, que espalha gentileza, boas maneiras e, contrariando as várias maleitas que a têm afectado, uma vontade enorme de viver. 
Há dias fez-me chegar às mãos o seu terceiro livro, Renascer de seu nome, em edição bilingue, pois nuestros hermanos estão mesmo aqui ao lado, e fazia-me um pedido: que lhe transmitisse a minha opinião. Pois bem, ela aqui fica.
A Elvira tem um forma muito peculiar de escrever. As vírgulas, por vezes, gostam de jogar às escondidas, trocando de lugar com um sorriso, mas quem a lê entra no jogo facilmente, tal a torrente de situações que lhe brotam da pele. E é ver, e sentir, a cruzada dos seus protagonistas, enfrentando o mau humor do destino com muita resiliência, sempre na boa fé de que a verdade é como o azeite.
Neste romance a autora descreve as emoções de Carlos, refém dum conceito de honra que ele cultiva como poucos, após um ferimento na guerra colonial que lhe subtraiu a memória. O enredo desenrola-se como se de um filme se tratasse, com vários locais de "filmagem" - Angola, Lisboa e Peso da Régua - a dar cor e substância à obra, recheada de incertezas, com a emoção e as incertezas do amor sempre presentes.
Renascer, tal como todas as obras da Elvira, lê-se num ápice e de forma muito agradável. No final, no meio de um suspiro, fica a sensação, que transpira das palavras, de que a autora, já tendo passado por muito, tem uma vontade enorme de participar no equilíbrio colectivo, devidamente alicerçada num mundo mais justo, com valores não hipotecáveis.
Parabéns, Elvira!
.
.

12 comentários:

  1. Merecidos elogios tão verdadeiros à querida Elvira que, como em tudo que escreve, deixa vem o grande talento que tem e a grande pessoa que é!
    Acompanho sempre seus contos e adoro!
    abração aos dois, linda semana,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente tudo o que descreves da Elvira da sua resiliência e escrita.
      Beijos e uma boa tarde

      Eliminar
  2. Estive ausente durante duas semanas. Regresso hoje e tenho a surpresa de ver o seu post. Quanto à pontuação eu não sei mesmo fazê-la. Peço desculpa.
    Fico muito grata por tudo o que escreve sobre o Renascer. Penso que na atualidade não se encontrarão pessoas com aquele conceito de honra do Carlos, mas naquele tempo, era diferente. Fico feliz por ter gostado da leitura. E uma vez mais agradeço a gentileza deste comentário.
    Um abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de ler o que escreve a Elvira. É Uma Senhora. Amiga. Muito verdadeira. Gosto da sua forma peculiar de escrever as suas histórias. Por vezes aparecem pessoas a querer derrubar. Nada derruba! Parabéns e obrigada pela partilha da nossa Escritora.
    -
    Seria a vigilância da desventura alheia

    Beijos, boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não conheço a obra de Elvira Carvalho, porém pelo que o amigo AC expõe, é um livro imperdível pelo que tem a nos ensinar. Temos necessidade vital de estarmos sempre renascendo. Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Sou seguidor há muitos anos.
    Escrita baseada na vida, é isso acima de tudo.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Não li "Renascer", mas li "As Cores do Amor" de que gostei muito e pude apreciar a forma peculiar como a Elvira descreve as emoções e nos leva através da história que é contada, com entusiasmo e curiosidade.
    Obrigada pela sua opinião. Um beijo para a Elvira.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Elvira é muito especial com as palavras, que une de forma encantadora em tudo que escreve. Aborda vidas e sentimentos. Sua apreciação mostra o valor da obra. Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Olá, AC!
    Elvira é escritora nata.
    Bem merecida a partilha.
    Tenha um dia abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso do que tenho lido, sempre que a disponibilidade o permite, do que a Elvira vai publicando! A sua escrita é sempre entusiasmante, com um enredo super bem concebido, que nos prende rapidamente a atenção, assim que iniciamos a leitura... Também sou igualmente fã das suas imagens, que pessoalmente me levam a recordar a margem sul, a qual fez parte da minha vida, durante bastantes anos, enquanto a minha avó paterna lá morava... e leva-me tantas vezes a passear pela zona sul do país, da qual tenho andado muito arredada, nos últimos anos...
    Adorei esta especial partilha por aqui! Beijinhos para ambos!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. A partir de agora vou ficar atenta ao que Elvira vai escrevendo.
    Parabéns pelo Renascer.
    Brisas doces *

    ResponderEliminar
  11. A Elvira, é uma combatente nata, verga mas não quebra. Um enorme beijinho para ela, e o meu agradecimento a si, AC, pela bela análise do Renascer e da Elvira, penduro-me em si e faço das suas as minhas palavras. Um beijinho para si também, se me é permitido. :)

    ResponderEliminar