terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PAISAGEM COM CORONA AO FUNDO

.
AC, Ervilhas
.
.
Começam a chegar dias mais soalheiros, por vezes gaiteiros, confirmando que a roda das estações anda a precisar de um bom ajuste.
A passarada, com um relógio biológico bem apurado, imune a cogitações humanas, faz-se notar, e de que maneira, a cada dia que passa. O olhar espraia-se, aprovador, deixando-se envolver pelo resultado das movimentações dos últimos tempos: já se apararam as quatro sebes; plantaram-se novas árvores; limparam-se os canteiros; queimaram-se alguns sobrantes; fez-se a poda de algumas árvores mais antigas; começou a preparar-se a terra para a horta de verão; as ervilhas, na horta de inverno, começam a sorrir...
Tudo parece no seu lugar, em harmonia, mas desta vez o pensamento não se liberta por completo. Insinuam-se os ecos do coronavírus que, de tanto matraquear, começam a fazer alguma mossa. Diz-me o instinto que eles, os deuses pardos, não nos estão a contar tudo, chinesices rima com segredices, que a coisa está muito longe de estar controlada. Aguardemos.
Indiferente às minhas cogitações, o Whisky, o canzarrão trazido pelas visitas de almoço, saltita à minha volta, insinuante, a salivar com um pau na boca. Ele tem razão. Vamos lá mexer essas pernas e brincar um pouco, amigo.
.

Domingo, 16/02. Os donos do Whisky estiveram cá novamente a almoçar e, claro, trouxeram-no com eles. Habitante de apartamento, o rapaz aproveitou para pintar a manta, quase sempre de pau na boca, envolvendo toda a gente na brincadeira. No final, satisfeito com as emoções da vida ao ar livre, mostrou pouca vontade de se ir embora. Começa por aqui a criar laços, o malandreco.
.
.

20 comentários:

  1. E é sempre com um gosto imenso que aqui passo, com ou sem corona, mas... concordo consigo, a coisa deve andar muito mal contada. Esperemos pelo que há-de vir.

    Boa tarde :)

    ResponderEliminar
  2. Entendo suas inquietações, mas está bonita a plantação de ervilhas.
    Ah, o cão, aqui, traz na boca uma bola de futebol, e espera que seja arremessada nas alturas, pra que ele, correndo, a alcance antes que chegue ao chão.
    Um abraço, bom restante de semana!

    ResponderEliminar
  3. Faz tempo que não pairo neste terreno soalheiro, mesmo sabendo que a água é pura e as hortaliças bem cuidadas. Tudo aqui transcende a linguagem e que não há limites ao ilimitado.
    Prometo que voltarei à antiga assiduidade,
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Por aqui o serra da estrêla tem o mesmo belo comportamento
    e eu lá vou aprendendo

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Imagino-te nessas lides rurais que tanto gostas, nestes dias mornos que mais sabem a Primavera e sinto imensa saudade e pena, do tempo em que eu tinha tempo e saúde para tratar do meu quintalzinho. Coisas simples, que de agricultura não percebo, mas que me davam tanto prazer...

    Quanto ao coronavírus, há já um tempo que eu acho que existe muito mais do que aquilo que deixam 'transpirar' cá para fora.
    Já falei nas minhas suspeitas, mas não fui levada a sério. Só o meu filho concorda comigo. Tomara que estejamos enganados.

    Whisky?? Puseste esse nome ao cão? Valha-te a santa! :)

    Um beijinho, AC.

    ResponderEliminar
  6. As ervilhas estão bem viçosas. Os dias maiores e um pouco mais quentes convidam as lides da terra. Quanto ao Corona, ainda não chegou cá, mas perece-me que será uma questão de tempo....
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Chinesices e segredices combinam com malefícios ditatoriais e isso pode ser muitíssimo perigoso para globalização de que fazemos parte.
    É difícil aceitar que a humanidade não aprende com os erros cometidos no passado.

    ResponderEliminar
  8. As sebes estão bonitas e quanto ao vírus aguardemos calmamente mas que os portugueses devem ser mais higiénicos em vários aspectos lá isso devem. Brincar com o faz-te bem:)))

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. E quem não souber, aprende. Que dedicação, amigo! E que inveja!
    Sinto um arrepio ao ver casas e quintais onde não é possível deixar de ouvir gritos de abandono.
    Beijo, AC.

    ResponderEliminar
  10. Poeta , sua reflexão acerca dos acontecimentos é sábia .
    Adorei o texto , como sempre .
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Sinto-me feliz e satisfeita, quando encontro terrenos bem cuidados e aproveitados. Com rosas... Suponho que também haverá roseiras por aí.
    Um bela bela pintura bucólica, altamente valorizada por ser real...
    Senti a sua falta no Refúgio dos Poetas. Há conto... Vai gostar.
    Dias de sucesso e contentamento.
    Abraço, Amigo.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou um bela a mais, mas não é de mais... Srrssss...
      Beijinho.
      ~~~~~

      Eliminar
  12. Esses é um daqueles textos que se lê com a mão sob o queixo, os olhos atentos às imagens evocadas, para além das letras e da plantação de ervilhas e um sorriso que sabemos, ilumina todo o rosto.
    A Natureza é infalível...

    Belo texto!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Olá, AC,
    "chinesices rima com segredices" pois é, e dado a isso não deixa de ser preocupante! E não adianta certas autoridades aconselharem 'calma'... isso alastra-se muito depressa. O mundo está de olho nas notícias mais recentes.
    Beijo, um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. As ervilhas estão bem bonitas. Do Coronavírus não falo. Tenho umas ideias um tanto malucas acerca do assunto, por isso o melhor é ficar calada.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Verdade... nunca nos contam tudo! Parece que havia lá, no epicentro onde tudo começou, um laboratoriozinho que foi mandado fechar às pressas... especulando-se já... se não seria por lá que tudo se originou...
    Parece que ultimamente, aos longo dos últimos anos... uma fornada de bacteriazinhas muito bem artilhadas, aqui e além, pelo mundo, surgem do nada... e como não estamos propriamente na Idade Média, em matéria de cuidados de saúde... dá que pensar...
    Felizmente, ainda há pequenos recantos, assim como esse do AC... que nos restituem um pouco de fé, neste nosso turbulento e insano mundo... e nos inundam de paz...
    Sempre um gosto imenso, passar por aqui... e respirar estas paisagens...
    Beijinho! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Muita razão, meu amigo, um encanto!Somos felizes nas nossas interioridades! (Que título ajustado para o blogue!)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Só posso imaginar como estão cuidadas as sebes e como crescerão as árvores plantadas. Faz bem em distrair o corpo e a alma com a Natureza que nunca nos engana e sempre nos espanta.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. O Whisky é sábio, sabe que não adianta perder energia com coisas que não podemos alcançar, a curto prazo a reclamar não se vai a lugar nenhum. E a brincar se vive o presente.

    Um beijo AC, boas brincadeiras com o seu mestre Whisky. Rs

    ResponderEliminar
  19. A vida a retomar em Macau aos poucos e eu também a retomar os blogues aos poucos.

    ResponderEliminar