terça-feira, 4 de abril de 2023

DESÍGNIO

.
Margarida Cepêda, Ela, o violoncelo e as vagas
.
Ela já era, mas não sabia.
Inquieta com os outros, fruto da sua opção de vida, procurava, o melhor que sabia, pejada de dúvidas, saber das nuvens que lhes cobriam os horizontes, do seu respirar sem convicção, dos parcos momentos em que, qual milagre da vida, a rara espontaneidade se concretizava num sorriso, por mais ténue. E, sempre atenta, registava o pormenor, depois da consulta, procurando dar cor aos nomes que, lentamente, parecia que se iam sumindo na paisagem, cada vez mais desertificada.
Ela era um anjo, mas não sabia. Contudo, os velhos que lhe adornavam a consulta, mal habituados à dignidade do trato e do olhar, sabiam-no desde a primeira vez.
Ela é como é e, perante o olhar melado dos velhos, e o respeito dos outros, começa a perceber, lobrigando perante as dificuldades de saber ser quando pouco ou nada se tem. Só ainda não entendeu, por mais que lhe digam, por que é que, em todo o lado, não é sempre assim, com a dignidade a não conseguir ganhar lastro.
Apesar do ruidoso silêncio dos hostis gestos dos conformados, prossegue na sua convicção, qual  percurso sem fim à vista. E persiste. Ela respira o equilíbrio do mundo em modo de vida e não se imagina de outra forma, pois cresceu a pensar que a proximidade e o calor de um gesto podem fazer toda a diferença. 
Ela é assim, a nossa doutora, qual joana sem pestana a tremelicar, mas de olho sempre a brilhar. Apesar de lamentar os falsos ais e uis de quem decide, ela continua a remar, contra ventos e marés, alimentando a alma com o que a preenche, qual miríade dum futuro por desenhar.
.
.

12 comentários:

  1. Deve ser alguém notável, para merecer homenagem em um texto tão delicado, no qual até é chamada de anjo. Não são muitos assim neste mundo, isto é certo.

    ResponderEliminar
  2. Revi a história da minha filha mais velha que já é médica que luta contra tudo e contra todos para vir a exercer com um sorriso, carinho e empenho. Ironicamente ontem fez anos:)))
    Adorei!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Desígnios são vontades, propósitos de realizar algo e seu texto é o perfil de quem persiste sem desanimar. Bonita homenagem e bonito olhar da áura que a envolveu no texto especial.
    Gosto muito de voltar aqui, AC
    Com carinho e desejos de bons dias , mando abraços

    ResponderEliminar
  4. O senhor escreve lindamente (quem é essa Joana sem tremelique de pestana?). Talvez a Páscoa celebre as Joanas que em nós existem - mesmo que só aos bocadinhos -, mais os pedaços de sonho sobre o mundo que não pára de nos surpreender e nos (a)parece por vezes um prenúncio de inferno. Talvez a Páscoa não chegue a todos, mas nada que é mundano chega a todos. Fica o sonho: em alguma Páscoa, seremos parte desses alguns afortunados. E todos os anos há Páscoa. E ressurreição. E isso. Pois não é?!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Felizmente ainda há pessoas assim. Como anjos que protegem os outros. E fazem-no desinteressadamente e com a humildade que quem é realmente grande. Uma bonita homenagem, num texto cheio de beleza.
    Desejo que tenha uma Páscoa cheia de Amor, paz e saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. O mundo precisa de pessoas assim, já há poucas.
    Bonita homenagem ao anjo Joana, vossa doutora, com um texto de rara beleza.
    Uma Páscoa Feliz.

    ResponderEliminar
  7. Quem acredita persiste mesmo que a luta seja ferrenha e desumana
    Maravilhosa prosa

    Olá Adriana Helena
    Eu não conhecedora de astronomia mas acredito ter visto esse alinhamento dos planetas aqui em minha cidade
    E digo que foi um espetáculo mágico quase surreal

    Que a luz da ressurreição de Cristo ilumine o seu caminho e guie seus passos sempre.
    Uma feliz e abençoada páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Já tinha saudades de o ler.
    Obrigado e Feliz Páscoa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pessoas existem de rara pureza de espírito que trazem uma aura de pureza ao redor ...são raras mas existem
    um abraço

    ResponderEliminar