sábado, 20 de fevereiro de 2016

(IN)VERDADES

.
Fotografia de AC
.
.
A vida, na sua infinita capacidade de surpreender, parece, por vezes, caprichosa senhora, comprazendo-se em semear contraditórios sinais nos mais díspares cenários. Debitam, os feiticeiros da verdade, que ela é cultora da contrariedade sistemática para melhor discernir os merecedores de vislumbrar o apuro das suas vestes. E insinuam que, quando a tentação de a tentar contrariar se torna mais latente, surgem os dragões, enfurecidos, a depurar veleidades.
A verdade, a disponível, tem demasiados guardiões. Até as crianças, habitantes, até aqui, dum patamar em que tudo é possível desenhar, através do sonho, começaram a ser encerradas, de sol a sol, no muro dos medos. Os pais, por mais que se debatam, são, cada vez mais, reféns do tempo para pagar a factura do paraíso com que a verdade, a disponível, os seduziu.
.
.

37 comentários:

  1. Um texto filosófico.
    Somos parte das inverdades que nos somam ou subtilmente nos subtraem.
    Difícil abraçar este tema.

    ResponderEliminar
  2. Vidas e vivências...cada vez mais reais. Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  3. haverá como quebrar esses grilhões? Quem sabe, a Arte... Beijos, bom final de semana.

    ResponderEliminar
  4. Experiências, vivencias que cada um interpreta à sua maneira...

    ResponderEliminar
  5. A contrariedade também nos leva a verdade ou às certezas das incertezas.

    Bom fim de semana AC

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. E, por via dessa incerteza, nunca tenho a veleidade de querer entender a Vida e a Natureza. Aceito os seus humores, conforme ela os manifesta. Quantas vezes o que nos parece mentira, é verdade, e vice-versa?

    Beijinhos, AC!! :)

    ResponderEliminar
  7. Não é fácil ouvir a nossa própria verdade no meio do ruído das verdades propagadas e disponibilizadas por terceiros. Essas impõem-se pelo medo. A nossa, que faz parte da essência, revela-se com amor.
    O texto e a foto são maravilhosos :)

    Um beijinho, AC

    ResponderEliminar
  8. E por isso as crianças têm cada vez mais cedo, portáteis, tablets, telemóveis, e cada vez menos, a presença, o sorriso, o carinho dos pais.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Substitui-se a presença, pela ausência... e por algum gadget para os mais pequenos...
    Hoje em dia, as solicitações da vida... não são fáceis de atender, nem de compreender... e estamos todos enredados nesta teia de adulteradas prioridades... porque nos dizem que para sermos felizes... temos de ter um estatuto... com uma parafernália de coisas, lugares e aparências... e no entanto... por mais que se tenha... falta ainda sempre mais qualquer coisa para se ser feliz...
    E os mais pequenos... lá vão andando, aprendendo e crescendo... de novidade em novidade... na sua rede social... que substituiu os seus educadores... porque estes... não têm tempo, para o ser... há que trabalhar para pagar uma factura... sempre demasiado alta... também em termos de felicidade... Acho que é a isto... que se chama viver no Paraíso...
    Fabuloso o texto e a imagem!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Hmmm, exótica perspectiva da vida... rsrsrsss

    ResponderEliminar
  11. Sinais cada vez mais contraditórios. Difícil é, cada vez mais, perceber quais são os verdadeiros sinais...A vida surpreende-nos todos os dias.
    Beijinho AC

    ResponderEliminar
  12. A mãe natureza provdencia ao ser tudo o que de melhor se colhe da vida. Este seu testemunho extraordináriamente bem metaforizado e acompanhado pela sua fotografia, mostra que verdade vive em cada em função dos valores e da conduta de cada um.

    ResponderEliminar
  13. O que é verdade ? As crianças sabem , mas perdem -na cada vez mais cedo .
    E os adultos não querem ou não sabem , pagar a factura para a conservar . É mais fácil e dói menos comprar Substitutos .

    A foto é óptima .

    Um beijo AC ,
    Maria

    ResponderEliminar
  14. Muito bom texto, como sempre!
    Tecerá Deus direito por linhas tortas?
    Penso que nunca chegaremos a saber...
    Então caminhemos, na tentativa de o fazer bem, através dessas vestes, tendo por fundo esse magnífico cenário da natureza...
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. coitados dos pais - a dançar como marionetas ante o(s) paraíso(s) e suas verdades...

    que apenas alguns desfrutam!

    excelente

    forte abraço, meu caro amigo.

    ResponderEliminar
  16. Somos simples marionetas dum teatro que há muito já foi escrito e onde a verdade é a que escreveram os seus autores.
    Bela a foto e o texto como sempre faz-nos pensar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. E não há, nem sobram aqueles vislumbres que nos apaziguavam os fins de tardes na mansidão com que a Natureza nos brinda!
    Sempre tão bom refletir consigo, AC!
    Abraço! :)

    ResponderEliminar
  18. Isso mesmo. Um paraíso perdido que não tem mais nada do que uma factura. Ou um preço a pagar pela entrada.

    Restam os sorrisos. E as boas palavras.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  19. Assim mesmo AC e a fatura é alta visto que há consequências ... e vamos caminhando algumas vezes absolutamente às cegas mas os sonhos estão ali não nos abandonam...
    Saudade de vir te ler _ amo pessoinhas inteligentes que sabem das coisas... rs
    um abraço forte AC

    ResponderEliminar
  20. Que foto deslumbrante, um encanto aos olhos
    e a alma!...
    A beleza poética de mãos dadas com a profundidade
    filosófica. Por isso, sempre bom, ser um livre
    pensador, as verdades absolutas são impregnadas
    de dogmas que assustam. Mas, existem sabedorias
    sagradas que resistem com os guardiões (ainda bem).
    Uma semana inspiradora para ti, AC!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  21. As pessoas estão confusas, parecem "meio atordoadas"!
    As crianças, poesia do mundo, vão se acomodando, adaptando-se ao que lhes é imposto, proposto!
    ..."Assim caminha a humanidade"!
    Beijo carinhoso!

    ResponderEliminar
  22. A foto é um poema e revela o olhar sensível de quem a captou.
    A reflexão poética é sábia e bela.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. A vida nos seu contraditório a cada tempo se apresenta em sua forma indecifrável...na verdade uma questão entre a razão e o non sense que nos apavora a mente e onde a ordem natural das coisas já não nos indica a certeza do futuro. Quem viver verá!
    um abraço

    ResponderEliminar
  24. Essas voltas da vida é que a tornam sedutora, surpreendente.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  25. Belas palavras de uma realidade não tão bela assim. O ser humano precisa voltar a sua essência. É lá que estão a suas verdades.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Este é um tempo em que os medos, os fantasmas, os piores cenários circundam os nossos passos e transformam a liberdade de cada um em temores a que já nem as crianças escapam.
    Um texto muito reflexivo, este. Gostei.
    Beijo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  27. É um tempo cruel, de mentira em mentira e nunca se chega à verdade! É como tentar alcançar a linha do horizonte! Os filhos de uma certa classe social, escapam com certeza, eles e os pais deles! O povo é o mais flagelado e a classe média ... acima disso, o débito vai rareando cada vez mais...___Bela exposição escrita!

    Beijinho, AC

    ResponderEliminar
  28. AC
    as suas palavras sábias, tocam-nos e obrigam a reflectir sobre as mesmas.
    vivemos tempos conturbados acho eu e aí o medo impera.
    quero dar os meus parabéns pela excelente foto que acompanha o seu texto poético.
    uma boa semana com muita inspiração e boas fotos.
    beijinho amigo
    :)

    ResponderEliminar
  29. Existem muitas espécies de verdade, e cada um escolhe a sua. Há quem se torne escravo de um "paraíso" futuro, geralmente adquirido por dinheiro, por estatuto social, ou ambos, o que até faz com que possam não ter filhos, ou tê-los tardiamente. Crianças geralmente enclausuradas nos próprios desígnios de seus pais, fechadas em casa ou em múltiplas actividades que só dinheiro pode comprar, a horas e locais determinados. Sem espaço para o verdadeiro sonho e brincadeira.
    A foto é, tal como o texto, belíssima.
    xx

    ResponderEliminar
  30. AC , faço minhas as palavras da amiga Laura Santos e acrescento que o texto com pinceladas filosóficas é mais um presente . Beijos

    ResponderEliminar
  31. A verdade reinante nestes tempos actuais é a do poder, do dinheiro e consequentemente a do consumo. Houve uma mudança drastica em pouco tempo, diria até que se deu um valente salto. Em alguns aspectos tenho a certeza que foi um salto bem dado, mas noutros também estou certa de que algo falhou e a queda no precipício foi grande. Tudo agora está como se costuma dizer " à mão de semear " e o ser humano, na sua costumeira insensatez nao soube, ou melhor, não está a saber escolher aquilo que de facto lhe convém, aquilo de que na realidade necessita; agarra tudo numa avidez sem se preocupar com o essencial.e neste salto arriscado levam as crianças esquecendo-se de que devem crescer devagarinho, passo a passo para que trilhem o caminho delas, sem grandes quedas, seguras e confiantes. Muito teria a dizer sobre este assunto que também daria pano para mangas, mas fico por aqui, deixando-te os parabéns pelo tema escolhido. Hoje as nossas crianças estão rodeadas de brinquedos e novas tecnologias, mas nunca vi tantas com os olhinhos tristes como vejo hoje. Beijinho e até sempre.
    Emilia

    ResponderEliminar
  32. ...porque nos parece sempre que o descrédito e a "heresia" se paga em faturas elevadas. E que essa divida irá ser paga por nós, pelos nossos filhos e pelas 100 próximas gerações que nos sucederem...!Então, e não vá o diabo tecê-las...Gosto sempre tanto de vir aqui...Abraço.

    ResponderEliminar
  33. As verdades mal compreendidas e mal dirigidas, esterilizam a consciência.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  34. ~~~
    Amigo, muito apreciei a tua dissertação sobre a vida

    numa crónica impecavelmente elaborada e escrita

    e com a qual concordo em absoluto.

    ~ A fotografia?

    - Um belíssimo poema!

    ~~~~~ Beijinho.~~~~~

    ResponderEliminar
  35. E não está fácil, o caminho! Que o digam os educadores!
    A "verdade" metáfora de tudo o que que nos querem impingir (esta a minha leitura), joga com a rapidez dos "eventos", precisamente para não dar espaço à reflexão.
    Um texto muito bom, amigo. Bjo :)

    ResponderEliminar