sábado, 21 de janeiro de 2017

NO CALOR DO POUSIO

.
Fotografia de AC
.
.
A vida, em eterno jogo de escondidas, teima em acenar-nos, como que a lembrar que há sempre mais para lá daquilo que vemos, daquilo que conhecemos, daquilo que somos. 
Por vezes, aquando duma qualquer perda, não pareces convencida. E, sem te dares conta, alisas o terreno para a comoção se instalar. Eu sei, tu sabes: nada floresce, a não ser a sombra, com tal húmus.
Ontem, enquanto folheavas um livro, saí e sentei-me no alpendre. Estava frio, apesar do sol se esforçar por estender os seus braços, e ajeitei melhor a gola do casaco. Os gatos, por perto, indiferentes ao meu desagrado, teimavam em considerar como seus os terrenos recentemente plantados com ervilhas, favas e alhos, deixando rastos na terra mole. Levantei-me, esbracejando, qual proprietário de coisa nenhuma, e eles condescenderam em fazer o óbvio: levantaram-se, indolentemente, deslocando-se como reis e senhores do espaço, relativizando a importância do que quer que fosse. Acabei por sorrir.
O sol, entretanto, despedia-se num breve aceno, como que a relembrar evidências. Agradeci, mentalmente, e enchi o cesto da lenha para reforço da lareira. Faltava, apenas, escolher a música certa.
.
.

39 comentários:

  1. E a companheira largar o livro. Rsrsrs.
    A sério os seus textos são sempre muito belos, cheios de poesia, fazem sonhar. Gosto muito.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Este seu texto é muito tranquilo, AC. Passa energia da boa para este lado. Isso da energia boa existe realmente, desengane-se quem acha que é coisa de loucos, ou então, vai na volta, a loucura também me assiste, o que, diga-se de passagem não é coisa que me tire o sono.

    Beijinho, AC :)

    ResponderEliminar
  3. Coisas grandes que, tantas vezes nem vimos, feitas de pequenas coisas nos enfeitam a vida e nos fazem sorrir. Bem bonita a sua tarde.

    Boa e quentinha noite AC

    ResponderEliminar
  4. Um texto maravilhoso, que nos faz sentir protagonistas da história...
    Os animais têm razão, o ser humano gosta de dar importância a coisas que nada significam, perante o milagre de cada dia das nossas vidas.
    Há que aproveitar os bons momentos e relativizar pequenos nadas, que nos fazem sair do nosso estado de paz.

    Um abraço AC...e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. A fotografia é linda!
    Gostei muito desta reflexão. Nem sempre conseguimos ver o que a vida tem exposto mesmo de fronte dos nossos olhos.
    Gosto muito de gatos, tenho um que é o menino dos meus olhos. Mas não me importava de ser um dos felinos atrevidos que pisaram a terra do seu lar. Eles veem muito para além do que é visível a olho nu, se bem que a ver a vida do seu alpendre deve ser qualquer coisa para lá de admirável.
    Posso saber que música embalou o cair da noite?
    Fica um beijo com estima é amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi a única, mas esta fez-se ouvir.

      https://www.youtube.com/watch?v=bG_aOkt_jHQ&feature=youtu.be

      Eliminar
  6. Gosto muito destes sons do quotidiano que nos trazem imagens com as quais nos identificamos logo ao primeiro olhar.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
  7. Fez-me lembrar de coisas da infância: gatos (que não eram nossos, mas de vizinhos) vinham desenterrar o que plantávamos em nosso jardim...

    ResponderEliminar
  8. Este aceno foi exuberante e tão cálido como a lenha que já tenho a arder.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Desfrutando a vida e o que ela tem de melhor.
    Belo texto.
    E respondendo à sua deixa, vamos ver se haverá alguma coisa por aqui a fermentar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Encandeada pela luz incandescente desse sol que demorava a enconder-se na linha do horizonte, pousei o olhar nas tuas palavras. Nelas encontrei o descanso e a tranquilidade que me inundaram a alma de paz.

    Um beijo, A.C. :)

    ResponderEliminar
  11. Um perfeito cenário de Inverno. Estava lá tudo. Não falta nada, nem mesmos os gatos, essas ternurinhas atrevidas e brincalhonas.Gosto de dias de inverno e gostei muito deste conto onde me identifiquei por momentos.

    ResponderEliminar
  12. Uma cena admirável da qual adoraria fazer parte , não importa como ... talvez um gato ou uma ervinha .

    É o efeito que tudo que escreve tem em mim ... gostar de estar
    E estar é das situações mais serenas que conheço .

    A foto é óptima .

    Um beijo , AC , e bom domingo ,
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Excelente, o texto.Revejo-me nas palavras. Bom domingo de sol, apesar do frio..

    ResponderEliminar
  14. Um belíssimo trecho perfeitamente de acordo com os dias frios por que estamos a passar ! Tão tranquilo e natural, que nos faz sentir bem dentro desse pequeno retalho da trama !

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. A foto belíssima e rapta o nosso olhar neste encantamento...
    O texto poético nos faz pousar o olhar nesta tua bela
    descrição de pacto sábio com a vida. Agora, os gatos
    trazendo nas pisadas a poesia essencial: "relativando
    a importância do quer que fosse"!
    Texto luminoso que fica na nossa alma ecoando
    o essencial.
    Um beijo e abraço grato pela leitura aqui, AC!

    ResponderEliminar
  16. De facto só somos "proprietários de coisa nenhuma"...e esta tua foto encheu-me a alma!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Oi, A.C....momentos do cotidiano, ricos em essência de vida que nos chegam de graça e que fazem a graça de viver.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Eu artesão de metáforas
    sempre aprecio a sua poesia
    mesmo quando para a lareira
    tenhamos que decepar umas árvores

    Abraço de estima

    ResponderEliminar
  19. Sei destes momentos mas não das palavras que se apropriam deles. Por isso reli. Quando colocar umas achas para o meu lume, lembrar-me-ei deste teu poema.
    Bj, AC :)

    ResponderEliminar
  20. Tal como os gatos que se espreguiçam e rebolam ao sol num prazer imenso transmitiste-nos paz. Gosto disso. Boa noite AC

    ResponderEliminar
  21. Entre o calor da lenha e as escolhas a fazer, eu fico com esta imagem belíssima que arde de inspiração!
    Um beijo e feliz semana

    ResponderEliminar
  22. Com essa descrição só falta mesmo uma boa música e um bom livro.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  23. sabes, falava há dias com um grande amigo desta coisa do estar só. De termos gente perto mas também a certeza inequívoca que há mundos por dentro de uma imensidão tremenda e incansável por outrem. Ao ler-te pensei que haja talvez algum conforto em ver essa mesma imensidão espelhada cá fora, neste mundo imenso e impossível de abarcar na sua totalidade e complexidade, mas que nos comove, na beleza desinteressada do sol a por-se e dos reis gatos num campo de ervilhas.
    Obrigada!
    :)

    ResponderEliminar
  24. Há sempre muito mais para além do que somos. Mas silenciamos a voz para que o deslumbramento de momentos como este se detenha no olhar... Quase que apetece escolher a música...
    Magnífico texto! Excelente fotografia!
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  25. Belíssima foto e a forma como nos transmites um momento de pequenas/grandes coisas que nos enchem a alma no dia a dia, é preciso muita sensibilidade e olha-las com olhos de ver.

    Adorei! Recuei até aos meus 38 anos(altura em que fiquei viuvá e nunca mais cultivei) também eu fazia as minhas sementeiras e por fim olhava e adorava, sempre numa correria, antes e depois de abrir e fechar o escritório foram anos assim que amei, também o meu gato gostava de ir para a terra mexida, os pombos e os pássaros penicavam as ervilhas.

    Beijinho AC uma boa semana.

    P.S. desculpa a extensão.

    ResponderEliminar
  26. Olá, Ac, que delícia de leitura! Me fez lembrar como a simplicidade da vida é bonita - o por do sol, o vento frio, as plantas, os gatos, uma boa leitura, uma boa música... trouxe-me tranquilidade e amor aos olhos só de ler.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  27. entrei, li e gostei.
    Por isso, se me permite, ficarei.
    abraço

    ResponderEliminar
  28. AC tão querido na minha saudade.
    Poeta de todos os gestos, li e reli teu texto como quem sorve água matando sede. Sim! "A vida" acena do jeito que menos esperamos. Em alguns casos não podemos compreender mas ela se torna poema seja lá qual for a circunstância semeia. Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Na beleza dos dias...a tua visão poética. Lindo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. AC
    a foto ficou muito bem enquadrada ao excelente texto, que me fez sorrir quase imaginando a cena dos gatos.
    cenas do quotidiano escritas com tanta ternura...
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  31. Um alpendre, uma horta, um livro e uma lareira acesa aquecendo o entardecer que o frio gelou...pequenos nadas que dão serenidade às almas tantas vezes inquietas, almas que procuram respostas, explicações para o tanto de " acenos " que a vida nos dá. Mas, por mais que tentemos, ela não nos ouve e lá passa no seu curso normal
    deixando as inquietações por nossa conta , esperando ela que a saibamos viver
    sempre reconhecidos pelas pequeninas belezas que nos oferece a cada dia; há
    momentos em que o sol não aparece , a chuva alaga a hortinha, o vento forte derruba
    as árvores e nem o calor da lareira consegue aquecer-nos a alma; dias tristes, momentos dolorosos, algumas perdas que temos de aceitar...de sofrer...de chorar. Mas, tudo passa, tudo muda e nessa constante mudança que sabemos existir, viver um dia de cada vez sem grandes questões é a atitude mais sábia que podemos ter; é sábia a atitude, mas muito, muito dificil, amigo! Tentemos, pelo menos! Além de te dar os parabéns pelo belo texto que aqui nos deixas para reflexão, desejo-te bons momentos de serenidade e que a saúde seja a suficiente para os poderes apreciar. Um beijinho
    Emilia


    ResponderEliminar
  32. Um pedaço do encanto, de viver no campo... maravilhosamente descrito...
    Texto maravilhoso, como já é habitual, AC! Parabéns!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  33. Que cena bucólica, caro Agostinho.Escrito com tinta de alma.
    Convido-o a antecipar a degustação de um néctar de excepção.Último post do Fatimawines.É uma colheita tardia!
    Abraço

    ResponderEliminar
  34. A vida é assim mesmo.
    Ainda que comece e acabe sempre da mesma maneira...
    Excelente texto, gostei imenso.
    Caro AC, continuação de boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. No jogo da aparência e do desconhecido, com a aparência tantas vezes também desconhecida, poder-se-á conceder que o desconhecido, o que há por detrás do espelho, é incomensurávelmente mais importante do que nós, da nossa própria verdade, da nossa razão.
    "Alisas o terreno para a comoção se instalar" é gesto vão. Sabe-se de empírica fonte da necessidade do pousio descansar a absorver a energia que o Sol lhe destina para que o fruto não seja estéril.

    Como sempre, meu caro A, prosa com ponto e nó, para que as palavras não se percam na aridez e velocidade do nosso território.

    Peço desculpa pelo imprecisão do tempo, de leitura e resposta.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. No meu caso não são os gatos, mas umas desbravadoras ovelhas que me dão cabo dos rebentos verdinhos das minhas pequenas amendoeiras. E não consigo sorrir, porque estou demasiado longe para as afugentar.
    Irra. Mas, como tão bem escreve, é uma ilusão pensarmos que somos donos de alguma coisa neste mundo.
    Abraço ao dono da horta e à companhia imersa nas suas leituras
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  37. Gatos, livros, lareira e vinho. E o clima frio, que eu adoro!
    Viajei aqui, obrigado AC!

    ResponderEliminar