sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A FORMIGUINHA

.
É uma formiguinha peculiar. Não daquelas inoportunas, que aparecem quando menos se espera, mas das que sabem ocupar o seu lugar. E labutam, labutam, sabendo bem ao que andam.
As andorinhas já ensaiam voos de despedida, facto que não escapa ao olhar atento e sensível da nossa formiguinha. Ela sabe que tudo tem o seu ritmo, o seu equilíbrio, até a forma como andamos, como acenamos para os outros. E, fiel a este princípio, tudo faz para que a sua azáfama não caia em saco roto. Foi por isso que, de forma discreta, mobilizou quem tinha que mobilizar, de modo a que, no início deste ano lectivo, a sua escola tivesse um telhado novo. Já chegava de infiltrações da água da chuva. Valeu, e muito, que este ano há eleições autárquicas.
Na sala da nossa formiguinha tudo tem um propósito. Para além das aprendizagens curriculares,  a postura, a forma de estar e o olhar circundante são muito importantes. E, dia após dia, com os alunos, reunião após reunião, com os pais, ela insiste que, para se estar preparado para a vida, não basta debitar este ou aquele programa. É preciso ir mais longe, investir nas pessoas, fazer delas melhores seres, a cada dia que passa, possibilitar que tenham um olhar global do mundo que as rodeia. E, nesta azáfama, a formiguinha nunca se cansa: corrige, indica novos caminhos, cultiva o gosto pela leitura, pela experimentação, pelo respeito pelo outro. Não que espere alguma recompensa, que, se tal coisa houver, apenas a podemos encontrar na satisfação do dever cumprido, mas porque sente, dentro de si, que o bem carece de ser cultivado, não nasce de geração espontânea.
Visitei-a ontem, no seu local de trabalho, e o seu olhar brilhante não engana. Com esta formiguinha podemos contar, pois tem o coração em ligação directa com os olhos e com a alma.
.
.

12 comentários:

  1. Confesso que admiro o trabalho árduo das formigas.
    .
    Bom fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Que lindo o trabalho e angajamento dessa formiguinha de olhos bem abertos ao mundo! Que hajam mais e mais delas! O mundo precisa e agradece! abração,chica

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por saber que ainda há formiguinhas que lutam pelo que querem e sabem ver o mundo com os olhos da alma.
    Parabéns , formiguinha, segue sempre esse teu rumo.

    Um beijinho, AC

    ResponderEliminar
  4. Bela postagem sobre nós, as formiguinhas. Nunca deixamos de ter esperança em um mundo melhor ou pelo menos de mostrar os rumos a serem seguidos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Nos tempos que correm, acredito piamente que, não fora essa e outras formiguinhas, a coisa estaria bem pior. Que a esperança e a força nunca lhes falte.

    Boa noite, sô AC, folgo em lê-lo :)

    ResponderEliminar
  6. Dou o meu maior abraço de gratidão a todas as formiguinhas que longe de holofotes, sindicatos e tvs fazem o seu papel e marcam a diferença no que fazem.
    Bem-haja AC por este conto tão real.
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Que lindo!
    Felizmente que ainda há muitas formiguinhas destas, que trabalham, sem espera de recompensa, mas com a certeza de que o melhor para os outros será darmos-lhes sempre o melhor de nós...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Formiguinhas que nos marcam para o resto da vida.
    Um abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Sim, há pessoas assim que são como formiguinhas. Sempre a trabalhar sem esperar recompensa. Sempre atentas a tudo o que se passa em seu redor. Que texto bonito!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Precisamos de mais formiguinhas assim pelo mundo, incansáveis e exemplares no profissionalismo. Infelizmente, parece que não há muitas delas, conforme esses tempos difíceis têm demonstrado.

    ResponderEliminar
  11. Formiguinhas bem imprescindíveis... especialmente neste último ano e meio de circunstâncias alteradas, em meio escolar...
    Adorei o delicioso e afectuoso texto, onde a paixão pelo ensino, está tão evidente!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar