quinta-feira, 3 de junho de 2021

OS ÚLTIMOS FILHOS DOS RINCÕES DO INTERIOR

.
Cabeço da Argemela
.
.
Iam e vinham, sem parar, não descurando qualquer metro quadrado. Tiravam o chapéu, sorriam, apaparicavam. E as pessoas, confiantes, assinavam o papel. 
Depois de eles saírem, embrulhados em gentilezas mil - ainda havia uma ponta de reserva, rebuscada lá no fundo de quem pouco percebeu, mas acreditar fazia parte da sua herança - parecia que o mundo ia mudar para muito melhor. Mas não. Era apenas um plano estratégico a avançar, imune a qualquer sentimento humano.
Quando se deram conta, feitas as mudanças convencionadas, havia uma barragem, uma mina de lítio a céu aberto, uma zona privada de caça, ou outra coisa qualquer, no lugar onde dantes eram as suas casas e os seus terrenos de cultivo. Apareceram algumas organizações a contestar, é verdade, mais uns políticos candidatos a qualquer coisa, mas tudo se esqueceu depois das fotografias e das filmagens da praxe. Já tinham o que queriam.
Alguns, moldados na dureza da vida, choraram pela primeira vez desde que se sabiam adultos. Tinha-se esboroado a fé na palavra de honra dos homens, cultivada, desde sempre, no seu rincão natal, cavando um abismo irremediável na tranquilidade da sua velhice. Acabara-se o olhar de frente, com um discreto brilho nos olhos, instalara-se a luz mortiça de quem baixa a cabeça. Para sempre.
.
.

15 comentários:

  1. Que situação tão bem descrita e que tantas vezes acontece...Enganações...E depois? Cabe apenas o olhar triste ficar...Pena! Lindas palavras tristes e bela foto! abraç~so, chica

    ResponderEliminar
  2. Por aqui absorvendo a dupla lição da palavra. Sempre uma estética sedutora. Irrefreável a leitura. E a falta da palavra (hoje em qualquer rincão). É preciso estar atento.
    Um abraço, meu caro AC

    ResponderEliminar
  3. A "palavra de honra" hoje está feita em cacos e os novos "sabichões " conseguem enganar tanta gente que sempre viveu de ou na agricultura e que agora olham para o horizonte e mergulham apenas em memórias.
    Rincões e pena é que a vida não lhes pregue um dura lição pelas falsas promessas. A ganância e corrupção graça por todo o lado.

    Beijos e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não se pode confiar em ninguém. "Fugir" dos/as bem falantes e que fazem promessas megalómanas... tudo falso.
    .
    Poéticos cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Tenho visto e sabido de coisas semelhantes em vários lugares - até perto daqui: um casal idoso que, em lágrimas, deixou sua propriedade rural que, por tantos anos, foi lugar de trabalho e residência. A urbanização estava alcançando o lugar, já não havia segurança em plantar e criar gado tão perto de uma cidade. Quantos casos parecidos não estarão se repetindo a cada dia neste nosso mundo?
    Hoje é feriado (religioso) no Brasil. É também em Portugal? Se for, bom feriado. Sendo ou não , um ótimo restante de semana :-)))

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante do texto. Muita melancolia :)
    -
    Olhar intrínseco ...
    -
    Um excelente dia (de feriado)- Beijo

    ResponderEliminar
  7. Aqui, onde se escreve e descreve, tão bem, as minudências da vida simples, mas não simplória, também se pinta, de forma magistral, a tristeza, o engano, a frustração.

    Assim vai o mundo, perdido de valores, de honradez.

    Boa noite, sô AC

    ResponderEliminar
  8. Não se pode acreditar na palavra de honra dos políticos. Honra é coisa de que eles já nasceram privados.
    Acabados os cinco dias de tratamento intenso, e um pouco melhor dos olhos, estou voltando ainda com restrições.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, vivemos cercados de incertezas e não mais conseguimos acreditar no ser humano. Há um alerta geral_ que fujamos dos bons serviços que a todo momento surge seja no campo ou na cidade. E a internet é o caminho fácil ,por aqui .Máfias de tudo, até das vacinas. Acredita? pois , por aqui os enganadores andam a solta...
    Muito triste AC Um texto que só comprova como o mundo se apresenta num engodo só.
    Abraços e bons dias.

    ResponderEliminar
  10. A palavra dada há muito deixou de ser honrada.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
  11. Ainda há palavras de corpo inteiro
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Tristemente verdadeiro e verdadeiramente triste, mas a realidade é que o mundo é (e sempre foi) dos espertos.
    E hoje aparecem a defender uma causa e amanhã o seu oposto com a maior cara de pau.
    Bons tempos em que um acordo, selado com um aperto de mão, era para manter até à morte, e a palavra honra era escrita com maiúscula.
    Belíssima fotografia!
    Bom fim-de-semana.
    🌻

    ResponderEliminar
  13. E assim se fazem assaltos a coberto do poder e de falas mansas.
    Teu texto é a doer.
    Aplausos, AC.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Um mundo em mudança... mas raramente para melhor... como mais tarde ou mais cedo, lá vamos constatando... aqui, poetica e assertivamente, muito bem delineado!...
    Tudo nos é vendido, como simplemente maravilhoso... mas tudo tem o seu preço na descaracterização da essência das regiões... também os turismos de habitação... as energias verdes... com as hélices a rodar por todo o lado... já alguém pensou no que se faz aos parques de hélices desgastadas? E no seu verdadeiro custo ambiental para estas serem produzidas?... Pois! Essa parte, costuma ser contornada... para que tudo o mais, pareça maravilhoso... parece que na calha futuramente, está a cobertura de grandes áreas fora das cidades, por paineis solares... que apenas causam um sobreaquecimento adicional ao planeta, segundo alguns estudos... por enquanto não muito divulgados, claro, sejam eles construídos em terra ou no mar!...
    E assim vai o mundo... alterado em 75% da sua superfície... por este "bicho da terra tão pequeno"... já dizia Camões... e que vai acumulando estrago, atrás de estrago...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Vim avisaR QUE ACABA DE ENTRAR TEU CÉU POR LÁ! oBRIGADÃO! ABRAÇOS, CHICA

    pODES VER AQUI:

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2020/09/vazio.html

    ResponderEliminar