sábado, 19 de maio de 2018

VELADAMENTE

.
Margarida Cepêda, The three veiled ones and the revealed one
.
.
Longos são os caminhos, diversas são as suas configurações.
Juramos, na casa Partida, manter-nos fiéis à matriz, em nome disto ou daquilo, que nos alegra ou entristece, mas ela, pois mais que nos debatamos, é condicionada pelo que se nos vai deparando, obrigando-nos a reformular, a cada instante, a percepção daquilo que nos rodeia. É a aprendizagem, pura e dura, em que de pouco nos valem as credenciais. Ou resistimos, ficando por ali, ou ousamos continuar, sujeitos a muitas tempestades, enfrentando os medos, com algumas bonanças a adoçar o percurso, mas sempre sem fim à vista. Uma coisa é certa: sem enfrentar os medos, ousar vencê-los, nunca sairemos do mesmo patamar.
Ontem perguntaste-me - tu, menina e moça - porque nem sempre tudo é calmo e sereno, como se o mundo devesse, por natureza, ser um lugar pacífico, apenas à espera que o fruissem. Não te respondi de imediato, afinal estás apenas no início duma longa etapa. Mas, sorrindo, acabei por te dizer que nada, mesmo nada, surge de mão beijada, que há um longo caminho a percorrer até podermos sentir, no mais fundo de nós, o sentido de recompensa.
Muito irás caminhar, menina e moça, até sentires que as coisas fazem sentido. Até lá, vive cada momento como se fosse único, em cada passo dá o que de melhor tens. Ri, indigna-te, chora, comove-te, cai, volta a rir, levanta-te, mas nunca te esqueças de estender a mão. Essa é a melhor prova de que o mundo, para seguir um novo rumo, está cansado das doutrinas de Maquiavel.
.
.

20 comentários:

  1. Perfeito, meu amigo. Sabes dar a mão, precisamente quando alguém a precisa. Título e imagem muito sugestivos.

    Beijinho, AC.

    ResponderEliminar
  2. Um belíssimo texto, uma mensagem que se torna cada dia mais urgente.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Estender a mão é um gesto ambíguo.
    Dá-la é formula mais clara, meu amigo.

    ResponderEliminar
  4. O medo limita-nos o presente e compromete-nos o futuro, não fosse ele o nosso pior inimigo. Ainda podemos acreditar num mundo melhor, porque felizmente ainda há quem estenda a mão em troca de nada. Um texto maravilhoso que me enterneceu e comoveu. Um abraço forte AC.

    ResponderEliminar
  5. Belo texto!!!

    Não acho que Maquiavel quisesse fazer doutrina: ele apenas foi exageradamente honesto com o que a humanidade é. Outros é que fizeram doutrina a partir de suas análises...

    Um abraço, tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  6. Aprecio esta leitura e prática neste aprendizado
    existencial,"Longos são os caminhos, diversas são as suas configurações".
    Que as dores e decepções nunca nos impossibilitem
    com a capacidade de ser solidário.
    Maravilhoso texto, AC.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Estender a mão... num acto de compaixão, dádiva e solidariedade... Em que parte do nosso percurso de crescente indiferença e desumanidade, pelo próximo... se perdeu este gesto?...
    A humanidade foi ganhando medo... de parecer humana... um medo a vencer... se algum dia quisermos evoluir para outro patamar... sem qualquer dúvida!
    Mais um formidável texto, que nos obriga a reflectir!...
    Beijinho! Desejando uma óptima semana...
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Sou totalmente a favor do viver a vida intensamente.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  9. A aprendizagem da vida exige escolhas, capacidade de resistir ao que nos assusta, ao que nos engana, ao que nos oprime.
    Magnífico, o seu texto, que me fez pensar…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Quase tudo se conquista
    de mãos dadas
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Por mais avanços e recuos que haja há que seguir para a frente, sempre e enfrentar as adversidades, lutar contra elas e vencê-las. O cansaço é por demais enorme, mas a escolha deve ser continuar....
    Boa noite AC

    ResponderEliminar
  12. Veladamente MC... Não sei como, instalou-se-me, recentemente, uma ideia de vela... procurei no Google e nada me confirmou. Felizmente, equívoco meu.
    Depois de ler o magnifico texto, revestido de nota e timbre que habitualmente leio ouço e sinto por aqui, refecti e achei as coordenadas infalíveis das tuas palavras: “Ri, indigna-te, chora, comove-te, cai, volta a rir, levanta-te, mas nunca te esqueças de estender a mão”, enfim, não te coíbas de seres um ser humano frágil que impele a vida entretecida da tua vela; frágil: qualidade incrível que assusta os idiotas mas que, no entanto, se revela engravidada pela delicadeza de ágil – uma palavra mágica.
    Grato e abraço, AC.

    ResponderEliminar
  13. O que te dizer? Nada...apenas que me encheste a alma, mas baixinho digo-te que não gostei nada da imagem:(

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. A vida é mesmo assim, cheia de tropeços... saibamos levantarmo-nos e ousar caminhar por trilhos nem sempre fáceis. Somos guerreiros nesta vida, venceremos as batalhas e no fim iremos sorrir com a sensação de dever cumprido. Viver é ousar...arriscar, não ter medo dos abismos...por vezes estes são o ímpeto que precisamos para começar a VOAR!
    Beijinho

    Fanny Costa

    ResponderEliminar
  15. Acordei esta manhã e demorei-me nos meus pensamentos, como faço tantas vezes. E dei comigo a ir buscar este teu texto, porque pensava que todos nós nos sentimos por vezes "menina(o) e moça(o)", e queríamos ter alguém sábio, que sem pressas nem verdades feitas nos fizesse sentir que o caminho continua, mais ou menos turbulento.
    (E tantas outras coisas - mas os pensamentos ao acordar são complexos e nem sempre muito lineares! Ahahah)
    Bem hajas

    ResponderEliminar
  16. Ah, que lindo!
    Quando eu crescer, quero escrever assim!

    Tantas vezes sinto-me menina moça, perdida, cansada do peso do mundo, mas a poesia também (me) carrega!

    Beijos! =)

    ResponderEliminar
  17. Poeta , sábias palavras contidas no seu excelente texto .
    Viver cada dia como se fosse o último , com garra e alegria .
    Há uma letra de música popular brasileira que assim reza :
    "... Reconhece a queda e não desanima . Levanta , sacode a poeira e dá volta por cima ..."
    Obrigada pela partilha .
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Para além de ter gostado muito deste seu texto - estou a tornar-me repetitiva, bem sei, mas que fazer ? é a verdade - tenho a dizer, ou, neste caso, a escrever, que cair dói que se farta. Tomara não ser necessário isso de cair.

    Beijinho, AC :)

    ResponderEliminar
  19. Não sei se é normal, mas cada vez que te leio surgem novas visões sempre diferente. Li ontem, li hoje, lerei amanhã e a sensação é sempre diferente. Assim são os grandes escritores - causam revoluções dentro de quem os lê. Grata AC, bom dia poesia! Um abraço!

    ResponderEliminar
  20. A tua sensibilidade encanta!
    Li outros textos teus,mas comento o fim de um caminho e o início de um outro...

    Beijinho

    ResponderEliminar