sábado, 16 de janeiro de 2021

DIÁRIO - 4

.
Mudam-se os tempos e, ao contrário do que o grande Camões auspiciava, não se mudam as vontades. Muda-se, quanto muito, a cosmética, tal como constatou Tomasi de Lampedusa no seu magnífico romance "O Leopardo". Recomendo profundamente.
Chegam-me notícias dum familiar que esteve em contacto com um infectado com Covid-19. Há alarme geral, com algumas pessoas - poucas, felizmente - em comoção, como se a peste negra chegasse à família. A pessoa em questão já está em quarentena, apesar de, na altura do contacto, usar máscara (tal como o infectado) e de se ter mantido a uma distância prudente. Para todos os efeitos, dentro de dois dias vai fazer o teste. Em suma: por mais que nos mentalizemos das medidas certas a tomar, a irracionalidade tem sempre campo de manobra. Com efeitos colaterais, pois é claro.
A lareira crepita. Entretanto, para amenizar a coisa, chegam-me imagens do Miguel através duma vídeo-chamada. E então, qual mezinha abençoada, tudo fica para trás. O catraio está lindo, ávido de interagir, não se escusando à prova de novos sabores, para lá do leite materno: brócolos e cenoura. É verdade que, no início, ele estranhou, mas, tal como na genial frase de Fernando Pessoa aquando do lançamento, nos primórdios, da Coca-Cola em Portugal, depois ele entranhou. E, para terminar, por hoje, nada melhor que socorrer-me de Mestre Gil (Vicente), quando escreveu em título, publicando, que "E assim se fazem as cousas". Dito isto, e procurando analisar tudo o que surgiu de sopetão, deixo o teclado em repouso.
.
.


7 comentários:

  1. Estou a adorar este: "Diário de Um Homem Lúcido". :)

    Um abraço, AC!

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste diário. Penso que o seu familiar agiu com acerto. Os males do vírus são o medo e as pessoas não agirem com devem.
    Acabei de ler no público, uma mulher que levou o seu pai idoso ao hospital de Loures, o senhor sofre do coração e ela julgava ser um problema do mesmo. Feito o teste o senhor tem Covid e ficou internado.
    Incrédula a mulher dizia:" Como é que meu pai tem Covid se ele nunca sai de casa. Só pode ser a outra filha que trabalha e vive com ele. Já lhe disse que tem que ir fazer o teste, mas ela diz que não faz"
    As crianças são a nossa alegria e fazem com que esqueçamos tudo o resto. Eu estou a cuidar da neta que fez no dia 12, 17 meses e todos os dias tem uma gracinha nova.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Já tive infetados familiares diretos apesar de tudo terem feito como manda o figurino. Agora a neta que termina o isolamento profilático por ter ocorrido dois casos na sua turma, também ela irá saber se teve depois do surgimento de algo que descrevo no meu espaço.
    Os netos são um bálsamo para a nossa alma e aproveita bem esses momentos mesmo por video chamada porque passam rápido.
    Adorei este "Diário".

    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Os cuidados são necessários. O danado do vírus nos ronda... E há os que dele zombam, acham desnecessáia a máscara, aglomeram-se... Depois levam para outros... Uma pena. Que bom ver Miguel,ainda que de longe,né: Acompanhar vale muito! abraços, chica

    ResponderEliminar
  5. Vivemos tempos tão estranhos, com um mix de emoções, acontecimentos que de todo não combinam... vemos quem fica e desaparece nesta altura, agora que uns tomam consciência de que o "bicho" não brinca... e que antes de bater à porta de alguns... já havia chegado a muitos outros...
    Nada parece fazer sentido... ou talvez fossemos nós que ainda não nos tínhamos apercebido ou não queríamos ver, para onde o mundo se encaminhava... quando os profetas da desgraça avisavam...
    Nada como ir alternando o que nos dá esperança... com o que nos tira de todo, a fé neste mundo... a vida é sempre tão mais criativa, do que todos os acontecimentos que podemos prever... e como sentimos agora, num momento tudo muda... mas vale continuar a ver o que nos espera no momento seguinte... com olhos de esperança, em vez de descrença...
    Como diziam os antigos... não há mal que sempre dure... agora que o mundo finalmente aprendeu, que não há bem que não se acabe... acho que a parte da lição mais dura, já todos aprendemos... agora... resta-nos ser resilientes, e fazer a nossa parte, a cada dia e a cada hora... para que este mal que a todos atingiu... pelo menos não se propague!... Um metro e meio, dos que me são importantes... é a minha melhor receita, dentro e fora de casa, para evitar muitos problemas, nos tempos que correm...
    Um grande abraço! Saúde, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. São sustos Covid dia sim, dia também, até um fungar acompanhado de dois espirros é caso para stressar. Miguel está um homem, até já come brócolos :)

    ResponderEliminar