sábado, 20 de junho de 2020

O INEVITÁVEL OLHAR PARA LÁ DE NÓS

.
Fotografia de AC
.
.
Olho-te, debruçada sobre algo que te parece doloroso, quase único, como se nada mais houvesse para lá dos limites do teu mundo. Sinto que sofres, como todos sofremos, que te revoltas, como todos nos revoltamos. É assim, é da nossa condição. Tendemos a não acreditar, olhando tudo pela mesma medida. Mas, se estiveres atenta, há quem note que há uma luz que refulge, tingindo os dias, como que recordando que todos os dias são dia de vida. E, se continuares atenta, verás que essas pessoas seguem sempre em frente, orientando-se pela bússola da luz, olhando com carinho para cada pedra que ultrapassam. Para lá do que buscam, eles sabem que cada pedra fará, para sempre, parte de si.
.
.

21 comentários:

  1. É muito frequente ouvir uma amiga dizer: "Devemos agradecer as nossas bençãos". Ela sabe que, de uma maneira geral, a tendência é focar naquilo que provoca dor e não no que poderá ser motivo de bem estar.

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimas palavras e sempre para cada pedra, haverá uma LUZ! Linda foto! abração, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. É preciso seguir em frente, mesmo que o caminho seja sinuoso.

    ResponderEliminar
  4. "todos os dias são dias de vida" dizes e bem...e faço isso mesmo nestes tempos de pandemia onde a ordens foram do 8 para 80 eu fiquei nos 40. Depois dos 80 para o 8 e e eu fiquei nos 10.

    Não estou minimamente preocupada, mantenho as minhas rotinas de sempre e invento outras porque segui sempre em frente.

    Quanto aos jovens onde incluo os meus que lutem como eu lutei e que nunca baixem os braços e POR FAVOR deixai as crianças ser crianças e os adolescentes serem adolescentes mas sempre com boas regras de educação porque é neste fase que se cresce.

    Agora "olhar tudo pela mesma medida sobretudo negativa" ao Senhor livrai-me do mal...AMÈN!

    Abandalhei o teu texto não foi? Mas AC todos os dias passo a palavra que mudem as lentes do seu olhar e que acreditem, mas fico deveras cansada com isso.

    Desculpa amigo e um enorme abraço porque mais um texto que com a tua diplomacia de uma Harley:) dizes tudo ao invés de mim...que não ponho paninhos quentes no TIR porque ele enche sozinho:)

    Como dizes sempre...Um beijinho AC

    Este post valeu 100 valores porque até a foto é cá das minhas

    ResponderEliminar
  5. Os exemplos de perseverança e luta podem ser muito inspiradores, mas as dores e o sofrimento de cada um de nós, só nós os podemos enfrentar e tentar minorar ou erradicar.
    Falar de forma generalizada sobre determinada situação que afecta a sociedade, não me ajuda a encontrar solução para os meus problemas.

    Mas a ideia da luz a brilhar por entre as nuvens, em forma de esperança, como a possibilidade do afastar mais uma pedra do nosso caminho, atenua um pouco a dureza do actual dia-a-dia, sim!

    Um abraço, AC.

    ResponderEliminar
  6. "Cada pedra fará parte de nós." Numa leitura atenta ficam indelevelmente gravadas. Talvez a nossa expressão as diga. É que algumas são enormes. Mas "todos os dias são dias de vida". Adiante!
    Gostei,

    Beijinho, AC. :)

    ResponderEliminar
  7. «Os exemplos de perseverança e luta podem ser muito inspiradores, mas as dores e o sofrimento de cada um de nós, só nós os podemos enfrentar e tentar minorar ou erradicar.
    Falar de forma generalizada sobre determinada situação que afecta a sociedade, não me ajuda a encontrar solução para os meus problemas.»

    Janita, o disse e eu acrescento, sem ironia, que teu belo texto é um incentivo a que percorramos, submissos, o caminho das pedras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto tem várias leituras, Rogério, cada leitor é soberano na interpretação. Respeito a tua, obviamente.

      Eliminar
  8. oi,A.C. gosto muito de suas ilações entre a natureza e a vida humana em toda sua complexidade.Assim como a luz as vezes fica escondida entre as nuvens ela permanece e podemos entender que em algum momento ela vai brilhar novamente,Nada é estático e tudo se move entre o bem e o mal, a alegria e a tristeza e mesmo as pedras fazem parte da nossa experiência de vida.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. É um texto muito belo. Minha avó sempre dizia que por muito grande que seja a nossa dor, há sempre quem sofra mais do que nós. E geralmente minha mãe, respondia. "Mas com a dor dos outros posso bem, a que me faz sofrer é a minha." E as duas tinham a sua razão embora tenha a certeza de que a minha avó na sua maneira de pensar amenizava mais o seu sofrimento do que a minha mãe.
    Quero eu dizer com isto, que cada um trata as suas dores como pode e sabe, sem que isso seja incentivo a seguir o caminho das pedras.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  10. Começo a duvidar de que todos os dias sejam mesmo dias de vida...

    ResponderEliminar
  11. Respeitar o outro parece ser algo que muito boa gente ainda não aprendeu a fazer.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olhar para lá de nós. Saber que há múltiplas paisagens habitadas em cada pessoa. Procurar a luz para não ficarmos presos nas sombras...
    Um texto muito inspirador e muito belo.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Há muito tempo que não passeava pelo mundo dos blogues, voltar a este foi muito bom.
    Gostei muito do teu texto "seguir sempre em frente, orientando-se pela bússola da luz, olhando com carinho para cada pedra que ultrapassam..."
    É verdade, a bússola da luz que guia os nossos passos e nos orienta a vida. Tudo faz parte, a sombra e a luz...e é tão bom quando ficamos na Luz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Na verdade, seguir em frente nem sempre é uma escolha, é mais um impulso, um tem que ser, um é assim que dizem se deve fazer. É "nós" seguimos mesmo de luz apagada, mesmo tropeçando nas pedras, mesmo com dor. Se todos os dias são dias de vida, não tenho tanta certeza, a não ser que o simples facto de respirar, se deva interpretar como vida, como luz.

    ResponderEliminar
  15. Pois, não vamos nos perder. É em nós que o mundo existe. Não percamos a luz...
    Um belo texto, AC
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  16. Muitas vezes estamos tão cegos pela luz que nem nos enxergamos a nós próprios quanto mais aos outros. Todos os dias haviam de ser dias de vida. Com pedras ou sem elas, haveríamos de is viver em pleno. Assim nos fosse possível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olhar para'lá de nós'é para os sensíveis e generosos.E,como é bom sentir que alguém pensou,escreveu assim e fez com que cada leitor reflita um pouquinho,talvez discorde um pouco_ o que pode ser saudável.
    Há aqueles que procuram uma luz mesmo distante outros que preferem apagá-la ou simplesmente ignorar, murmurando ...
    Gostei,AC Todo dia é dia de vida sim,com seu ciclo evolutivo.
    Agarremos a pequena luz que ainda brilha em nós.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. No momento... colhendo todas as pedras... para qualquer dia fazer o meu próprio castelo na areia... para celebrar dias melhores... já que esta fase... não anda muito fácil!...
    Enquanto isso... a meta... é saber apreciar o lado mais luminoso de cada dia... mesmo em dias nublados...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderEliminar

  19. Bom dia,AC! Vim avisar que entrou céu teu lá! abraços, obrigadão! chica
    http://ceuepalavras.blogspot.com/2020/07/blog-post_13.html

    ResponderEliminar