sábado, 26 de setembro de 2020

GALGANDO O EQUINÓCIO, COM TERNURA

.
.
Fotografias (com um intervalo de 2 minutos) de AC
.
.
Volvido o equinócio, e já com a maioria dos frutos recolhidos, a natureza começa a recolher-se, num porto de abrigo muito próprio, arrastando nesse movimento tudo o que a envolve. O sol inclina-se, os animais recolhem-se, as sementes resguardam-se, e os solos, descansando, começam a revigorar.
Há, no entanto, uma panóplia de vida a emergir, quase em contramão, qual serviço mínimo para manter tudo em funcionamento: aves, como os tordos, que se vêm resguardar, mais a sul, da inclemência do frio setentrional, árvores que prometem frutos, como o diospireiro e a laranjeira, ou que simplesmente florescem, como a nespereira. E, enquanto nos vamos preparando para a estação fria, os milagres da vida, assim os queiramos observar, continuam a estar presentes, qual fio condutor duma vida aparentemente irregular, mas plena.
Por aqui, no meu pequeno paraíso, a passarada continua a debicar nos figos pingo de mel, dando corpo à expressão "chamou-lhe um figo". Mas, em amena convivência, e tal a abundância, sempre vou colhendo alguns para provar e, essencialmente, para fazer compota. É quanto me basta.
As amendoeiras já entregaram a carta a Garcia, mas os dois castanheiros que por aqui há ainda estão à espera de melhores dias - já não falta muito - para proporcionarem a sua oferenda. Até lá, e sem preocupações de maior, vou recolhendo os frutos dos tomateiros, que continuam a produzir, enquanto vou gerindo, conforme as necessidades, a colheita do alho francês, dos lombardos e da couve galega. As abóboras, já quase totalmente alaranjadas, começam a ficar no ponto, tal como as malaguetas, dum rubro tentador. As alfaces, duma maturação mais fácil, continuam a replantar-se, e sempre de satisfação plena. O feijão e as curgetes já lá vão, enquanto um ou ou outro pimento ainda se esforça por despontar. Olhando para o céu, bandos de garças começam a movimentar-se, em forma de >, como que a querer reconfigurar algo. Elas lá sabem.
Ontem, ao fim da tarde, e como os pequenos milagres, por aqui, estão sempre presentes, o sol resolveu presentear-me com um festival de cor, pleno de mensagens de copo meio cheio. Olhei, absorvi, registei, agradeci. E a conclusão surge, de forma natural: a vida, por maiores que sejam as dificuldades, e por mais que a queiram pintar de negras cores, continua a ser grata. Assim a queiramos ver e abraçar.
.
.

22 comentários:

  1. Este texto é um verdadeiro testemunho de gratidão. Uma prática que deveria ser diária, mas que esquecemos de vez em quando.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Isto que acabo de ler não é somente um belíssimo texto.
    É um hino à Natureza, à gratidão pela terra que tudo nos dá, se nela deitarmos a semente e a acarinharmos com ternura.

    Quanto à tua horta e pomar, AC, para quê fotografias?- As tuas palavras fazem-nos visualizar tudo, em formas, tamanhos e cores.

    A dádiva com que o Sol te brindou, partilhaste-a connosco num gesto lindo de amizade.

    Bem-Hajas! :)

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto e presentes do céu! Bjs,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Um belíssimo texto que a natureza agradece à sua maneira, Espantando-nos a alma com imagens deslumbrantes e frutos deliciosos.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    À margem:
    Já tenho o computador em casa, mas em 6 horas já se encerrou 8 vezes o que quer dizer que se não está melhor está pouco melhor apesar de desta vez eles me dizerem que substituíram uma peça. Noto diferenças, está mais rápido e o ecrã de encerrar voltou a ser azul. Passara a ser verde quando o problema começou. Vamos ver como se porta amanhã, mas se continuar assim, volta para lá na segunda-feira.

    ResponderEliminar
  5. Com que lindas cores se pintou o seu pedaço de céu. Já do texto, que dizer, o Senhor continua a escrever pintando :-)

    Boa noite, sô AC

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso ciclo da natureza... O céu está lindo como se Deus houvesse aberto a caixa de tintas e pintado a propósito. As fotos ficaram excelentes. Obrigada pelo texto, também. Tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  7. Poeta , texto lindo !
    Viva seu paraíso !
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. A natureza contempla quem nela trabalha
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  9. Linda reflexão e maravilhosas fotos.
    A vida nos oferece tanta cor e beleza, basta realmente sabermos olhar e apreciar.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Afinal, a vida tem a cor que a gente pinta, não é mesmo?
    Belo texto com lindas imagens.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. O Outono, a estação do ano mais agradável em Macau, já se faz sentir.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  12. Adorei o relato. Tão bom poder semear e mais tarde colher o que a natureza nos dá! As fotos estão lindíssimas. Obrigado pela partilha.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha de post cuja magia salta de cada palavra tua. Sim faço minhas as tuas palavras "a vida, por maiores que sejam as dificuldades, e por mais que a queiram pintar de negras cores, continua a ser grata. Assim a queiramos ver e abraçar."

    Abençoado sejas por este momento e obrigado.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  14. Como é bom observar a Natureza e maravilharmo-nos com ela. Como é bom observar os ciclos da terra e colher os frutos e respeitar o descanso de cada pedaço de chão. As fotografias, magníficas mostram o esplendor da paisagem, seja a que hora for. Lindíssimo texto!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. Existe uma beleza sábia nos equinócios tal como sua fotografia acompanhada de uma narrativa em comunhão com a natureza. Gostei :)

    Quanto ao seu comentário no último texto que escrevi. Achei que estava óbvia a solução mas pelo jeito devo me expressar melhor para a próxima vez.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  16. Esse é um grande paraíso, principalmente quando se tem sensibilidade para observar todos os pequenos detalhes que a natureza mostra. Suas fotos estão lindas e seu texto, cheio de poesia, é encantador. Abraço.

    ResponderEliminar
  17. A vida segue o seu rumo e tudo se prepara para os dias frios. O sol, antes de esconder deu um ar de sua graça. E que graça! Belissimo como o sol sabe ser :)

    ResponderEliminar
  18. Não sei se consefui enviar o meu comentário anterior, partidas é o que me orega este telefone com mania de esperto :) ola AC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pouco mais de fé no zingarelho, GM. Afinal esse telefone foi mesmo programado com uns pinguinhos de esperteza. :)
      É sempre bom ver-te por aqui, GM. Um abraço

      Eliminar
  19. Oi, A.C....um Poeta na plenitude descreve as belezas do Paraíso...um cenário digno de orgulho!
    um abraço

    ResponderEliminar
  20. Esta ligação à terra e a sensibilidade para sentir o maravilhoso de cada dia é a essência do ser humano.

    E a hortinha tem uma dinâmica que provoca interação e registo.

    Beijo, AC. :)

    ResponderEliminar
  21. Até saio daqui a respirar melhor, AC!... A ligação à terra em meio citadino é extremamente reduzida... pelo que há que aproveitar estas janelas de oportunidade, poéticas e fotográficas...
    Mais um post de excelência, que foi um verdadeiro privilégio poder apreciar, por aqui!...
    Beijinhos! Continuação de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar