terça-feira, 30 de março de 2021

O NINHO DE MELRO: UM GESTO, UMA CONSEQUÊNCIA

.
AC, Ninho de melro
.
.
Viver no campo é bom, é mesmo muito bom, mas desiluda-se quem pense que tudo é descanso e contemplação. As tarefas acumulam-se, de dia para dia e, por mais que se faça, parece que pouco ou nada se fez. Há pois, que desligar da vida lá fora - o das pessoas apressadas - aprender a relativizar as coisas, dar-lhes a importância que realmente têm. Só assim se alcança a satisfação, o equilíbrio.
Andava eu, esta manhã, a tentar domar o crescimento desmesurado dum arbusto, próximo duma das janelas da casa, satisfeito por, ao fim de dois dias, a vacina que levara contra o Covid não apresentava quaisquer reacções adversas. Desbastava aqui, podava ali, sempre com preocupação geométrica, quando, de repente, se me insinua um ninho de melro. Deslumbrei-me, primeiro, com a delicadeza dos ovos, mas horrorizei-me, depois, qual sensação de crime cometido. É que, ao podar os ramos que protegiam o ninho, provavelmente ele irá ser rejeitado pelo casal de melros, sujeito que ficou à investida de qualquer predador. Preocupado, tentei camuflar aquele centro de vida com dois pequenos ramos, mas dificilmente isso resultará. A não ser que...
Vou ficar atento, vou acreditar. Talvez, quem sabe, os melros me surpreendam, como tantas vezes a Natureza o faz. Mas, até lá, fica uma sensação de culpa que teima em não desaparecer.
.
.

25 comentários:

  1. Tem razão, que delicadeza têm os ovos, e o ninho mais parece uma cestinha de Páscoa. Que coisa bonita.

    Também eu vou ficar de olho, só que, nas suas novidades :)

    ResponderEliminar
  2. Desta vez subscrevo o comentário da Noname.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. A foto está espetacular, linda, mesmo. Quanto às futuras avezinhas e seus pais, espero que aceitem essa pequena mudança no ambiente e entendam que não foi intencional. Devem ter juízo e tocar a vida.
    Quanto à vacina, que sorte, hein! Acho que a minha ainda vai demorar, porque estão vacinando por idade, os idosos primeiro, começando por quem tinha mais de 90. Aqui, no momento, é a vez que de quem tem 67 anos ou mais. Também já vacinaram os profissionais de saúde. Como não há, ainda, tantas vacinas disponíveis quanto seria desejável, é preciso ter paciência e esperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui alteraram as prioridades. Para além dos profissionais de saúde, que foram os primeiros, e dos idosos acima dos 80 anos, consideraram que era importante manter as escolas abertas e, como tal, resolveram vacinar os professores e demais pessoas ligadas ao sector educativo. Vamos ver no que isto dá.

      Eliminar
  4. É muito provável que rejeitem sim. Oxalá que não. A 10 metros da minha porta está uma laranjeira de laranjas amargas que, o ano passado lá fizeram ninho, e este ano novamente. Adoro ver os melros a sair e a entrar na laranjeira.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Não te sintas culpado, AC, aconteceu sem que tivesses intenção de violar a privacidade do 'lar' dos melros. Que perfeitinho está o ninho! Engraçado que por aqui já aconteceu precisamente a mesma coisa, mas neste caso já as três crias de melro tinham nascido. Cheguei a cair do escadote que lá coloquei para fotografar as avezinhas, mas mesmo assim só consegui uma pálida amostra daquilo que eu via de cima do terraço, com um binóculo. Também foi uma cameleira com farta folhagem o lugar escolhido para a construção do ninho. Um dia, deixei de os ouvir piar e o ninho estava vazio... :(
    Vai dando notícias, sim? :)

    Um beijinho, AC.

    ResponderEliminar
  6. Que belo e delicado! Quanta beleza encontramos na Natureza!
    Espero bem que não haja rejeição por parte dos pais.

    Votos de uma Santa Semana e uma Feliz e Santa Páscoa!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Espero que tenhas uma linda surpresa, um belo presente da natureza...Vamos torcer e depois vais nos contar! abração, chica

    ResponderEliminar
  8. A ideia que eu tenho de paraíso, é bem próxima desta apresentada na imagem e no texto, A.C., essa delicadeza e renovação da vida, que sempre se vê por aqui.
    Quanta paz (apesar dos perigos ao(s) melro(s), que sua publicação nos traz.

    Que bom saber que já tomaste a vacina, por cá não faço ideia de quando será a minha vez... A situação aqui é muito difícil.
    Mas não perco a fé!

    Obrigada, pelo texto, lindo e necessário.

    Beijinhos, continue a cuidar-se.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Ter "profanado" o ninho pode ter essa consequência.
    Resta aguardar e pensar positivo.

    ResponderEliminar
  10. Que bela mensagem e quase que fiquei sem palavras o que não é muito natural em mim. Embora o ninho tenha ficado muito exposto, acredito que os melros voltarão por o teres camuflado com outro ramo.

    Mensagens excelentes e obrigada por isso meu amigo.

    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  11. Acontece! Mas a gente sente dó!
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!

    Hoje venho expressamente, para lhe desejar BOA PÁSCOA, a si e aos seus!

    Cumprimentos meus.

    ResponderEliminar
  13. Hoje foi uma benção todas as intenções apresentada a Jesus, obg meu Deus por mais uma vitória neste dia🙏🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏



    ResponderEliminar
  14. O que não tem remédio... remediado está!... Pode ser que os melros não se assustem... eu cheguei a ter um ninho de melros mesmo em frente do vidro da marquise da janela da sala, numa rua cheia de movimento, com carros e pessoas a toda a hora... por isso... tudo é possível... talvez seja mais contraproducente, continuar-se por perto, a inventar uma solução... pois aí, talvez os pássaros se assustem de vez...
    Por estes lados, o problema são os peneireiros, que andam sempre a rondar... tornaram-se mais confiantes, neste período de confinamento em que o movimento abrandou... aqui há zonas verdes, próximo de zonas urbanizadas... Espero que os ovitos tenham um final feliz!
    Deixo um beijinho e votos de uma Boa Pascoa, com saúde, para si e todos os seus! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Quando vi a foto, a minha primeira ideia, foi de um ninho da Páscoa, feito propositadamente.
    Com o desenrolar do texto, fiquei apreensiva, mas com esperança, que os melros continuem em família.
    A natureza é sábia amigo AC.

    Um beijinho e Páscoa Feliz!

    ResponderEliminar
  16. AC
    Acho que não vai resultar. Os melros vão rejeitar o ninho, mas...pode haver algum milagre já que estamos na Páscoa rs.
    A foto está fantástica, assim como texto delicioso de ler.
    Aproveito para desejar os meus votos de Felizes Páscoas.
    Muito obrigada pela sua visita.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    :)

    ResponderEliminar

  17. Passando novamente a fim de deixar votos de uma Páscoa muito feliz, com muitas amêndoas, coelhinhos e ovinhos de chocolate, e muita, muita Saúde, Amor e Paz, extensivo à sua família e amigo/as.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  18. Muy buen blog!

    Te invito a visitar el mío!

    Blog de LEGO

    Avisame si te interesa intercambiar links! mis blogs son pagerank 3!

    Tengo tambien

    Horarios Buquebus

    Futbol Total

    Futbol Total en IG

    Turismo en Argentina

    Muchas gracias!


    ResponderEliminar
  19. Agora é mesmo um preocupação, pois desprotegidos os ovos, pode acontecer algo que não será possível remediar. Digo isto com conhecimento de causa. A vida no campo não é só contemplativa. As tarefas são imensas, mas viver entre a Natureza vale o trabalho, não é?
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  20. Que bom é viver no campo! Eu...quase. Leio e impressiono-me.
    Agora aguenta esta: o meu marido comprou um canário para o pátio (um pouco contra o que penso sobre as aves que só vejo soltas), mas eis que uns dias depois, um canário selvagem se plantou sobre a gaiola e, aberta a porta, entrou. Agora ali estão com quatro ovos e um ninho...
    Impressionante!

    Obrigada pelas tuas palavras! E pela tua sensibilidade neste espaço a que tanto gosto de vir, mesmo sendo a minha vida uma correria...

    Beijo

    ResponderEliminar
  21. E as saudades que vais ter dos melros, caso o desenlace seja real. Eu tinha um melro por companhia, logo de manhã. Ando agora à espera que venha e cante. Que saudades! É insubstituível.
    Gosto, gosto mesmo da tua interação com a natureza. Voltarei para cuscar, como as andorinhas.

    Beijinhos, AC. :)

    ResponderEliminar
  22. AC então os melros voltaram?
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com receio de acentuar a rejeição dos melros, confesso que ainda não fui espreitar. Amanhã é o dia que convencionei para arriscar. Depois digo algo.

      Um beijinho :)

      Eliminar
    2. Confirma-se. Infelizmente o ninho foi mesmo rejeitado.

      Eliminar