sábado, 23 de outubro de 2021

A SEMENTE

.
.
.
Cavalgamos, às vezes sem aparente rumo, os desafios ímpares da vida, por demais complexos. Irrompemos, cambaleamos, às vezes caímos, para logo a seguir nos levantarmos, entoando, desejavelmente, hinos de confiança na ressaca. Continuamos a desbravar, inoculamo-nos contra as tentações do abismo, sempre sedutor, e, por entre a neblina, por vezes conseguimos divisar um vale fértil, propício a sonhos e a utopias. E voltamos a irromper, agora num investimento mais abrangente, mais tolerante. E semeamos. Porque, entretanto, algo aprendemos no caminho. 
O meu neto, o Miguel, nasceu em plena pandemia, numa altura em que, para lá das indefinições de sempre, tudo era colocado em causa. Sentindo, bem atento, a ansiedade dos pais, adquiri a convicção de que, por mais ameaçadores que sejam os cenários, a confiança e a esperança renovam-se sempre com o aparecimento dum novo ser. E, o que é reconfortante, o sorriso brota, naturalmente, fruto da força emanada duma convicção ancestral.
O Miguel, nós sabemos, irá enfrentar um mundo em contínua mudança, pleno de desafios, em que nada é garantido. Mas cá estaremos para amar, para educar, para serenar, para ajudar a apaziguar qualquer fantasma que se insinue no seu percurso. Com a premissa, condição sine qua non, da liberdade, do livre arbítrio e do bem fazer, questões que, em última instância, no momento da decisão, só a ele dizem respeito. Como se fosse uma semente em perpétuo movimento, com raízes cultoras do abraço, sempre em busca da cumplicidade, da perseverança, da justiça, da abrangência, de ser feliz com os outros... 
Vai ter um percurso fácil? Não, não é o que se divisa. Mas vai, no que depender de nós, encerrar dentro de si uma vontade intrínseca de ser uma pessoa boa, melhor a cada passo, com a certeza de que, para além da determinação, nada poderá ser alcançado sem a cumplicidade dos outros. Assim transporte ele, e os da sua geração, apesar do árduo trabalho que os aguarda, a semente mais adequada. 
.
.

11 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente esta tua grande verdade/esperança/acreditar/lutar e sobretudo ensinar numa passagem de testemunho. A semente que plantarmos neles se for de qualidade brotarão seres fantásticos.
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Alguma fina sintonia assim distante é benfazeja _ também celebrei a minha neta numa publicação bem menos linda que a sua semente, no entanto igualmente cheia da esperança na felicidade dessa geração que desponta e somos responsáveis em parte pelos frutos dessas árvores. E,ensinaremos o que também aprendemos nas nossas trajetórias, certos de que fizemos o melhor de nós. E, eles voarão certamente,livres e com os pés fincados nas raízes que conseguirmos enraizar.
    Grande abraço AC e toda a felicidade pro seu Miguel .
    Bom domingo e semana . Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Subescrevo na integra o comentário da Fatyly! Amei! 💖
    -
    Tento esquecer de quem não me merece
    -
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Para o Miguel, assim como para todos os pequenos deste mundo, só se pode desejar o melhor. Que todos façamos a nossa parte para tornar o caminho mais fácil para eles (como outros já o fizeram por nós, mesmo antes que viéssemos à existência).

    ResponderEliminar
  5. Meu querido AC, como não acredito no acaso aqui estou:anjos existem, eu creio porissobfui direcionada para essa belíssima crônica que educa é constrói pontes do bem em corações fragilizados...Percurso ,do Miguel ,escolhas futuras,do Miguel, vislumbradas pela Fé , que gera Esperança , porquanto geradas no Amor! Com certeza nesse núcleo o Miguel se desenvolverá e construirá seu próprio mundo alicerçado em bases sólidas. E viva a Vida que chega auspiciosa ! Grata pelo belo texto.Feliz semana .Abraços fraternos.

    ResponderEliminar
  6. Cada um de nós é ao mesmo tempo semente e semeador, AC. Felicidades para esse seu neto Miguel. :)

    ResponderEliminar
  7. Forte abraço para o avô e um caminho cheio de sucesso para o Miguel.

    ResponderEliminar
  8. O Miguel há-de crescer, ser um menino feliz e há-de fazer-se homem de bem com a educação que vai ter. A semente é muito importante mas tem que ser regada com amor. Gostei da canção.
    Continue a cuidar-se.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao avô e uma vida longa e feliz para o Miguel!
    Olha a coincidência: a minha neta Madalena nasceu em plena pandemia, há cinco meses e em Zurique! (Tantas vezes viajo para lá, eis o motivo.).
    É sempre muito prazeiroso ler-te.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. AC
    Vivemos tempos estranhos, mas o Miguel vai crescer com amor à sua volta, será um menino feliz.
    Parabéns ao avô e o texto está optimo.
    boa semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  11. Sempre colhemos o que plantamos... e quando a semente é boa, e sabemos preparar bem o lugar onde ela se desenvolverá, mesmo em condições difíceis, a constância dos cuidados... sempre darão um bom fruto!
    Saúde, para todos, que é o mais importante, e o Miguel há-de fazer um belo e feliz percurso, com os seus por perto... numa cumplicidade que lhe dará os melhores alicerces, para com firmeza e perseverança, estar preparado para os desafios da vida...
    Gostei imenso do tema musical, que não conhecia!
    Grata por tão especiais partilhas, AC! Beijinhos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar