.
..
Todos sabem do meu gosto pela Natureza, do quanto ela me enleva e motiva, ao ponto de a considerar fonte de aprendizagem permanente. E, se o cenário solar é de primordial cultivo, com os cuidados com a horta a enfeitarem os meus dias, ultimamente as noites têm merecido a minha atenção. Não, não tem a ver com a sedução da Lua e das estrelas, sempre belas e cativantes, desta vez o mote recai nuns belíssimos concertos nocturnos, em que o silêncio envolvente é condição exigida pelo solista. E, salvaguardadas as condições necessárias, que até os cães das redondezas cumprem, aos ouvintes, sejam eles quais forem, apenas resta fruir. E se o artista é de qualidade!
Pois é, estou a falar dum rouxinol, grata descoberta da qual tenho beneficiado nas últimas noites, num silêncio quase venerador. Não sei o que o motiva, não sei para quem ele canta, mas... que importa? Apenas sei que é sublime, um verdadeiro encanto!
Quando me retiro para descansar, que os humanos não têm corpo de rouxinol, levo comigo, em total equilíbrio, a sensação dum evento mais-que-perfeito, que acaba por me suavizar os sonhos.
.
.
Que lindo e realmente nem importa pra quem ele canta.Importante é poder ouví-lo! LINDO! abração,chica
ResponderEliminarÉ isso mesmo, Chica.
EliminarAbraço
Que cantorzinho maravilhoso!...
ResponderEliminarE é mesmo, Marta!
EliminarBelo canto o do rouxinol que te encanta as noites, AC!
ResponderEliminarSe esse teu cantor privativo tiver o fôlego desse do vídeo, e tomar conta dos teus sonhos e pensamentos, durante o mesmo tempo e com a mesma intensidade de trinados, sei não... Lá está, até o belo se for demais, cansa. Ou tu nunca te cansas mesmo que ouças três horas seguidas o belcanto do canoro? Eu cansava-me!
Um abraço e bom fim de semana, AC! :)
Como todas as coisas preciosas, não é o pintassilgo que vem ter connosco, somos nós que temos que nos aproximar.
EliminarTrês horas, Janita? Deve ser a tua costela alentejana a falar. :)
Um abraço :)
Meu querido, AC...leste isto?
Eliminar"Se esse teu cantor privativo tiver o fôlego desse do vídeo, e tomar conta dos teus sonhos e pensamentos, durante o mesmo tempo e com a mesma intensidade de trinados, sei não."
Ora o vídeo tem a duração de três (3) horas. Ai, ai...agora, a fama (injusta) dos alentejanos serem lentos, isso vai servir de desculpa para tudo, é? 😋
Beijinho. 😘 🦋
Li, como leio sempre, minha cara Janita, e com muito apreço. Tem tudo a ver com a forma e o conteúdo, não mais. Capice?
EliminarUm beijinho :)
Confesso que não sabia que o rouxinol cantava de noite. Sou ( nasci e vivi ) do campo onde o cantar das aves são completa sinfonia. Ouvi milhentas vezes cantar os rouxinóis. Confesso que não sabia que cantavam para as estrelas.
ResponderEliminar.
Desejando um Feliz fim de semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Ricardo, as noites de Maio são pródigas em sinfonias do rouxinol. Para quem tem a ventura de poder ouvir, claro.
ResponderEliminarUm abraço
Usufruir desse maravilhoso cenário durante o dia, e ainda ter o privilégio de à noite, ter um concerto exclusivo com um solista desse calibre, não é para todos ! :)
ResponderEliminarFico feliz por si !
Um beijinho e bom fim de semana, AC
Fê, fui agora mesmo lá fora, mas ainda é cedo. Por ora é a hora dos grilos. :)
ResponderEliminarUm beijinho :)
Isto nem devia de valer, já não bastasse ter uma horta jardim, agora tem um rouxinol que canta só para ele. Então e eu? e nós? Nada?
ResponderEliminarBoa noite, sô AC, acomode-se em cadeira confortável e desfrute. Era o que faria.
Assim fiz, Noname.
ResponderEliminarO pintassilgo só se fez ouvir a partir das 11 da noite e por ali fiquei a deliciar-me cerca de meia hora. Depois fui-me deitar, mas para ele era apenas o princípio da sinfonia, que a noite ainda era longa.
Que sortudo! Aqui a única melodia que oiço é a dos carros a passar e em algumas noites o ruído maluco de motas em competição.
ResponderEliminarAbraço, saúde e bom fim de semana
Não são sons que se prezem, mas a vida urbana também tem outras coisas, e boas.
EliminarUm abraço, Elvira :)
Que maravilha amigo. Aqui e junto ao galho da árvore bem perto da minha janela tenho um casal de rolas fizeram ninho que mal começa a raiar o dia acordo ao som deles. Mas na filha e quando la fico por ausência da malta à noite antes de me deitar oiço um cantar de pássaro que não sei identificar mas que me embala lá isso é verdade. Por lá há muitas espécies e ao amanhecer é uma sinfonia pegada.
ResponderEliminarSó há um pássaros que me incomodam: pombos, que são mais que muitos e causam-me imensas alergias. Felizmente que neste mês chegaram os estorninhos em nuvens e nuvens e elas quase que desaparecem.
Adoro pássaros/aves mas jamais em gaiolas.
Beijos e um bom fim de semana
A meio da manhã andei a plantar batata doce e a sinfonia que me envolvia era qualquer coisa...
EliminarMaio é mesmo um mês em festa na Natureza.
Um abraço, Fatyly :)
Bem sei desses encantos. E das saudades deles. Quando o tempo permitia tomar o café no meu quintal. lá vinha o melro e outros pássaros. Sofro, agora de total abandono. Falto o melro preto e luzidio, de bico amarelo. E a sinfonia não tem o brilho de outrora.
ResponderEliminarÉs um privilegiado. E tens serenata.
Beijinho, AC. :)
Também por aqui há melros, e bem afoitos, mas a noite é mesmo iluminada pelo rouxinol.
EliminarUm beijinho, Teresa :)
Ouvi um bocadinho e só posso dizer uma coisa - o meu passarinho canta muito melhor.
ResponderEliminarAbraço, boa semana
Ainda bem para si, Pedro. Mas este tem um contexto muito próprio, e eu não o trocava por nada deste mundo, pode crer.
EliminarAbraço
Adoro a natureza e fotografá-la também!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Ainda bem, Isa. Cada coisa no seu lugar, mas a Natureza tem uma linguagem única.
EliminarConcordo que a Natureza é uma aprendizagem constante. O rouxinol canta para si com certeza. Por amar tanto esse espaço privilegiado de ar puro e sossego. Magnífico texto.
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Esta noite lá está ele novamente. Que maravilha de cantor!
EliminarUm beijo, Graça :)
Têm um cantar maravilhoso! Posso confirmar... pois por aqui, também se deixam ouvir por vezes, fora de horas... no intervalo dos concertos das corujas... :-)
ResponderEliminarEm tempos de pandemia, tornaram-se mais confiantes, com a redução do movimento na área... infelizmente também os seus predadores, se tornaram menos receosos... nunca imaginei ver peneireiros tão próximo das minhas janelas, como nestes primeiros meses do ano...
Maravilhosa publicação, AC... em sons e palavras!
Beijinhos
Ana
Boa tardinha, AC!
ResponderEliminarQue lindo!
Por aqui, tenho um bem-te-vi que vem diariamente me fazer companhia também.
O vídeo é um encanto.
Gostei muito do seu texto poético.
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos
Boa tarde AC
ResponderEliminaro canto do rouxinol e a sensibilidade do Poeta, que escreve textos cheios de magia e ternura que mais parecem poemas.
como sempre, gostei!
beijinhos
:)
Saltando de galho em galho, num instante me pus aqui para o concerto noturno. Magnífico.
ResponderEliminarComo se sentirão Eles no papel de solistas? Que têm a peça na ponta do bico, não há dúvidas. Por timidez cantam, cantam até `exaustão, na penumbra por não gostarem de luzes da ribalta... Não se cansam mas dizem que morrem de tísica da paixão.
Tenho-os por aqui mas não são meus. São livres.
Saúde e um abraço, Amigo AC.