terça-feira, 20 de abril de 2021

O INÍCIO DA HORTA

.
AC, O início da horta
.
.
O arquitecto universal promoveu mais uma volta e tudo recomeça, como se, de alguma forma, rodeados de entrelinhas, voltássemos todos à casa partida. E eis que nova vida brota da terra, ainda em modo incipiente, é certo, mas com o destino entregue ao tempo, que tudo desenha e tudo esclarece, nem que seja para confundir ainda mais. E tu, que só gostas do produto final, tardas em entender que o importante é a viagem, aconteça o que acontecer.
Ontem chamei-te para veres o andamento da horta, ainda com algumas plantas e sementes em espera, e, surpreendentemente, mostraste interesse. As alfaces ficam a meu cargo, sou eu que vou tomar conta delas, disseste. Eu sorri, juro que também senti os deuses fazerem o mesmo. Há lá coisa mais linda de se ouvir, depois de tanto porfiar!?
Mesmo em frente, a duas léguas de distância, os cerejais avançam até meia encosta da Gardunha. Logo a seguir, num verde novo que começa a povoar a paisagem, os castinçais despertam do seu torpor, conferindo majestade ao lado mais silvestre da serra.  Nunca me canso de olhar.
De repente lembro-me que os gurus da meteorologia prevêem chuva para amanhã. Há, pois, que preparar a terra para as curgetes, para as abóboras e para os melões, com as cebolas, os pimentos, os pepinos, as beringelas e as ervas aromáticas em lista de espera. Depois, se se concretizar a chuva, há que fruir o cheiro da terra molhada e, porque não, apreciar o cenário através da vidraça, com música a condizer. Em modo suave. Talvez, quem sabe, ainda sobre tempo para visitar os blogues amigos.
.
.

20 comentários:

  1. Por aqui é outono, e é tempo de (re)plantar as ervas aromáticas que se quer para o ano. As alfaces vão bem (foi o jardineiro quem plantou), assim como as couves e pimentões (também obra do jardineiro). Sementes de pepino e tomate estão prontas para ir ao chão e (re)nascer. Com sorte, haverá pepinos dentro de uns trinta dias. Os tomates demoram um pouco mais.

    ResponderEliminar
  2. A verdade, é que ver a terra, assim, em leirinhas alinhadas, me levam lá atrás e sempre sorrio, ao mesmo tempo que tento desatar o nó que se forma na garganta. Foram dias e anos muito bonitos aqueles.
    Gosto desse seu jardim. Gosto, ainda mais, da maneira como fala dele.

    Boa tarde, sô AC

    ResponderEliminar
  3. Dou os meus parabéns a quem consegue e pode ter uma hortinha. Hoje em dia semear, colher, cozinhar, é uma dádiva de Deus.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Gosto do cheiro da terra molhada depois de chover. Não devido à neve ter derretido.
    Devo ser mais exata. Quero dizer relva molhada... porque terra, terra propriamente não tenho por perto. Gostava de ter uma horta. Se tivesse uma horta, gostaria de ter alguém que tratasse dela porque eu apenas gosto de regar!
    Mas lá p’ra meados de maio talvez possa plantar as minhas ervas aromáticas – ou seja, transferir de um vaso pequeno comprado na loja, para um vaso maior para terem bastante espaço para crescer.
    E por falar no guru metereológico, a ver se não me esqueço de trazer o vaso das hortências para dentro de casa esta noite, porque o tal guru avisou-nos que vai nevar a partir da meia-noite. Os nossos gurus têm-se enganado muitas vezes... mas atendendo a que estamos a 4 graus positivos, talvez tenham acertado hoje...
    Poderemos esperar por uma fotografia dessa grande horta com tanta variedade e cuidada com tanto amor? : )

    ResponderEliminar
  5. Tão lindo de ver e depois poder acompanhar o crescimento da plantação. Adoreiu! Que muitas voltas o arquiteto universal promova! abração, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  6. O início de uma nova colheita e de uma parceria que vai decerto dar bons frutos.
    Os blogues esperam o desenvolvimento desse cuidar desse prazer.

    Um beijinho, AC.

    ResponderEliminar
  7. Adoro o cheiro a terra molhada. E ver as plantas a brotar da terra. Toda a minha infância meu pai se matava de trabalho num pedaço de terra que o patrão lhe deixou cultivar, nas suas horas de descanso. Era terra roubada aos chorões e às silvas, e nas quais sempre havia couve tronchuda, ou ratinha, tomates, cebolas, feijão verde, alhos, batatas, ervilhas, favas, pepinos, melões, melancias, pimentos etc. Tudo claro consoante a época e graças a isso não passámos fome. Às vezes, famintos e com o almoço a tardar, uma cebola rachada com sal dentro, um tomate maduro, ou meia dúzia de feijões verdes, calavam o estomago até que o almoço ficava pronto.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  8. Terra molhada e terreno semeado.
    O cheirinho chegou aqui.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Quem me dera ter uma para cuidar, é bom, terapêutico...e ainda sabemos o que comemos. Avante com isso:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
  10. Acreditas que ao ler senti o cheiro da terra molhada? E quando tenho de sair paro a apreciar alguns terrenos tão bem tratados e cultivados. Parabéns amigo e que tenhas uma boa produção!
    Beijos sinceros e obrigado por este hino à natureza

    ResponderEliminar
  11. A chuva lubrifica a terra
    quando eu me preparava para a rega
    A sua horta é um poema
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Preparar a terra para receber as sementes ou as plantas a transplantar, é sempre o início de qualquer actividade rural ou de jardinagem.
    Pressinto que vamos ter belíssimas fotos dessa horta abençoada pelas chuvas de hoje. O cheiro bom a terra molhada ainda não é o de agora. É quando chove, em pleno Verão, e, das entranhas da terra, se desprende aquele aroma delicioso que nos entra pelas narinas e nos chega à alma...:)

    Um forte abraço, AC!

    ResponderEliminar
  13. Muito lindo! Se há coisa tão boa, é a Natureza, com tudo o que podemos fazer e apreciar! E depois, é da terra que tudo vem. Pena que ainda há quem não dê a isso valor, e "pense" que as prateleiras do supermercado são 'mágicas'.

    Boa horta!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. De acordo com o trecho de uma famosa Carta ao Rei _'em se plantando tudo dá' e dizia mais _'porque a terra é de muitos bons ares, assim frios e temperados e em tal maneira é graciosa e dar-se-á nela tudo'
    Fico pois, a espera da colheita AC _ chuvinha no modo suave e fecunda para cooperar.
    Como é agradável ler essas singularidades suas AC !
    Desejando bom domingo , boas chuvas e boa saúde, deixo abraços

    ResponderEliminar
  15. Uma beleza, semear ou plantar a horta e ver crescer tudo. É a "terra em júbilo". Imagino-me a usufruir do cheiro da terra depois da chuva. Que a sua colheita seja boa e que venham as cerejas da Gardunha...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. A vida a ressurgir... com promessas de bons frutos e colheitas, se o tempo ajudar! Que os deuses contrariem as acções dos aprendizes de arquitectos... que tanto têm contribuído para a mudança do mundo, e do estado do tempo... que nada plantam, e só se predispõem a colher incessantemente... e permitam bom tempo de feição, para abundantes culturas!
    Sempre um privilégio, passar por aqui, e respirar estes preciosos ares da Serra...
    Beijinho! Continuação de uma feliz e produtiva semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  17. AC

    o texto é sempre uma delícia de ler.
    a foto dá para ver que a horta vai vingar.

    beijo

    :)

    ResponderEliminar
  18. O texto e a imagem são muitos sugestivos. Juro que cheguei a sentir o cheiro de terra molhada no pós-chuva, tomara que os "gurus da meteorologia", não tenham falhado. :)

    Eu acho delicioso acompanhar o processo, desde o revolver a terra para receber as sementes, aos primeiros brotos a darem o ar da graça.

    Beijinhos, A.C.

    ResponderEliminar
  19. Tinha de estar no princípio da horta, ma já não leio. Vence-me o sono.
    Voltarei!

    Boa noite e beijinho, AC. :)

    ResponderEliminar