sábado, 9 de julho de 2016

DA ETERNA VONTADE EM EFABULAR VERDADES

.
Fotografia de Ana Freire, do blogue Art and kits
.
.
A vida, mentora de todas as artes, eterna senhora sarcástica, que se alimenta, no seu status, da vontade de quem ousa tentar entendê-la, é exercício diário, num mundo em que, cada vez mais, pouco tempo há para essa abertura. A senhora continua a sorrir, mesmo sabendo que o défice é maior que a mais negra previsão. Ela sabe bem das virtudes da esperança, capazes de iludir qualquer vidente.
Quando te questionam, em aparente leveza, dizes que não, não tens tempo a perder. Abanas a cabeça porque continuas, para lá de teres que alimentar uma família, a julgar-te único, capaz de efabular múltiplas teorias. Mas, pelo menos quando te deitas, pensa bem: quando há algo em que acreditas, em que derramas o teu sangue, se necessário, isso só te vincula a ti? Mas... e os outros? És tu que comandas a sua vontade? És tu que controlas as suas emoções? És tu que delineias os seus anseios? A vida é bem mais do que isso, acredita, embora estejas demasiado ocupado - são as metas a alcançar, não são? - para pensar nisso. A maior parte das vezes, como consequência do número que te saiu na rifa, um beco sem saída. Então, nesse caso, que fazer?, questionas.
Eu não sei, deduzo que tu não saibas, mas gostaria muito de sentir que estás interessado em tentar saber. Não do teu quintal, que cada um sabe do seu, mas do quintal de todos nós.
Sabes, vendedores de doutrinas há muitos, cada um com a sua verdade. Contudo, para lá da sua veemência, há algo transversal que nos poderá unir. Basta acreditarmos.
.
.

30 comentários:

  1. Li foto da querida Ana e as palavras belíssimas e fazem tanto pensar!" beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. "...são as metas a alcançar, não são?"

    Certamente, faria sentido redimensionar as metas à medida mais justa do humano, não sei!

    Um beijo

    Lídia

    ResponderEliminar
  3. Um magnífico texto, sobre a vida... essa eterna senhora sarcástica... que nos devora os sonhos... e ainda assim... nos devolve a esperança...
    Grata pelo destaque atribuído, AC.
    Fiquei imensamente contente, por achar a minha foto, à altura dos seus formidáveis textos!
    Um grande abraço! Bom fim de semana!
    E uma vez mais, muito obrigada!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  4. A foto parece ter uma longa história/fábula, para contar. Fabulosa, portanto...
    Quanto às questões colocadas no excelente texto; se fossem fáceis de responder/resolver, o mundo nem precisaria que as mesmas tivessem sido colocadas.
    Não me julgo única, no sentido de imaginar-me superior, mas sei que cada um de nós é único e diferente; sendo nós, contudo, todos iguais.
    No fundo, AC, creio que este texto é, ele mesmo, uma fantástica efabulação.
    Como bem dizes: vendedores de doutrinas, há-os em cada esquina!

    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
  5. Enquanto lia, ocorria-me a célebre frase, a propósito, inicialmente (salvo erro) do nuclear, mas que passou a ser a que mais bem se aplica quanto à indiferença pelo bem comum: Not in my back yard...Do discurso politicamente correto à ação vai um passo de gigante. E que dizer do exemplo de alguns políticos???
    Mais um excelente texto, AC. Bjo

    ResponderEliminar
  6. Há muitos "vendedores de doutrinas"? Sim, e de todo tipo. Mas só existem porque têm compradores... Belo texto, está me fazendo pensar.

    ResponderEliminar
  7. «...há algo transversal que nos poderá unir. Basta acreditarmos.»a a crença

    Entre o que nós pensamos há uma pequena diferença
    há que haver empenhamento, não basta a crença

    ResponderEliminar
  8. Foto belíssima!
    O texto é reflexivo e interessante!
    Egoísmo e individualismo crescentes neste mundo que criámos, nos mata e deixa cada vez mais sozinhos...
    beijinho :))

    ResponderEliminar
  9. Felizmente ainda existe "algo transversal". Boa reflexão. Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Hoje, as grandes questões da vida são resolvidas segundo uma estratégia de mercado. O que não serve, é descartado e substituído pelo "salvador" seguinte. Procura-se, acima de tudo, salvar as aparências. A ética tornou-se utilitária e provisória. Serve enquanto servir e a quem servir. O problema é que nos afastamos da verdadeira essência da vida, desperdiçando várias oportunidades de crescimento, redenção e conciência. A vida é sarcástica, sim, e isso não podemos mudar. Mas ela é também generosa. Constantemente, coloca-nos desafios, alguns bem difíceis, para que não esqueçamos quem somos, de onde viemos, para que aprendamos a renascer. Ela ensina-nos que o brilho tem de vir de dentro, que é o resultado de uma maturação lenta e silenciosa, que beneficia também o outro. Este brilha não estilhaça, não ofusca, não fere. É uma semente que germina dentro de nós e que, quando renasce, renasce sempre para os outros. Porque somos uns para os outros. Porque isto a que chamamos vida é uma caminhada que só faz sentido se a fizermos juntos. Desculpe se me alonguei, mas gostei tanto, tanto do seu texto, que dá pano para mangas. Obrigada por escrever. A foto da Ana é lindíssima e desperta inúmeras sugestões, como é o caso das boas fotografias.

    Beijinhos para os dois :)

    ResponderEliminar
  11. A imagem é belíssima e casa a maravilhosamente bem com a sua prosa dissertiva sobre a vida, que bem ou mal é o homem que a regra lhe dita.
    Conversa à parte, não vou dissertar ou alongar-me na missiva, vou apenas encostar-me às sabias palavras de Miss Smile :)
    Fica aquele meu beijo com carinho e muito "invejoso" :)

    ResponderEliminar
  12. Nunca devemos ficar apenas pelo nosso "quintalinho" e ou esperar sentado debaixo de uma árvores à espera que caia o que pretendemos...mas ter garra, força, coragem e sonho de abanar a árvore.

    Gostei imenso e transmites essa garra que deveremos ter e ou tentar ter!

    Um bom domingo

    ResponderEliminar
  13. Oi, A.C. um texto que indaga o que fazer diante da complexidade da vida em seu cotidiano , de cada um e de todos nós...somos únicos no sentir e no pensar também....ainda outro dia pensei que todos os seres vivos compõe uma única alma em sua espécie. As formigas por exemplo...todas as formigas do mundo compõe uma única alma e agem da mesma forma na estratégia da sobrevivência em qualquer lugar do planeta; assim também as abelhas , e etc. Mas a humanidade traz em si todas as habilidades mutantes da inteligência e assim também todas as emoções, das mais espúrias às mais sublimes...e por isso temos a angústia do existir em cada um de nós.
    A vida é ainda um mistério a decifrar...o que nos encanta a bela foto, pois acima de todas as nossas cogitações brota a vida no musgo verde das telhas. Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Fiquei pensando em seu texto e no conceito de interdependência... o que um faz repercute direta ou indiretamente na vida do outro. É um desafio administrar esse conceito sem parecer egoísta com os outros ou egoísta consigo mesmo em prol dos outros. Abraços!

    ResponderEliminar
  15. Um texto que faz uma reflexão importante. Efabular as verdades é sempre tão perigoso como mentir. As palavras com que se vendem as doutrinas são as mesmas com que golpeiam a esperança e os sonhos. E isso é inquietante...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. A vida é além do eu e do outro, e,também o eu
    e o outro numa dimensão de espelho da mesma raça humana.
    Porém, os mistérios e beleza da vida ainda bem, que vai
    além da raça humana. No eu, cada um único e no outro,
    somos iguais perante à vida, com as suas leis regendo
    numa neutralidade (Deus) a todos. Colhemos o que plantamos,
    somos responsáveis pelos nossos sonhos e realidades.
    Não sou adepta a quem culpa Deus, culpa a vida, culpa
    ao destino pelo seu próprio caminho construído.
    Desculpa, AC, talvez eu tenha abordado outras vertentes,
    mas a tua bela e filosófica prosa poética nos
    provoca neste viajar de ideias!...
    Parabéns aos dois, a ti pela prosa poética e a
    a foto arte da Ana Freire (irei vistar o blog dela
    assim que puder...)
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. ~~~
    Mais um texto muito interessante, AC.
    A fabulação das verdades para muitos,
    é uma prática tão rotineira, que não se
    apercebem que falseando, mentem.
    Viver, satisfazendo necessidades, em
    harmonia com a humanidade, é um acto
    de elevação só de alguns.
    Também acredito haver uma plataforma
    superior de entendimento transversal
    a toda a humanidade.
    A foto da Ana combinou perfeitamente.
    ~~~ Beijinho ~~~

    ResponderEliminar
  18. É verdade, se todos acreditarmos numa coisa, seremos muito mais unidos.
    Excelente texto, caro amigo, gostei imenso.
    AC, tem uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Um texto belo, mas antes disso: um texto sábio!
    Concordo tanto contigo!
    Beijo amigo

    ResponderEliminar
  20. Mas me parece que a questão é justamente a de que ninguém mais parece se interessar por esse algo transversal que nos possa unir! :/
    E por isso escrevemos, não é mesmo?

    ResponderEliminar
  21. O texto nos leva a pensar que a humanidade está cada vez mais individualista é a era 'do primeiro eu, depois eu, e assim vai,' é o egoísmo acima do amor. Gostei muito de seu texto, a fotografia linda.
    Abraço, Léah

    ResponderEliminar
  22. Sim, basta acreditarmos.
    Sempre bom passar por aqui.

    bjs

    ResponderEliminar
  23. Poeta , o texto é de uma profundidade ímpar . Faz-nos refletir sobre o grande presente que nos é ofertado quando nascemos : a vida . Temos que reverenciá-la todos os dias . Obrigada pela partilha . Beijos

    ResponderEliminar
  24. Muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa. Saibamos estar juntos quando se torna mais que urgente! antes que seja tarde demais!
    Beijo AC!

    ResponderEliminar
  25. Quase diáriamente , " levo na cabeça " por considerar que viver é participar . E quando dói essa desilusão digo ... " nunca mais " . Mentira ... a minha concepção de vida não aceita abstenção , mesmo que o preço , por vezes , seja elevado .

    Gosto muitíssimo deste texto . Cada palavra me " diz " .

    Um beijo , AC ,
    Maria

    ResponderEliminar
  26. Uma falha minha ... a foto é linda .
    Maria

    ResponderEliminar
  27. um texto que nos merece profunda reflexão...
    será que basta acreditar? depende do que acreditamos e do que nos impõem acreditar-mos.
    a foto da Ana ficou bem aqui.
    gostei!
    beijinho
    :)

    ResponderEliminar
  28. A arte será a forma de se interessar pelo quintal de todos nós?
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  29. AC, penso como tu, sabe! A vida é mesmo uma "senhora sarcástica", como disseste e, muito bem!
    A vontade? Já hoje em dia, tenho visto que quase nada se comanda e, também, já hoje, que entendi que as ditas metas, nada mais são, além de uma prisão, vestida de sonhos, que nada tem de sonhos e sim, de interesses de um sistema nada libertador.
    A foto da Ana é mesmo um espetáculo, uma das que eu mais admiro. E as tuas palavras, tem espaço para uma conversa longa, das que eu gosto imenso. Aprecio a tua escrita.
    Beijocas.

    ResponderEliminar