sábado, 30 de janeiro de 2021

DIÁRIO - 18

.
Margarida Cepêda, Procurando o princípio
.
.
Eu sei que gostavas de, por mais que os sinais digam o contrário.
Eu sei que querias que, por mais que não te esforces por isso.
Eu sei que sonhas com, por mais que não dês corpo ao sonho.
Também eu gostava, também eu queria, também eu sonho. Mas, e tudo faço para saber o porquê, continuo por aqui. Para amparar, para sussurrar nos dias de vento, para desenhar cenários para lá do desassossego. E, qual eterna magia, a vida continua a desdobrar-se em apelos, deixando uma pista aqui, um sinal ali, um sorriso acolá.
Sabes, e por mais que a queiram vender assim, a vida não é moldada por catálogos, por ideias feitas,  por formatação de comportamentos. Isso é para os autómatos. A vida, acima de tudo, é para se viver de forma incondicional, desenformando as asas, gritando quando tem que se gritar, sorrindo quando tem que se sorrir, abraçando quando tem que se abraçar, chorando quando tem que se chorar. Porque nem tudo são rosas, disso sabes tu. Mas, se queres que as coisas façam algum sentido, está na altura de enfrentar os medos, de tentar dar corpo ao que a alma sente, de saberes que, sem ousares, tudo se resume a nada. A não ser ao dobrar dos sinos.
Salta, ousa, investe para o mundo. Se o fizeres, tenho a certeza disso, poderás levar só um pouco de mim - o que é tanto - mas muito de todos nós.
.
.

8 comentários:

  1. Acredito que muita gente queira investir e seguir em frente. Sói que, infelizmente, embora digam que não, existem muros intransponíveis.
    Muitos desses muros chamam-se: MEDO...E a Pandemia mete e causa medo.
    .
    Feliz fim de semana
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. E, quem assim nos fala, não sendo um ancião, é um homem sábio!

    Um abraço AC!

    ResponderEliminar
  3. Uma Ode à vida! Lindo e intensamente inspirador e encorajador. Como um abraço que me faz sentir compreendida.
    Adorei.

    "A vida, acima de tudo, é para se viver de forma incondicional, desenformando as asas, gritando quando tem que se gritar, sorrindo quando tem que se sorrir, abraçando quando tem que se abraçar, chorando quando tem que se chorar."

    Obrigada
    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
  4. Procurar o princípio, é tudo isso. VIVVER !
    Mas está difícil... não vemos o fim.

    Um beijinho e continuação de bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Uma lindeza de prosa poética, com chamado que nunca se pode recusar. Belo! Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Um texto muito belo.
    Abraço, saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
  7. Não há vida a valer sem uma boa porção de ousadia. Este é um texto à revelia do diário ou talvez não. É um texto fantástico, AC.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Li e reli e senti um professor a dar-me uma lição de vida. ADOREI!

    Toda a situação não me causa medo mas sim respeito e consigo ousar com responsabilidade porque se assim não for...ninguém fará por mim. Pânico e medo baixam a imunidade.

    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar