terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A MINHA AMENDOEIRA

.
Fotografia de AC
.
.
O sol, hoje, parece andar arredio, como que a lembrar aos participantes dos desfiles de carnaval que nem tudo depende da nossa vontade, exigindo alma até almeida aos adeptos de parcas roupas. Hemisfério norte oblige. As árvores, contudo, imunes aos humores de quem decide, parecem já ter nascido de sobreaviso: resplandecem perante a euforia solar, resguardam-se quando as nuvens, em concreta afirmação, se assumem como parceiro a ter em conta.
A minha amendoeira, feliz, vai registando a eterna luta dos elementos. Jovem, plena de viço, pouca importância lhes parece dar. O mundo que conhece, o circundante, presta-lhe vassalagem, sente que tudo parece ao seu alcance. E cresce, vigorosa, plena de flores, enfeitiçando as abelhas das redondezas.
Por perto, em descanso activo na pausa escolar, vou cavando aqui, fazendo um enxerto ali, plantando (um hibisco, desta vez) ali. A amendoeira, ciosa do seu papel de porteira dos assomos primaveris, teima em piscar-me o olho. E só quando, já de máquina fotográfica em riste, lhe devolvo o piscar, é que ela me concede tréguas.
A manhã, por entre naturais divagações, passa num ápice. É tempo de pausa, de banho, de uma boa refeição. No portão, em tom caloroso, o primeiro convidado já se faz sentir.
.
.

41 comentários:

  1. MARAVILHA!!!! e a tua amendoeira também!

    Beijocas e que tenhas tido uma boa refeição:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Fatyly.
      A refeição foi boa, muito boa mesma, regada com um Cabeça de Burro, reserva, que propiciou momentos agradáveis e relaxantes.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. A sua amendoeira, como outras suas irmãs espalhadas pelo país, está. linda. Toda florida, tão radiosa como noiva a caminho do altar. Mas essa é mais sortuda que as demais. É que essa, tem um poeta por perto.
    Um abraço e resto de bom Carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, gostei dessa imagem, "tão radiosa como noiva a caminho do altar". A minha amendoeira, se souber, vai ficar toda vaidosa. :)

      Um abraço

      Eliminar
  3. Sempre belas as tuas naturais divagações
    com amendoeiras a vestirem-se de flores
    indiferentes aos carnavais o ano inteiro
    Abraço de estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Eufrázio, creio que de carnavais, desses de ano inteiro, estamos todos fartos.
      Obrigado pelas amáveis palavras.

      Forte abraço

      Eliminar
  4. Olhando para a árvore mais floração sentir alegria, porque é primavera. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Giga, sei que o comentário, vindo da Polónia, tem o travo do tradutor do Google, mas é bem-vindo. Obrigado.

      Eliminar
  5. Tão linda a amendoeira, quanto tuas palavras! bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, a cultora de coisas belas... Obrigado!

      Um beijinho :)

      Eliminar
  6. Muito bonita. Por cá já vão ficando com mais folhas que flores. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Luísa, o sol do Algarve, de tão eloquente, tem essa capacidade, dando um impulso suplementar às coisas. :)

      Eliminar
  7. Bela amendoeira, texto primoroso, fruto de um olhar sensível. Nada como uma pausa para a integração com a natureza. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jane, as pausas são tão necessárias para a alma como o pão para a boca. Mas, dizem os inteligentes, temos que produzir, produzir, produzir, só assim a nossa existência faz sentido. Dois mil e muitos anos de filosofia, para quê? ;)

      Um abraço :)

      Eliminar
  8. Bem diz o Manual Veiga: " a poesia encontra-se em qualquer lugar, em qualquer dia, a um especial olhar. É só colhê-la e depositá-la em jardins a flora" - não são estas as palavras, mas a ideia aproximada, fica.
    Sabe, A.C.(pois acredito que sim): As árvores gostam de música e também que com elas se fale. Gostam de sons e companhia...
    A sua amendoeira é linda e parece feliz.
    Quem será a sua (dela) paixão?
    A florir assim, o belo poema/crónica de duma manhã, já o diz. É feliz e não necessita de o dizer a quem de longe só em foto a pode ver. Basta ser.
    Do carnaval pouco gosto. Estou com ela.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, é bem verdade o que diz, em qualquer lugar se pode sentir a poesia. Depende de nós, não é assim?

      Forte abraço

      Eliminar
  9. Tudo o que escreves se reveste de poesia e de um encanto indescritível.:)
    Se a tua amendoeira te pudesse ler, ainda ficaria mais orgulhosa da sua beleza e do seu poder feiticeiro. Depois de a fotografares, libertou-te do feitiço...vaidosa!!!
    Adorei, e sorri sempre enquanto te li. :)

    Beijinhos, A.C. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Janita, não me mimes tanto! :)
      Obrigado pelas palavras, acho que amanhã vou contar tudo à amendoeira. :)
      Grato, sempre.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  10. Curiosidade: por que a amendoeira tem a preferência? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, vê-se logo que vive no hemisfério sul. :) Se vivesse por aqui saberia, facilmente, que as amendoeiras são das primeiras árvores a florescer, verdadeiras anunciadoras da primavera.
      Grato.

      Eliminar
  11. O sol continua arredio, a chuva cai miudinha e o ser humano " resmunga", resmunga pela chuva, pela calor, resmunga contra o ciclo natural das estações, como se conseguisse alguma mudança; não sou diferente e " resmungo principalmente pelo frio, mas que interessa? Nada! Sou eu que tenho de me adaptar a ela e não o
    contrário. Os foliões lá foram para as ruas viver esta quadra com a alegria que a caracteriza, pedindo aos céus que tivessem clemência , mandando o sol para lhes aquecer o corpo, mas não foram atendidos; as tuas plantas não reclamam, a tua amendoeira muito menos; são seres viventes de uma natureza pródiga em tudo o que necessitam e por isso sempre sorriem para ela agradecidos; nós, seres humanos, também seres viventes da mesma natureza em vez de agradecermos, depredamos, sujamos, queimamos e não plantamos. Somos inteligentes, segundo dizem, mas uma inteligência virada para as grandes finanças e pouco importa a beleza das amendoeiras em flor, as frondosas arvores que enfeitavam as praças da cidades, os pinheiros que enchiam as nossas matas. Mas tu amigo, cavas, plantas e acarinhas a tua amendoeira que te retribui esse cuidado com as suas florzinhas maravilhosas; felizmente ainda há quem ame a natureza, quem saiba dar-lhe o valor que ela merece, quem limpe o que tantos sujam, mas, são pequeninos demais perante os poderosos e não conseguem acudir à natrurza que há muito pede socorro. Não tenho quintal, não tenho amendoeira, mas as minhas azáleas forescem em cores várias , enfeitando as varandas; os pássaros deliciam-se esgaravatando a terra à procura de alimento e eu, de manhã, ao abrir as portas e janelas deparo-me com uma " sementeira " acastanhada cobrindo a tiijoleira. Apetece-me colocar alguma coisa que os espante, mas ao mesmo tempo penso que prefiro sentir os pássaros encantados com as minhas flores a ver a minha varanda limpinha; eles sujam, eu limpo, mas há vida, há cor, há alegria nas minhas varandas. E, cá estou eu, amigo, a alongar-me, mas de quem é a culpa? Da tua linda amendoeira! Ela inspira e faz pensar! Obrigada pelo belo post e um bom recomeço de aulas. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Natureza é eterna lição, não é assim, Emília?
      Obrigado pelas palavras, são sempre muito bem-vindas.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  12. Um belo dia de prenúncios de primavera! Delicioso ver o passar das estações pela roda da Vida.
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que a Guaraciaba se deslumbra com aquilo que a Natureza nos dá, nos sugere, nos inspira...

      Um abraço pleno de harmonia! :)

      Eliminar
  13. Maravilhosas as amendoeiras em flor! E esta prosa também!

    Um beijo

    Lídia

    ResponderEliminar
  14. Uma amendoeira resplandecente a lembrar-nos que a primavera está aí a bater-nos à porta. Sinal de vida e de esperança AC. Boa noite

    ResponderEliminar
  15. As sua opinião conta sempre, Lídia. Muito.
    Obrigado.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Amendoeira em flor e uma flor de prosa.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  17. As minhas ainda não se enfeitam desta forma, precisam de mais um ano de crescimento. Estou ansiosa por ver aquele campo a perder de vista cheio de flores, acho que vai ser mágico.
    Adorei a sua expressão de exigir "alma até almeida aos adeptos de parcas roupas". Sou adepta dos carnavais tradicionais, como em Podence ou Lazarim. Porque como assinalou tão eficazmente, estamos no hemisfério norte, raios.
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  18. Lindo demais! A natureza cumpre seu ciclo fielmente!
    Que bom perceber as piscadelas e se maravilhar!
    Beijo carinhoso!

    ResponderEliminar
  19. A crónica de hoje sincroniza-se com a liturgia destes dias. E, para começar, dá-nos uma expressão curiosa, cheia de significado e que mergulha num tempo de revolução e convulsão: alma até almeida! Desconhecia-a. Admito que poderá ser uma divisa a perseguir por todos, neste vale de lágrimas.
    Como não podia deixar de ser, o nosso amigo embrenha-se no tema que lhe é supremo - a natureza. Fá-lo com mestria, sem tropeções, aliás do princípio ao fim da peça. Revela tudo aquilo que faz sentido: a contemplação da harmonia das entidades que pulsam no movimento circular da vida. E, aqui, ganha lugar relevante o namoro com a amendoeira que se expõe aos olhos do Poeta no seu esplendor magnífico.
    Termina de forma fabulosa com a "habilidade" literária de deixar o leitor em suspenso. Será para o autor o início de um novo capítulo, de nova aventura.
    Parabéns, amigo. Venha, então, daí o mais, que não é demais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. A sua amendoeira está magnífica. Sabe o AC que hoje de manhã, mal abri a porta da cozinha que dá para as traseiras que é onde se encontram as árvores de fruto cá de casa, fui surpreendida por minúsculas flores que começam a nascer nas árvores. O pessegueiro e a ameixoeira já dão um ar da sua graça. Não há dúvida que a natureza, e esta aflição que se instala na alma da gente pelo inicio da Primavera, é qualquer coisa de muito bom.

    (pausa, banho e uma boa refeição, também não me parece nada mal)
    (Carnaval, passo)

    Deixo-lhe um beijinho, AC :)

    ResponderEliminar
  21. Poeta , sua amendoeira é tão linda quanto sua escrita .
    Parabéns em dobro !
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Imagem e palavras que florescem... belíssimo trabalho, como sempre, AC!...
    Respira-se Primavera, por aqui...
    Beijinho! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  23. Saudades de passar por aqui
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  24. É de poeta esta forma de sentir a vida e esta intimidade com a natureza.
    Um encanto, AC!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Quanto encanto A.C, a sua escrita é preciosamente luminosa!

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  26. Quando as amendoeiras nos entram porta adentro , os olhos só têm que verter as palavras no branco das flores...
    Bj, AC

    ResponderEliminar
  27. Que bela amendoeira!
    Adoro árvores e o texto é belíssimo.
    O ano passado plantei uma macieira. Agora tenho ali um pinheiro manso a tentar ser grande e trouxe da mata um medronheiro que desponta descaradamente da raiz e está bem saudável.
    Beijinho e boas culturas.

    ResponderEliminar
  28. A beleza e harmonia da natureza numa dança
    perfeita dos equilíbrios nos seus opostos
    e com o sol posto, a luz se inscreve...
    Assim,a beleza da tua amendoeira e da tua
    poesia, AC!

    ResponderEliminar