sábado, 11 de fevereiro de 2023

CRÓNICA AO CORRER DA PENA

.
AC
.
.
Segundo alguns estudiosos, há aquilo que queremos ser, aquilo que os outros querem que sejamos e, em última instância, aquilo que realmente somos.
Quase parece uma regra três simples, sujeita à nossa vontade, mas nestas coisas, quando o sentido da vida é o foco, nada é simples, por mais que se multiplique isto, divida aquilo, equacione aqueloutro. E, enquanto nos questionamos, a vida vai discorrendo, sem contemplações para angústias e dilemas, sorrindo de soslaio perante tanta interrogação. 
Para um observador mais cínico, com o desdém à flor da pele, a referência bíblica "crescei e multiplicai-vos" é motivo de motejo. É que nós crescemos cultivando a multiplicação, de tal forma que já excedemos a quota da sustentabilidade e, além de não nos desenvolvermos de uma forma espiritual, continuamos nos primórdios em termos de objectivos: limitamo-nos a sobreviver, a simplesmente sobreviver.
Bem sei que há a ciência, a arte nas suas múltiplas formas, a filosofia e a religião, mas, da forma que os auto-proclamados chefes da barca a estão a conduzir, tudo se resume, para a imensa maioria, ao (mau) exemplo romano: pão e circo. Quo vadis, humanidade?
Reparo agora que, ao iniciar a crónica, e dispondo da fotografia que encima o post, a intenção era ser positivo. E eu, que me refugiei num pequeno paraíso natural, constato o evidente, para lá da minha individualidade: crescei e multiplicai-vos, sim, mas em amor, justiça, esperança e respeito pelo outro, com cada um a fazer a parte que lhe corresponde. Tão só. O resto vem por acréscimo.
.
.

20 comentários:

  1. É rara a pessoa que vive a vida da forma que efetivamente é e sente. Existe sempre algo, e/ou alguém, que nos faz viver situações de forma diferente da forma que pensamos.
    O seu último parágrafo diz tudo o que deve ser a vida.
    .
    Feliz fim de semana… cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Grande idealista.
    Parabéns, os ideais também rareiam.

    ResponderEliminar
  3. Honrada com a sua visita, AC _ estou um pouco afastada e faço uma exceção para vir te dizer o quanto fico feliz quando vens a minha casa.
    Sua crônica me faz perceber o quanto driblamos os dias com suas dúvidas e interrogações. E deixamo-nos levar ao sabor do vento , crescendo, multiplicando ... pensando que estamos fazendo a parte que nos cabe nesse latifúndio. Será ?
    Um abraço, bom domingo e muitos bons dias. Volte,sempre !

    ResponderEliminar
  4. O que me encanta na foto é que aponta para um rumo bem acima do (tristemente) óbvio caminho da humanidade, até aqui. Faz crer em uma mudança de direção, quem sabe?...

    ResponderEliminar
  5. Quiçá todos vivessem pensando no bem estar seu e dos outros. Lindo de ler e ver tua foto! abração, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vim avisar que acaba de entrar céu teu lá!
      Obrigadão! abraços, chica
      https://ceuepalavras.blogspot.com/2023/05/blog-post_28.html

      Eliminar
  6. A foto é magnífica e subscrevo o teu texto porque penso o mesmo mas jamais conseguiria dizer como o fizeste. Obrigado!
    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
  7. As suas palavras, AC, sobre o sentido da vida... ganharam um significado acrescido! Acabei de assistir ao nascimento de um cordeiro aqui na quinta mesmo ao lado de casa... há mais ou menos uma hora atrás... nascido, lambido, amamentado, o pequeno e frágil animalzinho já se equilibrava, pronto a enfrentar o mundo, ganhando firmeza a cada novo passo.
    Tecnologicamente... a humanidade, já chegou a um ponto em que podemos enveredar por algum caminho sem volta... mas a grande lição, é que a natureza continuará sempre depois de nós, sob alguma forma... a inocência e a vontade pura de viver, serão sempre mais fortes do que os meandros da alma humana, que não nos deixam sair deste ciclo repetitivo de evolução e desconstrução... a todos os níveis!
    Ainda assim... haverá excepções há regra... e coisas boas a acontecer, quando a solidariedade e a bondade irrompem do ciclo e são canalizados para boas causas... a equipa portuguesa que seguiu para a Turquia, já salvou uma criança! São coisas assim, que me fazem pensar... que continua a haver possibilidade de dias melhores... mesmo num mundo caótico e turbulento em que a humanidade tem vindo a mergulhar...
    Sempre um prazer vir aqui respirar... ares puros!
    Beijinhos! Feliz domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela atenção dispensada à leitura de todo o meu comentário... e à "gravidez" gramatical do meu erro, Bea! :-))
      Antes que me corrija... Gravidade! Sempre bom sabermos que estamos rodeados de pessoas perfeitas, que não falham nunca...

      Eliminar
    2. ah, ah, ah. Está muito enganada, Ana - facto que me parece natural, não me conhece. Mas olhe que nada tenho de perfeita e nem desejos de. Acontece que levei anos a corrigir erros e o faço quase espontânea (o que não significa que, por lapso, pressa ou mesmo desconhecimento, não possa suceder também comigo; no caso, agradeço mesmo a correcção, em meu benefício e no de outros leitores). E é verdade - julgo eu -, é mais agradável ler seja o que for sem erros ortográficos. Mas, se isso a confrange, as minhas desculpas, pode escrever à vontade, ainda que possa lê-la guardarei para mim a correcção.
      Indiferentes como dantes,

      Eliminar
  8. Apetece-me perguntar. Onde é que eu assino?
    Amigo agradeço a sua presença no Sexta mas não tenho conseguido comentar ninguém a não ser que o faça anonimamente no pc ou no Smartphone se quiser sair identificada. Já não sei que fazer.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  9. Um belo texto de reflexão do existir em todas as suas expectativas que nos remete ao "ser ou não ser" de Shakespeare. Passamos a vida a nos questionar e nunca chegamos a uma certeza absoluta da nossa real condição de eterno aprendiz

    ResponderEliminar
  10. Um abraço e parabéns pela acuidade de seus pensamentos

    ResponderEliminar
  11. Crescei e multiplicai-vos tem sido o mote para insultar quem escolhe não ter filhos.
    Parvos é que há muitos.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  12. Muito reflexivo e inspirador este texto. Sermos nós mesmos. Sempre. Mesmo quando a brecha que escolhemos para nos vermos seja a porta escancarada onde avistamos a humanidade tão desprotegida, tão incapaz de se encontrar...
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Inspirador, meu amigo! Tão bom ler-te... "crescei e multiplicai-vos, sim, mas em amor, justiça, esperança e respeito pelo outro." Sem dúvida isso é o necessário! Bj

    ResponderEliminar