sábado, 22 de maio de 2021

QUANDO O ÍNFIMO É INTEMPORAL

.
.
Eram tempos de descoberta, em que cada gesto revelava pressa, como se abarcar o mundo fosse coisa emergente. Exaltávamos a poesia, dançávamos nos concertos, mergulhávamos em rios de águas cristalinas, andar à boleia não era coisa estranha. E cada rosto afável que encontrávamos, cada gesto genuíno, cada sabor local, cada música no rádio duma tasca deserta, eram pretexto para a festa. 
Fazíamos planos, oh se fazíamos, e tudo servia de motivo para isso: uma casa abandonada, que reconstruíamos em sonhos, um tecido diferente, que desmultiplicávamos em novas roupas, a descoberta duma cascata num ribeiro entre montes, com peixes a jusante e a montante, as notas duma guitarra numa estação deserta, à espera dum comboio sem horário... E sorríamos, sorríamos tanto, caramba!
O tempo passou, os horários eram para se cumprir, as facturas tinham que se pagar. E pagaram-se. Mas, como quem guarda um precioso tesouro num baú, há luzes que, mesmo que ínfimas, nunca se apagaram, britando muitas das pedras que foram surgindo no caminho. São só nossas, são intemporais.
.
.

12 comentários:

  1. Este texto toca as nossas memórias, nostálgico. Gostei muito. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Este texto, carregado de uma nostalgia boa e doce, trouxe-me tantos sorrisos e lembranças, quanto este Álbum do Fausto.
    Pode a nossa vida ter-se alterado, podemos ter perdido a juventudo, mas no fundo do baú que todos temos, estão lá, ciosamente guardados, os mais belos momentos das nossas vidas.
    Escrevo ao som da música e da voz de Fausto, que adoro. E sabes, AC? Neste último programa da Fátima Campos Ferreira- "Primeira Pessoa" em que as memórias do entrevistado/a dão vida ao programa, pude constatar que este brilhante cantor/compositor, mau grado o desgaste que o tempo operou na sua aparência física, por dentro, a sua alma e vontade de viver, estão iguaizinhos aos da sua juventude, logo, intemporais.
    Tal como tu e como eu...! :)

    Um beijinho grande, AC. :)

    ResponderEliminar
  3. Outros tempos...Hoje em dia dar ou aceitar boleia é um perigo...até mortal...Fausto um cantor de letras revolucionárias. Tem obra gravada para a posteridade
    .
    Sábado feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. A isto chamo eu, saudade boa :)

    E é tão bom ter o que lembrar. E é tão bom reconhecer que, lá no intimo, ainda cantamos, ainda sonhamos, e até pagamos as contas.

    Boa noite, sô AC

    É tão bom lê~lo.

    ResponderEliminar
  5. O tempo passou? Sim, continua a correr. Mas por que temos que mudar? Será inevitável?
    Esse texto está fazendo as perguntas brotarem...

    ResponderEliminar
  6. Revi-me nesta tua "intemporalidade" e passei tudo às filhas que agora passam aos netos. A única coisa que os meus pais nos transmitiram foi a proibição das boleias.
    Fui muito "fura regras" mas um certo dia teria eu os meus 7anos e o meu irmão e parceiro de aventuras uns 6anos, vínhamos a pé da escola e eu sempre com os sapatos na mão quando pára um carro a dizer que nos dava boleia. Era o meu tio (irmão do meu pai) dissemos que não e ele desandou. Cheguei a casa e o meu falou connosco e ainda recordo as minhas palavras de pespineta: a sério? Então proíbe o aceitar de boleias e só porque é tio temos de aceitar? Não concordo meu pai e desandei:)))))
    Uma infância e adolescência tão boas e agora revejo-me tanto nos netos porque continuo a ter um "parafuso fora do sítio" e às vezes as filhas ficam a olhar:))))

    Gostei de ler ao som do Fausto.
    Beijos e adorei este momento

    ResponderEliminar
  7. Saudosismo passadista ou uma evolução social sem margem para o encantamento!?
    Sonhar é preciso.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  8. Umas palavras mais para dizer que é impossível ficar indiferente perante
    as canções, todas de muito bom nível e com excelentes poemas.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  9. um belo texto e uma bela música e uma letra maravilhosa!
    nostalgia pura.A vida como ela é!. Somente para iniciados em Fausto!
    um abraço

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito do Fausto.
    Cá por casa as filhas também aprenderam a gostar.
    O tempo passa, pois passa...mas o que é bom vai ao nosso lado :)
    Abraço e brisas doces

    ResponderEliminar
  11. Saboreei, particularmente, este teu texto.
    E que bem me soube o "sonho lindo" do Fausto.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  12. Uma publicação fantástica, que nos proporcionou uma viagem deliciosa, por boas memórias... e boas musicas... a um tempo... que se permitia ser apreciado com gosto, e em que tantas coisas simples... se foram tornando inesquecíveis...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar