domingo, 28 de março de 2021

COM QUANTAS ÁRVORES SE TECE O HORIZONTE?

.
AC
.
.
Uma árvore, o horizonte, muito espaço para a divagação. 
Por mais que os dias passem, nunca me canso do cenário, de tentar descortinar segredos, de me projectar para lá dos montes, de forjar receitas de encantamentos mil. E, enquanto o astro vai rodando, desfiando partículas para bom entendedor, meia palavra é apenas o rastilho para ousar, sabendo-se à partida que, no nosso vocabulário, o da percepção, é debalde a ousadia de tentar furar a mais dura rocha com um simples dedo. 
Deixamos dedadas enquanto tentamos, meros esgares de desespero, de incapacidade, tudo muito ao de leve, quase imperceptível, qual boi a olhar para um palácio. Mas tentamos, tentamos sempre, a honra está em nunca deixar de tentar. E é nessa vontade indomável de tentar ir em frente, por mais que a alma desassossegue, que talvez um dia consigamos espreitar, provavelmente de muito longe, novos patamares que nos conduzam a uma nova forma de estar, de percepcionarmos a verdadeira arquitectura daquilo de que somos formados.
É por isso que, bem rodeado de afectos, nunca me canso da cumplicidade da árvore dos segredos, bem projectada no horizonte. Nessas alturas, se desassossegos houver, eles vêm sentar-se a meu lado, afáveis, como se tudo em volta fizesse sentido.
.

15 comentários:

  1. Um espaço que convida ao relaxe, ao sossego.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  2. Há tanto a ver nesse cenário...Sempre maos e mais a perceber...Lindo demais! abraços. linda semana,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, vim avisar que acaba de entrar lá! Obrigadão! Ótima semana, chica
      https://ceuepalavras.blogspot.com/2022/09/blog-post_11.html

      Eliminar
  3. Com uma tão bela natureza à volta e bem rodeado de afetos o amigo não se pode queixar da vida, pese embora o desassossego que por vezes lhe bate à porta.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Um texto que é uma forma de poesia de alguém que se torna cúmplice da paisagem. Tão belo. A imagem magnífica.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Acredito que por aí, nessa paisagem impere a paz interior, uma enorme felicidade e e-encantamento que essas paisagens proporcionam e muita introspecção também. É como eu me sinto quando caminho ou pedalo embrenha da nas serras e nos campos. AC, um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Este 'teu' horizonte, ficou maravilhosamente tecido pelos galhos finos nessa urdidura ancestral, que a mão do Criador colocou à tua disposição e que poucos seres viventes têm a benesse de contemplar.
    O contraste, com a modernidade da passagem do jacto, enfeitou o rendilhado final.
    Rodeado de afectos e com essa tua capacidade de saber valorizar tudo o que te rodeia, nunca o desassossego conseguirá instalar-se, por muito tempo, na tua alma.
    Fico feliz por ti, AC!

    ResponderEliminar
  7. Aqui havia uma árvore assim, lugar perfeito para ver o sol se pôr, quase à beira do lago. Era grande e, na aparência, muito forte. Então uma tempestade derrubou a maior parte dela. Ao ser cortada, verificou-se que dentro havia um enorme formigueiro, daí a fragilidade.
    Como sempre, o texto é excelente, a foto também.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  8. A arvore da vida e feita de afectos, contemplações e reflexões.
    Quando tudo isto se harmoniza, o horizonte só pode ser assim, perfeito.
    Um texto comovente e poético.

    Um beijinho amigo AC.

    ResponderEliminar
  9. Um esboço do dia _ horizonte perfeito com tons de momentos findos .
    Divagações sempre nos acomete ao apreciar o cenário assim.
    E gosto do que leio, do que vejo e sinto. E aproveito a deixa e coloco o desassossego sentado aqui, dando espaço para um relax necessário.
    Um abraço, AC e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Uma grande mensagem quase idêntica ao que sinto e tento passar a quem me rodeia nestes tempos tão "marados". a foto é magnífica.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  11. Basta-nos uma árvore, meu amigo! Com ela se segue a Vida e se lança em cada dia o olhar primordial...
    Identifiquei-me! Bom ler-te.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Quanta força têm a imagem e o texto!
    Que Natureza inspiradora!
    Tenho para mim que, quando os pré-socráticos, debatiam sobre a arché, ou logo a seguir, quando deu-se a conhecer a passagem do pensamento mítico para o pensamento racional, era uma Natureza semelhante à essa que eles viam.
    Acho que era sob um céu como esse que eles deambulavam e filosofavam...


    ResponderEliminar
  13. Um belíssimo texto, AC! Só mesmo a natureza, para nos devolver um sentido de normalidade, que nos costuma faltar na correria dos dias ditos normais... ou nos dias de vida em suspenso, com que ainda nos vamos confrontando agora... se pensarmos bem... a normalidade e as regras... são ditadas pela natureza... a actividade humana, apenas tece clivagens e excepções...
    Belíssimos horizontes, por aí... repletos de saudáveis segredos e cumplicidades... e sabedores da verdadeira noção de tempo... bem passado!
    Beijinho! Feliz Páscoa!
    Ana

    ResponderEliminar