sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

DIÁRIO - 10

.
Lá fora a chuva e o vento entrelaçam-se, em modo suave, enquanto o sol aguarda, pacientemente, por uma aberta para se mostrar. E, quando ele consegue um espacinho, tudo muda: soltam-se as cores, as aves cantam, os olhos brilham...
Enquanto a lareira crepita, tento debitar algumas palavras, que isto de enveredar por um diário começa a fazer-me comichão. Escrever por obrigação não é comigo, nunca foi, mas deixo o assunto para segunda análise.
Vou lá fora, bem apetrechado, e constato o quase inevitável. Na zona das frutícolas, duas laranjeiras, ainda jovens, e os dois limoeiros que plantei, com algum carinho, no último ano, acabaram por não resistir às temperaturas negativas que se fizeram sentir nos últimos tempos. Dói-me a alma, mas o sentido da vida passa por aí: um contínuo recomeço, assim o saibamos perceber. É por isso que, cada vez que recebo notícias do Miguel, que completa hoje seis meses, um sorriso aflora, espontâneo. O ser humano é mesmo assim, num constante carecer de esperança, como se de pão se tratasse.
.

7 comentários:

  1. AC, não te obrigues a escrever só para cumprir a 'lei' de um Diário. Ainda que saibamos todos, de antemão que, estes capítulos do "Diário da Vida de Um Homem Lúcido", como eu autodeterminei chamar a estes teus escritos diários, nos vão fazer sentir mais sós. Mas, compreendemos, claro. Escrever por obrigação é tortura, por muito que se ame a escrita.
    O meu limoeiro não é nada jovem, mas, ainda assim, aguentou-se bem com a geada. Está ali hirto, firme e carregadinho de limões. Que pena as tuas árvores não terem resistido ao rigor do tempo. Na Primavera voltas a plantar outras. Tudo se renova, até a esperança em melhores dias.

    Termino, com votos de muita saúde para todos e um beijinho especial para o pequeno Miguel.
    ( o meu Noah é mais velhinho dez meses. 🥰 )

    ResponderEliminar
  2. A escrita deve sair da alma espontaneamente. Tudo o que é por obrigação sai mal, ou pelo menos, menos bem. A verdade é que adoro ler o que escreve. Permita-me: Um beijinho para esse campeão chamado: MIGUEL

    Fique feliz

    ResponderEliminar
  3. Podia plantar novos limoeiros e laranjeiras. Vão crescer para que o Miguel possa correr e brincar perto deles.

    ResponderEliminar
  4. Seis meses ,que fase linda e um sorriso dele muda todo cenário do dia! beijos, chica

    ResponderEliminar
  5. Qualquer coisa feita por obrigação acaba a ser violência infligida por nós a nós mesmos, por isso mesmo, os meus escrevinhos são descompromissados desde o primeiro dia, uma vez que o objectivo é fazerem-me bem.
    Diário, semanário, mensário, o que for, nós aguardamos por si.
    Boa noite, sô AC

    ResponderEliminar
  6. Seu diário está sendo algo muito prazeroso para se ler. Do cotidiano você faz uma prosa poética espontânea e bela. Você nos traz a natureza, seu sentir e conclusões filosóficas. O Miguel está em uma fase encantadora e, certamente, é a alegria de todos. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. O tempo passa rápido e os netos que são a nossa continuidade aliviam toda a carga pesada que nos assola.
    Não tarda irás com ele plantar um árvore (o que eu fiz com dois abacateiros com as duas netas e olha que por vezes andam de volta deles. A mais velha hoje com quase 18 anos até pôs uma rede em volta) e nem imaginas como estão já deram 1 abacate o que dizem que irão no tempo certo produzir mais)!

    Força campeão babado:)

    Beijos

    ResponderEliminar