domingo, 23 de abril de 2023

FOREVER YOUNG

.
Margarida Cepêda, O rei e o cavalo
.
.
Ele costuma chegar, confiante, distribuindo abraços como se fosse a coisa mais natural do mundo. 
Ainda não fez três anos- faltam três meses - mas apodera-se da casa como se fosse sua, qual governante a quem apenas a boa disposição e a alegria sejam coisas a ter em conta. E, por entre brincadeiras sem fim, não se coíbe de beijar, ou abraçar, quando sente que é caso para isso.
- Avô, anda escondê! - solicita ele, na sua linguagem muito própria.
E eu lá vou, de coração cheio, brincando ao faz de conta com mantas a servir de tenda, com o sorriso dele a comunicar, de tão cúmplice, como se me desse a mão. Os outros, entrando no jogo, vão pintalgando o ar de expectativas, com muito açúcar, soltando a cada passo:
- Onde está o Miguel?
- Está aqui! - grita ele, esfuziante, ao fim dum certo tempo (pouco, mas para ele é muito) como se da novidade mais importante se tratasse.
O Miguel cresce a olhos vistos, rodeado de amor em todos os quadrantes, e ele retribui, retribui sempre, olhos nos olhos, confiante em tudo o que o rodeia.
- Avô, anda, vamos lá fora!
O avô, transbordando duma ternura que tem sempre retorno, até de mais, dá a mão ao novel habitante da tribo, encaminhando-o para os primeiros voos do contacto com a natureza.
- O que é isto?! - exclama ele, perante o cantarolar de um pássaro.
O Miguel, ao contrário do avô, vive num apartamento, na segurança da proximidade dos outros, mas longe dos sons naturais que enriquecem qualquer ser. Pacientemente, com muita ternura à mistura, lá lhe vou explicando o som dos pássaros, o voo de cada um deles, a azáfama das abelhas, o voo silencioso das borboletas...
O Miguel, a pouco e pouco, vai absorvendo uma nova linguagem, que não a sua, mas que tende a interiorizar. E, por mais informação que se lhe faculte, uma coisa me orgulha, profundamente: ele continua a abraçar, incondicionalmente, tudo aquilo que passe no seu filtro de gostar, tudo aquilo que o faz sentir feliz.
.
.
.
.

14 comentários:

  1. Uma linda foto. O meu aplauso e elogio
    .
    Feliz dia do livro.. bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Ah, é aproveitar com toda a intensidade esses momentos de convivência, porque passam tão depressa... Logo os pequenos crescem, e ficam as lembranças, que contarão, cheios de orgulho, aos que vierem mais tarde. Quanto ao seu netinho Miguel, tem a boa sorte de ir viver um pouco da natureza, quando tantos outros nem sonham com isso.
    Uma ótima semana, e diga ao Miguel que lhe manda um abraço alguém que mora muito longe, do outro lado do mar.

    ResponderEliminar
  3. É uma ternura esse seu neto. E parece-me que também tem um avô especial e muito babado:). Gostei imenso da idade dos três anos de meus filhos, lembro-me disso.
    A foto está um espectáculo, esse rei e cavalo são, um para o outro, ouro sobre azul.

    ResponderEliminar
  4. Tanto a imagem como o texto são simplesmente belos!!
    .
    Vou Vivendo...
    .
    Beijos, boa noite!

    ResponderEliminar
  5. A família é essa coisa poderosa AC e motivos são muitos para nos enternecer com ela._ em todas as idades. E a do Miguel é infinitamente gostosa _é quando os primeiros olhares sobre tudo se encaminham para como o menino o jovem o adulto e o velho será . Isso é mágico. Ah, vovô tira o máximo dessa gracinha que te chama para brincar...aproveita ! os meus já na fase adulta e ainda gosto de lhes pegar pela mão. Uma leveza ler seu texto e admirar a foto_ fantástica diferença e igualdade dos dois _ é no galope que os eles vão e com doçura vão chegar onde quiserem. Obrigada, AC e semana produtiva .
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. os avós marcam tantos os netos!!!
    O que eu sei isso.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  7. A alegria, sensibilidade com que descreves o teu neto é tal e qual o que vivi com os meus netos. Dois vivem num apartamento mas passeiam muito a pé por meio das árvores da redondeza. As outras duas têm um quintal gigantesco e onde se respira ar puro e andavam de mão dada comigo a explorar a natureza além muros.
    Também cuidavam da horta que fiz com elas.
    Memórias que retenho e hoje já todos estão tão crescidos.
    ADOREIIIIII:)))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  8. Que bom o Miguel ter um avô que brinca com ele e lhe ensina a vida natural com belezas, aromas e sons. Linda homenagem à mãe do Miguel com a voz maravilhosa de Luisa Sobral. Um gosto enorme ler o que escreve.
    Tudo de bom. Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, Graça, mas mudei a música, por questões que nem sempre requerem explicação, não vá o vento dispersá-la... :)

      Eliminar
  9. Que cumplicidade tão feliz! Aproveite, eles crescem rápido!
    Gostei muito deste texto descritivo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei ler o seu texto.
    São memórias que ficarão para sempre.
    Um feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  11. AC,
    Os netos são presentes
    únicos. E Vc descreve
    exatamente como são.
    Aproveita bem todos os
    momentos pois como disse
    a Marta: eles crescem rápido.
    Aqui temos duas netas,
    12 e 6 anos e vivo
    as voltas com cabanas
    e comidinhas na boquinha
    com diz Alice , a caçula
    que mesmo comendo sozinha
    pede dengosa.
    Adorei vir aqui.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  12. A doçura da inocência brindando o amor e a paciência do avô. Linda essa cumplicidade. Sejam sempre felizes.
    Abraços ao avô e beijinhos ao netinho.

    ResponderEliminar