terça-feira, 25 de julho de 2023

O NOME DA FLOR

.
Margarida Cepêda, Esperança
.
.
No registo dos dias, com mudanças a desafiar o mais ínfimo dos cânones, tornou-se banal o alerta das palavras, como que querendo mobilizar percepções e vontades.
Em vão. A multidão, inquieta, prescindindo de filtrar a realidade que lhe servem a qualquer hora, parece enveredar pelo fruir enquanto é tempo, demitindo-se da exigência da dignidade. E, obedecendo aos sentidos, aplaude os vencedores, revestidos de efémero néon, relegando para debaixo do tapete aquilo que a pode desassossegar. Gesto inútil, a prescindir de carícias, pois o futuro deixou de contar, quem cá ficar que aprenda a tecer loas ao destino, adiando o inevitável recorrendo a um qualquer ludíbrio. E, por entre os intervalos da hipnose, os pesadelos vagueiam à solta.
Entretanto, num qualquer suposto abrigo, Anarte, mãe e avó, imune à destemperança, continuava a debater-se com questões com muito ade: liberdade, igualdade, solidariedade, dignidade, fraternidade…
Judite, filha e mãe, contorcia-se na contínua procura da solução para pagar as contas.
Arinta, filha e neta, procurava besouros nos fraguedos, após passagem pelo terreno poeirento, com a memória alheia aos últimos pingos de chuva. E, surpreendentemente, acaba por descobrir uma flor numa brecha do terreno. Deslumbrada com a forma, a cor e o aroma, sentiu necessidade de a absorver: como lhe chamar?
.
.

18 comentários:

  1. Cada geração tem seus questionamentos e desafios. Quanto a aplaudir os vencedores, parece-me que os aplausos são de curta duração: apenas ressoam enquanto for conveniente, até que outros vencedores se levantem e os antigos sejam, com sorte, apenas esquecidos. Poderiam ter um destino pior.

    ResponderEliminar
  2. Adorei ler seu texto poético! "No registro dos dias",a sutileza da percepção! Abraços!

    ResponderEliminar
  3. O nome dessa flor eram vários: "liberdade, igualdade, solidariedade, dignidade, fraternidade…", diante de belíssimas palavras. Parabéns por tudo.

    Abraços,
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. É isso,AC o ar esta cheio de murmúrios e aplausos sem sons .
    E vamos aos poucos perdendo o jeito de indignarmos.
    Ainda há flores...há meninas há mães e com elas esperanças.
    Sua prosa é especial, sempre.
    Deixando meu abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Tudo se resume afinal a ter uma solução para pagar as contas.
    O que dizia Mao - primeiro matar a fome ao povo.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  6. Texto intenso, profundo, poderoso, que muito gostei de ler
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Os pesadelos vagueiam à solta, é bem verdade. Mas há ainda quem teime em acreditar na humanidade, na sua forma de ser fraterna, de procurar a liberdade, de desejar que tenham todos as mesmas oportunidades. E são muitos os que ainda acreditam. E se procurarem bem ainda se há-de encontrar, seja onde for, essa flor maravilhosa chamada esperança. Tão belo o seu texto e tão inspirador.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. No actual turbilhão da vida eu sou essa menina porque consigo ver positividade, alegria sem lamechas e animar os meus e quem se abeira de mim!
    ADOREI AMIGO e como sempre és um tremendo escritor.
    Beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
  9. AC, as multidões são perigosas. Seja onde e por que razão for. A psicologia da multidão, avalio eu que as detesto, pode ser devastadora. Mas, ainda que o não seja, de certa forma, coage, leva a uma reacção que sofre dessa causa: muita gente junta.
    Parece-me estarem aí três gerações distintas. Mas cada uma dessas pessoas pode representar um tipo de pessoa: as que se preocupam com a manutenção dos valores que a norteiam; as que apenas tentam sobreviver nesta selva económica e pouco veem para além dela; as que estão abertas à paisagem e estão libertas de mais preocupações - serão talvez inocentes e intocadas pelo consumismo e outras questões, mas por isso mesmo são capazes de olhar e descobrir a flor.
    É o que me ocorre.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  10. Se atentos estivermos, tanto poderemos ver ...Pessoas que refletem sobre a vida, outros que fingem viver...Melhor a menina que curiosa, tudo que saber e até nome à flor tenta dar!

    Sempre lindo te ler! abração, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  11. Lindo, como sempre.
    Nestes tristes tempos onde onde a maioria das pessoas se ocupa com as inutilidades ainda existem flores e olhos que conseguem ver e se interessar por elas. Isso nos dá alento. Nem tudo está perdido.

    Grande abraço, amigo.

    ResponderEliminar
  12. Belo texto.
    Essa flor maravilhosa pode ter o nome de esperança, ainda há quem consiga ver, sentir e acreditar na humanidade, no meio de tantas dificuldades.
    Uma semana feliz

    ResponderEliminar
  13. I think these must be useful to you.

    កីឡា Tannis

    Thank you for your interest.

    ResponderEliminar
  14. Thanks for sharing! Truly inspiring! My website:ភ្នាល់បាល់​ទាត់ អនឡាញThank you for your interest.

    ResponderEliminar
  15. AC também fugiste daqui? Desejo que estejam todos bem.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  16. Olá AC
    Quanto tempo não nos falamos !
    não esqueci _ a vida que dá as voltas .., venho deixar o abraço do Natal , saber como vai esse menino-poeta e sair de mansinho e devagar para não atrapalhar teu descanso e por favor voltes a blogar. Feliz Natal e um bom Novo Ano .
    com carinho da Lis

    ResponderEliminar
  17. Estou chegando pra conhecer sue blog e pra dizer que desejo que seu Natal tenha sido perfeito. Bju

    ResponderEliminar