sábado, 5 de setembro de 2020

OLHAR DO ALTO DA MONTANHA

.
Margarida Cepêda, Procurando o principio
.
.
Pareciam vir de longe, mas já se tinham instalado há muito. Trouxeram, consigo, novas formas de ser, novas formas de estar, irrompendo nos preconceitos de quem estava. 
Houve embate, houve controvérsia, mas, após algumas desavenças, as novas gerações, de ambos os lados, acabaram por selar a concórdia. E criaram novas canções, novas danças, novas histórias...
Em nome da união, preciosidade a defender, prescindiram de subir às montanhas para ver ao longe, não se abeiraram do mar, a grande mãe, para perceber melhor a profundidade das coisas. E seguiram, muralhando-se. Hoje, unificada a forma de estar, continuam a olhar para quem chega como um corpo estranho, sujeito às mais variadas provas para ser aceite. No fundo, apesar de se considerarem na senda certa, continuam a ser uma ilha, sujeita às mais diversas intempérie de tudo o que é desconhecido. 
Cometendo os mesmos erros de outras eras e de outras latitudes, crêem-se donos da verdade. Mas, por mais defesas que criem, por mais demagogos que elejam, o mundo irá sempre ter com eles, derrubando muros de papel. É que, para lá de palavreados fáceis, a nova filosofia, a irromper, discreta, mas com a força do inadiável, precisa de todas as cores para se multiplicar e assentar. Talvez, então, entendidas as crenças de todos os lugares, com um especial olhar sobre as coisas naturais, consigamos discernir o melhor rumo para o nosso futuro.
.
.

12 comentários:

  1. Eis uma forma muito própria, subtil e quase romanceada, de abordar o tema que, subitamente, apanhou o mundo desprevenido e nos fez reféns de uma realidade estranha, diferente.
    Nós, enquanto povo que habitamos neste cantinho situado na parte mais ocidental da Europa, causou-nos desnortes incalculáveis...

    Saudações com Norte, ainda que sem rumo certo! :)

    ResponderEliminar
  2. Entender as crenças de todos os lugares, entender a natureza e trabalhar em prol desse entendimento, é o sonho dos homens bons, quiçá a esperança na salvação da humanidade.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá, meu amigo, o mundo anda cheio de donos da verdade, que estão aqui descritos à perfeição. Receio, porém, que nem sempre as muralhas que levantam sejam de papel...
    Um abraço, que a nova semana seja maravilhosa.

    ResponderEliminar
  4. Há muitos humanos que só olham para a natureza e também para a humana do"alto das suas montanhas e muralhas" sem se aproximarem das raízes e nos seus pormenores naturais, proporcionando a individualidade, o respeito e o bem estar.
    Gostei imenso.

    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Acredito na miscigenação como um futuro melhor e inevitável.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
  6. Interessante forma de abordar as dificuldades de acomodação ao novo e interação entre o nosso e o deles. Uma forma sutil de demonstrar que o fenômeno é contínuo na grande sociedade humana.
    Sempre estaremos nessa dialética de formação social e se ela causa estranhamento em termos de presente é de uma riqueza cultural muito grande no futuro. as grandes nações são frutos dessa absorção.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. O Papa Francisco alertava para essa epidemia terrível que é o boato.
    Será ouvido?
    Tenho sérias dúvidas.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  8. O momento pode ser transformador_cada um na sua 'muralha' tem que descobrir o seu papel, coletivamente.
    Que tenha sido motivo para se auto-estudar. Verdade que há um emaranhado de sensações diante do inusitado que vivemos.
    Resistir todos os dias,não sobra muitas escolhas.
    Boa crônica,AC

    ResponderEliminar
  9. As pessoas e as dificuldades que têm de aceitar o "outro" como é. E não há diferenças. Todos somos humanos. Haja humanidade! O seu texto tem implícita uma reflexão muito importante.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Poeta , como sempre nos brinda com um belo texto . Não há donos da verdade . Beijos

    ResponderEliminar
  11. Questões sociais e de humanidade são aqui levantadas. A educação para a diferença é fundamental. E a diversidade é fator de evolução.
    Gostei muito, AC.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. E com tantas ferramentas e saberes, ao alcance desses seres privilegiados ... continua a faltar-lhes o princípio de tudo... aceitação, humildade e entendimento!... Enquanto isso, o mundo vai girando... mergulhado em tanta tontaria... com uma grande maioria, de facto, ilhados, nas suas peculiaridades e vontades ...
    Um belíssimo texto, AC... onde cabe um mundo... ou vários, se se fizer uma retrospectiva temporal...
    Beijinho! Continuação de um óptima semana!
    Ana

    ResponderEliminar